A capital federal é mais que o centro político do país. Existem lugares incríveis que merecem entrar em seu roteiro

Quando falamos da capital do Brasil, sem dúvidas, logo nos vem à mente a imagem do Palácio do Planalto, ministérios e Congresso Nacional. Porém, alguns dos principais pontos turísticos de Brasília garantem momentos de lazer e criam boas experiências para quem decide visitar a cidade.

Ainda que alguns turistas busquem pelos prédios políticos, as atrações de Brasília são bem variadas e agradam a todos os gostos. Inclusive, já reunimos aqui dicas para solteiros que visitam a cidade.

A capital política é, também, a cidade dos artistas, dos parques e das áreas verdes. Ainda há catedrais, museus, bons bares e restaurantes. Explorando além do Plano Piloto, o local mostra sua verdadeira face.

Se não teve a oportunidade de conhecer a capital federal ou, ao menos, não saiu do circuito tradicional, reunimos alguns dos principais pontos turísticos de Brasília que vão mudar seu conceito sobre a cidade.

Diversas empresas operam em rotas terrestres até a Rodoviária de Brasília. Consulte aqui os horários e valores e compre online sua passagem de ônibus com o pagamento facilitado em até 12x.

13 principais pontos turísticos de Brasília

Mesmo que seja difícil selecionar somente alguns lugares para conhecer, separamos os mais conhecidos para se divertir na capital brasileira. Observe cada um com atenção e decida quais serão priorizados em sua viagem.

Praça dos Três Poderes

Sem dúvidas, um dos pontos turísticos mais importantes de Brasília, a Praça dos Três Poderes concentra atrações que mudam os rumos do país. O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo. Construído sob o projeto de Oscar Niemeyer, tem visita gratuita aos domingos, das 9h30 às 14h.

O Supremo Tribunal Federal, por sua vez, é a sede do poder Judiciário e tem arquitetura similar à do Palácio do Planalto. Ainda que seja permitido visitar o centro das principais decisões judiciais do Brasil, é necessário fazer o agendamento prévio.

Por fim, o Congresso Federal, sede do Poder Legislativo. O prédio é caracterizado pelos dois “pratos” ladeados pelas duas torres centrais. As visitas são gratuitas, das 09h às 17h30, e só não podem ser feitas às terças e quartas-feiras.

Palácio do Itamaraty

A avenida que percorre a cidade é o Eixo Monumental e, seguindo por ela, dá para conhecer outros importantes pontos turísticos de Brasília.

Um deles é o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Construído na década de 70, ele tem jardins projetados por Burle Marx. A visita é gratuita, mediante agendamento.

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Brasília é um dos maiores símbolos da capital federal. Assim como os demais, trata-se de um ponto turístico também projetado por Oscar Niemeyer.

A arquitetura arrojada é composta por 16 colunas que formam um triângulo e espaço preenchido por vitrais. No interior, azulejos de Athos Bulcão e painéis de Di Cavalcanti.

Torre de TV

Apesar de ser uma cidade plana, Brasília também tem um mirante para chamar de seu. A Torre de TV é uma construção com 224 metros de altura, tem um elevador que leva ao deck de observação a 75 metros e é o local com a melhor visualização da capital.

Lá do alto se observa todo o Eixo Monumental. Ali, também está a Fonte da Torre, a maior da América Latina.

Promoções diárias de passagens de ônibus

Parque da Cidade

O maior parque de Brasília, esse ponto turístico é o Central Park da capital federal.

Uma das áreas mais arborizadas da cidade tem pistas de caminhada e ciclovias, brinquedos, bares, restaurantes e dois parques de diversões: o Carrera Kart e a Nova Nicolândia.

Ele é considerado um dos parques urbanos mais extensos do mundo.

Palácio da Alvorada

Já falamos da sede do Poder Executivo e, agora, falamos do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República.

Essa é mais uma das mais belas construções da cidade e foi projetada por Niemeyer. Dentre as principais características da Alvorada, temos a piscina na frente, os jardins e a escultura de Alfredo Ceschiatti.

Aproveite sua visita para fazer belas fotos com essas nossas dicas.

Igreja Dom Bosco

Entre os principais pontos turísticos de Brasília, este fica fora do Eixo Monumental. A Igreja Dom Bosco é uma homenagem ao santo italiano que previu a construção da cidade. Ela fica na Asa Sul e engana por sua aparência externa mais simples.

Em seu interior existem 2 mil m² de vitrais e a luz que passa por eles forma um ambiente místico inacreditável. Você precisa visitá-la!

Lago Paranoá

Este cartão postal é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos de Brasília. O Lago Paranoá é artificial e, além de umidificar a cidade, oferece uma área de lazer e esporte.

Ao longo de sua extensão, existem praças e áreas de lazer deliciosas, entre elas, o Pontão do Lago Sul, com jardins e espaço para atividades físicas.

Ponte JK

Moldurando o Lago Paranoá, a Ponte JK foi construída em 2002 e está entre as mais bonitas do mundo.

Ela tem mais de 1km de extensão e seu projeto – assinado por Alexandre Chan – se destaca pelos três grandes arcos assimétricos que a sustentam.

Memorial JK

O Memorial JK não só é um dos principais pontos turísticos de Brasília, como também é um monumento icônico da capital.

Inaugurado em 1981, foi desenhado por Niemeyer e tem uma torre com quase 30 metros de altura. A homenagem foi encomendada pela esposa de JK e é aberta ao público para visitação.

Como você pode perceber, as atrações da cidade se caracterizam por aspectos políticos e urbanos. É possível aproveitar e estender a viagem para outros locais do Distrito Federal e visitar regiões históricas e conhecer as características da natureza do Cerrado.

Se essa for a sua primeira visita ao blog da Buson, saiba que somos uma plataforma com milhares de viações que operam em rotas de Norte a Sul do Brasil. Para conseguir comprar passagens de ônibus mais baratas, faça seu planejamento com antecedência.

Além de conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Brasília, veja detalhes sobre a Chapada dos Veadeiros e Caldas Novas.

Encontre o menor preços de passagem de ônibus