Paisagens lunares, trilhas desafiadoras, cachoeiras incríveis e uma energia que parece vir de outro mundo. Assim é a região, tombada como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2001. Porém, para aproveitar ao máximo as belezas deste lugar no cerrado goiano, é necessário saber quando ir à Chapada dos Veadeiros.

Ainda que a Chapada possa ser visitada durante todo o ano, existem duas estações bem definidas que oferecem experiências distintas. Na seca, a vegetação é abundante e há mais segurança de fazer os passeios sem o risco de atolar em uma trilha ou ser surpreendido por uma tromba d’água.

Por outro lado, na estação chuvosa, as cachoeiras estão mais cheias, a vegetação verde e o clima um pouco mais ameno. Porém, voltamos a frisar os riscos de cheias repentinas nas cachoeiras e rios.

Diante disso, é melhor, então, verificar quando ir à Chapada dos Veadeiros em segurança para curtir ao máximo o seu passeio.

Se você considera visitar a região de ônibus, saiba que a Buson é uma plataforma especializada na comercialização de passagens online. Aqui em nosso site você encontra uma lista de empresas que fazem esse trajeto a partir de diversos destinos e pode fazer a sua compra com total segurança.

Quando ir à Chapada dos Veadeiros?

Antes de pontuar quando ir à Chapada dos Veadeiros, é interessante descrever quais são as estações definidas no lugar.

Fala-se muito nas vantagens em visitar a região no período da seca, mas qual é essa época? E qual é o chamado período chuvoso, quando turistas já ficaram presos em razão das cabeças d’água? Para te ajudar a compreender melhor estes eventos, leia com atenção os tópicos abaixo.

Período da seca na Chapada dos Veadeiros

O período seco na Chapada dos Veadeiros é de maio a setembro. Na verdade, as chuvas já começam a diminuir em abril, sendo bem escassas em maio e quase inexistentes a partir de junho.

A paisagem na Chapada dos Veadeiros é bem característica, com céu limpo, pôr do sol deslumbrante, dias quentes e noites frescas.

No auge do inverno, aliás, é interessante levar um agasalho mais robusto para se esquentar. Ué, e a água das cachoeiras, não fica fria? Não, ela fica gelada!

Mas, não se preocupe, pois as trilhas já vão te aquecer! Vale lembrar que esta é a alta temporada na região, assim, o fluxo de turistas é maior, já que muitos brasileiros já sabem quando ir à Chapada dos Veadeiros.

Período chuvoso na Chapada dos Veadeiros

Os meses de maior intensidade de chuvas na Chapada dos Veadeiros são de outubro a abril, em especial, dezembro e janeiro. A vegetação torna-se verde e cresce com toda a força que o cerrado proporciona.

Entretanto, quando falamos em chuvas, é muita água mesmo! Tanto que é comum assistir a notícias sobre turistas presos em razão de trombas d’água. Ou seja, nada de se aventurar sem o apoio de um guia local viu!

A tromba d’água, ou cabeça d’água, é o fenômeno da elevação repentina do nível do fluxo do rio, principalmente quando a chuva cai na cabeceira.

Promoções diárias de passagens de ônibus

O rio, então, enche de forma extremamente rápida e, às vezes, sem nem dar tempo de sair da água em busca de um lugar seguro.

Com segurança, tudo isso tem uma recompensa!

Como já mencionado, o período chuvoso é quando as cachoeiras atingem seu volume máximo. Além disso, o índice pluviométrico elevado coincide com as altas temperaturas, então, a água fica mais quentinha.

O alerta, porém, fica por conta das chuvas que, por vezes, são repentinas.

Qual é o melhor período para ir à Chapada dos Veadeiros

A pergunta que não quer calar, então, é: quando ir à Chapada dos Veadeiros? Sem dúvidas, o melhor período para visitar a região em segurança é entre abril e julho.

São datas que fogem da alta temporada e, consequentemente, dos preços inflacionados e lugares cheios de turistas (apesar de que, na verdade, este não é o perfil do destino).

Outras vantagens de visitar a Chapada dos Veadeiros nessa época são:

  • Paisagens com tons bem característicos do cerrado, ainda com vegetação verde;
  • Pôr do sol;
  • Não há riscos de chuvas e trombas d’água;
  • Quedas d´água transparentes;
  • Umidade do ar favorável.

Se, além de saber quando ir à Chapada dos Veadeiros, você tiver dúvidas sobre onde ficar, isso vai variar conforme sua experiência de viagem. A cidade de Alto Paraíso é melhor estruturada e conhecida pelos ares energéticos e até pelas vibrações extraterrenas. Já São Jorge fica mais próxima à entrada do parque e ainda conserva o ar de vila rústica.

Para se ter uma ideia, as ruas ainda são de terra batida e alguns lugares são iluminados à luz de velas. Nada, entretanto, que tire o conforto e o charme de lá.

Seja qual for sua escolha, ao descobrir quando ir à Chapada dos Veadeiros, a experiência será magnífica e de extremo contato com a natureza.

Se você já se decidiu por visitar a região, é hora de planejar sua viagem, escolher as datas e encontrar a melhor oferta de passagem e hospedagem. Quanto antes fizer as reservas, maior será a economia.

A Buson também está nas redes sociais. Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe as novidades e promoções de passagens de ônibus!

Agora que você já sabe quando ir à Chapada dos Veadeiros, leia aqui também:

Confira destinos legais para conhecer na Serra Gaúcha

Separamos alguns lugares bonitos para você comemorar a lua de mel

Encontre o menor preços de passagem de ônibus