A capital de Goiás tem muita natureza e recebe feiras incríveis, mas essas não são as únicas opções para aproveitar por lá. Veja nossas dicas!

Você quer saber o que fazer em Goiânia no final de semana e não sabe por onde começar? Normal, pois a cidade é injustamente conhecida apenas pelo turismo de negócios ou ponto de partida para as regiões turísticas, como Caldas Novas e Pirenópolis.

Situada a cerca de 210 km de Brasília, a cidade foi fundada em 1933, comemorando os três anos da Revolução de 1930. Ainda que seja relativamente jovem, ela apresenta forte crescimento demográfico, econômico e social.

Já sabe quantos dias você vai ficar em Goiânia? Isso é importante para priorizar as coisas que quer ver e as experiências que deseja vivenciar por lá. A “Capital da Primavera”, termo pelo qual ela também é conhecida, tem lugares históricos, diversão para todos os estilos e uma culinária incrível.

Se você ainda não decidiu a época da sua viagem, que tal pesquisar os preços das passagens de ônibus para Goiânia aqui na Buson, checar quais empresas fazem essa rota e comprar seu bilhete online com toda a segurança.

7 dicas do que fazer em Goiânia no final de semana

Vale dizer primeiro que, mesmo que a cidade não seja tão conhecida por seus pontos turísticos, quando você procurar o que fazer em Goiânia no final de semana não terá apenas 7 opções, mas muito mais que isso. Porém, fizemos aqui um ponto de partida.

A partir destas opções, escolha aquelas que fazem mais o seu estilo e busque outras opções para planejar a sua próxima viagem ao Centro-Oeste brasileiro.

Passeio pelo centro da cidade

Uma das coisas mais preciosas a fazer em Goiânia no final de semana é passear pelo centro da cidade.

Ela é conhecida, também, como a capital brasileira art déco, graças aos prédios ainda bem conservados e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Por exemplo:

  • Praça Cívica;
  • Teatro Goiânia;
  • Grande Hotel;
  • Estação Ferroviária;
  • Lago das Rosas (muretas e trampolim).

Ainda no centro de Goiânia, é possível vislumbrar uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, uma vez que a cidade fomenta o grafite. São pinturas lindíssimas estampadas nos muros e fachadas de prédios comerciais e residenciais.

Com tempo, dê uma passada no Mercado Central e prove uma das empadas mais famosas da cidade, além de levar sua lembrancinha. Também vá ao Mercado Popular da 74 onde, aos sábados, “rola” um sambinha. Visite, ainda, os bares e restaurantes da Rua 8, ou Rua do Lazer.

Parques a perder de vista

A cidade – merecidamente – ganhou o título de uma das capitais mais verdes do país. Isso graças aos mais de 40 parques que possui. Então, uma dica do que fazer em Goiânia no final de semana, principalmente no domingo pela manhã, é passear por um deles.

Entre as opções estão:

  • Parque Vaca Brava;
  • Bosque dos Buritis (onde tem também o Museu de Arte de Goiânia);
  • Parque Flamboyant;
  • Lago das Rosas (onde, lembra, existem exemplares de construção Art Déco);
  • Parque Areião (só não alimente os macaquinhos, mas pode passear pela Vila Ambiental);
  • Parque Beija-Flor;
  • Parque Botafogo (ali do lado, tem o Parque Mutirama, a Disney dos goianienses, um patrimônio da diversão na cidade);
  • Parque Cascavel;
  • Jardim Botânico (recentemente, ganhou uma trilha ecológica com quase 1km de extensão e pomar com frutos do Cerrado).

Feiras, feiras e mais feiras

Gente, além dos bares (vamos falar deles daqui a pouco) e parques, o que mais tem em Goiânia são feiras, de todos os tipos e tamanhos. Elas vendem roupas, calçados, artesanatos, comida… Dá para encontrar tudo nelas.

As feiras mais famosas de Goiânia são:

  • Feira Hippie, na Praça do Trabalhador;
  • Feira do Sol, com quadros e artesanatos de primeira (a feira é realizada na Praça do Sol, onde tem um letreiro instagramável);
  • Feira da Lua e sua famosa área gastronômica (não saia de lá sem provar, pelo menos, uma torta doce);
  • Feira do Cerrado (aos domingos de manhã, dá até para esticar ao Parque Flamboyant).

Veja dicas de destinos românticos para casais!

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Com projeto assinado pelo famoso arquiteto, o CCON é uma das opções do que fazer em Goiânia no final de semana. Lá, dá para andar de patins, conhecer o Museu de Arte Contemporânea e o Palácio da Música Belkiss Spenzieri.

Memorial do Cerrado

Que tal conhecer um pouco da cultura e história do Cerrado? O melhor lugar para isso é o Memorial do Cerrado, situado no Campus II da PUC-Goiás.

Lá, viajamos aos tempos das caravelas, conhecemos réplicas de aldeias e quilombos, além de nos aventurar em uma trilha ecológica.

Comer um frango com pequi

Olha, existe uma briga ferrenha entre Goiás e Minas Gerais sobre de onde vem o pequi. Não importa, as duas culinárias são maravilhosas. Logo, uma opção do que fazer em Goiânia no final de semana é experimentar os pratos típicos da região.

Além de saborear o tradicional arroz ou frango com pequi, tem uma série de outras delícias a provar por lá, viu? Frango caipira, guariroba, sem falar na famosa “jantinha”, prato composto pelo espetinho acompanhado de arroz, feijão tropeiro e mandioca. Hummm, dá até água na boca. E lugares para isso não faltam!

Desde o Restaurante Popular até as churrascarias da cidade, um roteiro gastronômico é obrigatório em sua viagem!

Curtir a noite goianiense

Se não tem mar, vamos para o bar! Impossível não colocar os bares em uma lista que fale sobre o que fazer em Goiânia no final de semana.

Tem para todos os estilos: rock, alternativo, sertanejo, baladinha ou aquele pé sujo tradicional.

Depois, é hora de ir para a boate, com muitas casas ecléticas: música eletrônica, funk, sertanejo, alternativo, LGBTQIA+. As opções são variadas!

Goianiense ou não, já deu para ver que tem muito o que fazer em Goiânia no final de semana, não é? Então, se você vai passar pela cidade, nada de só ficar por algumas horas! Conheça melhor cada lugar e leve boas recordações para casa.

Siga o perfil de Buson no Instagram para ficar por dentro das nossas novidades!

Uma dica legal para você encontrar passagens de ônibus em promoção é fazer a pesquisa com muita antecedência. Ao se programar, é possível encontrar aqui na Buson os melhores preços e horários.

Veja também:

Quais são os melhores lugares para viajar no inverno?

Saiba quando ir à Chapada dos Veadeiros