O balneário das águas termais atrai pessoas de todo o Brasil, especialmente nas férias e feriados, o que movimenta essa região do interior goiano

Difícil encontrar um morador de Goiânia, Brasília e região que não tenha ido a Caldas Novas pelo menos uma vez na vida. O balneário de águas termais mantém a ocupação hoteleira sempre em alta, o que aumenta a concorrência por suas piscinas durante todo o ano.

Com essa movimentação alta, muitas pessoas se perguntam qual é a melhor época para ir a Caldas Novas? Bem, a resposta vai depender do estilo de viagem que você procura.

No final do ano, a cidade costuma receber um dos maiores festivais de música sertaneja do país. Esse evento atrai milhares de jovens de diversos estados e é um bom período para quem prefere a badalação.

Se você quer sossego, a melhor coisa é ficar longe da região durante os shows. Logo, é extremamente importante saber qual é a melhor época para ir a Caldas Novas para que a sua viagem seja incrível.

É possível chegar à Caldas Novas de carro ou ônibus. Diversas empresas operam no transporte de passageiros até a cidade e você pode consultar na Buson os horários disponíveis e comprar sua passagem online.

Conheça aqui alguns dos principais pontos turísticos do Centro-Oeste

Descubra qual é a melhor época para ir a Caldas Novas

O clima da região costuma ser um fator decisivo para orientar turistas sobre ir ou não a um determinado destino.

O verão costuma ser quente e chuvoso em Caldas Novas, enquanto o inverno é fresco e seco. Isso significa que, diante das águas termais, com temperaturas em torno de 36ºC, viajar para lá no calor não é uma boa ideia.

Para se ter uma ideia, o termômetro e durante o verão chega aos 33°C. Imagine mergulhar na piscina termal no calorão de Goiás?

O fato é que frio (frio mesmo) é bem difícil por lá. Então, para saber qual é a melhor época para ir a Caldas Novas, o ideal é buscar meses nos quais as temperaturas são mais baixas, fugindo do calor excessivo.

Por isso, programe sua viagem para os meses de maio a julho, quando o clima é mais ameno, variando de 16ºC a 23ºC.

Na verdade, o mês de maio tem pouca incidência de chuva, as temperaturas são mais baixas e, por não ser alta temporada, os hotéis são mais vazios – e a própria cidade.

O mês de junho também é uma boa época para ir a Caldas Novas, uma vez que ainda não são férias escolares.

Promoções diárias de passagens de ônibus

Julho, apesar de ter o clima ideal para as águas quentes, traz famílias e turistas de todo o país devido às férias. Tanto hotéis quanto pousadas e apartamentos estão lotados, as tarifas são mais altas e as taxas de ocupação em bares e restaurantes assustam.

Quando ir a Caldas Novas – mês a mês

Para facilitar a sua vida, vamos fazer aqui um resumo com as principais características de cada mês para que você decida qual é a melhor época para ir a Caldas Novas de acordo com os seus interesses. Assim você pode planejar suas próximas férias:

  • Janeiro: calor, muita chuva e férias escolares. Sinônimo de lotação;
  • Fevereiro: clima mais ameno, chuva e locais mais cheios, especialmente no Carnaval;
  • Março: temperaturas mais baixas e cidade começando a ficar vazia;
  • Abril: se não der para ir em maio, abril é uma boa pedida, pois as temperaturas são amenas e os locais ainda não estão lotados;
  • Maio e junho: meses ideais;
  • Julho: apesar do clima perfeito, período de férias, o que significa mais aglomeração;
  • Agosto: as temperaturas ainda não estão tão altas;
  • Setembro e outubro: inviáveis devido ao calor excessivo;
  • Novembro e dezembro: chuvas e clima quente.

Porém, além dos meses e temperatura, é importante destacar que Caldas Novas é palco de uma série de eventos disputados. Então, veja o calendário de festas na cidade para, se for o caso, organizar seu roteiro de acordo com as festividades.

Calendário de festas em Caldas Novas

Em janeiro, a cidade sedia o Verão Sertanejo enquanto o Caldas Fest Folia acontece em abril.

O Festeja Caldas Novas é normalmente celebrado em julho e, por fim, o Caldas Country Show, um dos principais festivais do Brasil, acontece em novembro.

Logo, a melhor época para ir a Caldas Novas, se você gosta de festas, é nesses meses com grandes eventos.

Veja dicas de roteiros pela cidade!

Quanto tempo ficar em Caldas Novas?

O ideal é ficar, pelo menos, três noites na cidade, tempo suficiente para explorar seus atrativos.

Porém, é bom lembrar que Caldas Novas e seus arredores têm parques aquáticos animados, como os clubes Di Roma, Náutico e o Rio Quente Resorts, na cidade vizinha, Rio Quente. É lá que está localizada a famosa praia do Cerrado.

O que fazer em Caldas Novas?

Você pode ver acima algumas informações que vão te ajudar a decidir qual é a melhor época para ir a Caldas Novas de acordo com o tipo de viagem que deseja fazer.

Agora, sabendo que o ideal é ficar por lá por pelo menos três dias, separamos abaixo uma lista de atividades que você pode aproveitar em sua ida a Caldas Novas:

  • Rio Quente Resorts: localizado em Rio Quente, cidade vizinha a Caldas Novas, o complexo tem parque aquático (Hot Park), Praia do Cerrado, piscina de ondas, Parque das Fontes e hospedagem;
  • Water Park: parque aquático pertencente ao Grupo Privé, tem 12 mil m² com tobogãs, piscina de ondas, shows, entre outras atrações;
  • Clube Privê: um dos primeiros parques aquáticos do Grupo Privê, tem piscinas, tobogãs, bar molhado, entre outros atrativos;
  • Náutico Praia Clube: um pouco mais afastado do centro, fica às margens do Lago Corumbá, portanto, além das atrações de um parque aquático, também dispõe de passeios de jet ski, escuna e helicóptero;
  • DiRoma Acqua Park: maior parque aquático da área urbana da cidade, tem um vulcão de lava que expele tobogãs;
  • Lagoa Termas Parque: além da Lagoa do Pirapitinga, tem o Poço Cozinha-Ovos, onde a temperatura pode chegar a 50ºC;
  • Parque Estadual da Serra de Caldas Novas;
  • Kitakas Center Park: parque de diversões no centro da cidade;
  • Feira do Luar: reúne, desde a década de 90, mais de 150 barracas com comidas e artesanato;
  • Jardim Japonês: espaço que remete à cultura oriental que abriga, também, a Casa Goiana, construída no século XVIII e hoje possui um museu de antiguidades;
  • Cachaçaria Vale das Águas Quentes: destilação e degustação artesanal de cachaças e aguardentes.

Agora que você já sabe como definir qual é a melhor época para ir a Caldas Novas, bem como o que fazer por lá, que tal organizar o roteiro da sua próxima viagem?

Se já decidiu a data da sua viagem, que tal economizar? Para isso, basta pesquisar os horários dos ônibus aqui na Buson e comprar online a passagem de ônibus com antecedência. Faça o mesmo com a reserva do hotel!

Também estamos no Instagram e postamos diversas dicas e promoções por lá. Siga já o nosso perfil!

Além de entender qual é a melhor época para ir a Caldas Novas, você pode se interessar também em ver informações sobre as atrações turísticas do Distrito Federal e sobre o que fazer sozinho em uma viagem a Brasília.

Encontre o menor preços de passagem de ônibus