Naomi Campbell já foi. Leonardo diCaprio, também. Até Beyoncé já se rendeu aos encantos do local, um dos vilarejos de praia mais exclusivos do Brasil. Agora só falta você!

Veja quando ir para Trancoso e aproveitar sua viagem ao máximo!

Além das celebridades famosas, personalidades brasileiras decidiram fazer de Trancoso o seu endereço fixo na Bahia. São os casos de Bruna Lombardi e Elba Ramalho, por exemplo. E não é à toa: a vila é pacata, basicamente formada por duas fileiras de casas coloridas.

As fileiras ficam no meio de um descampado, no alto da falésia, e têm, como centro, a igrejinha. Essa é a descrição fiel do célebre Quadrado que resiste ao tempo e ao turismo.

Se você pretende visitar essa região que fica no litoral sul da Bahia, algumas das opções são ir de ônibus até Porto Seguro ou de avião, dependendo de qual o seu local de origem. Depois, se deslocar até o distrito e apreciar as suas belezas naturais.

Descubra quando ir para Trancoso

A boa notícia é que dá para ir o ano inteiro! O vilarejo é lindo em todas as estações do ano, com calor predominante e sol sempre brilhando. Porém, a programação vai depender muito do seu orçamento.

Isso porque os preços costumam subir bastante na alta temporada, como o verão, férias escolares e feriados. Então, para saber quando ir para Trancoso sem surpresas, confira as dicas a seguir.

Como é o clima em Trancoso?

Calor o ano inteiro, afinal, estamos na Bahia! As temperaturas são mais altas entre novembro e abril, variando de 28ºC a 30ºC. Porém, os termômetros facilmente acusam mais de 30ºC ao longo do dia.

O inverno (se é que a gente pode chamar assim) tem máxima de 25°C e mínima de 19°C nos meses de junho a agosto. Quanto às chuvas, a principal preocupação de quando ir para Trancoso, são bem distribuídas e mais frequentes durante o verão.

As chuvas são mais frequentes em novembro, enquanto agosto é o mês mais seco. Porém, é bom lembrar que não existe, exatamente, uma estação de seca por lá. Então, saiba disso ao planejar sua viagem.

Quando é a alta temporada em Trancoso?

Outro fator dominante para definir quando ir para Trancoso é a temporada. Épocas como férias escolares, feriados prolongados, Réveillon e Carnaval são de grande movimentação, quando a vila enche e os preços sobem.

Logo, tenha em mente que as tarifas de hotéis e até serviços já começam a subir antes do Natal, atingem o ápice no Réveillon e continuam altas até o Carnaval. Ainda que elas caiam nos meses seguintes, voltam a aumentar nas férias e feriados.

Quer uma dica? Se possível, programe-se para ir a Trancoso na baixa temporada, de domingo a quinta-feira. A vila está mais vazia e, consequentemente, mais barata.

Como é Trancoso?

Bom, com as informações acima você já consegue decidir quando ir para Trancoso, certo? Mas, afinal, como é a vila?

Distrito de Porto Seguro, Trancoso é basicamente uma vila composta por duas fileiras de casas coloridas centralizadas pela igrejinha. As construções formam o chamado Quadrado, onde tudo acontece.

Ainda que badalada, Trancoso resiste ao tempo e aos poderes do turismo, portanto, preserva seu aspecto rústico de quando os hippies a descobriram na década de 70.

Como chegar em Trancoso?

Além de saber quando ir para Trancoso, é preciso conhecer as formas de como chegar lá! São três opções disponíveis para chegar a Porto Seguro:

  • Por ônibus, de várias cidades do Brasil até a rodoviária de Porto Seguro;
  • De avião, partindo das principais capitais até o aeroporto de Porto Seguro;
  • De carro, seguindo pela BR-101 até Eunápolis e depois pela BR-367.

Ao chegar a Porto Seguro, você terá que se deslocar até o distrito de Trancoso para curtir a sua viagem. Para isso, siga de barca ou pela estrada:

  • Barca: a distância a percorrer é de 30 km entre o aeroporto de Porto Seguro e o  Quadrado, sendo 15 km de estrada de terra. O trajeto da balsa é via Arraial d’Ajuda;
  • Estrada: são 72 km entre o aeroporto e o Quadrado, porém, um trajeto totalmente asfaltado.

Então, é melhor ir para Trancoso de balsa ou pela estrada? A duração dos trajetos é parecida – 1h30 -, mas somente se não houver fila na balsa. Esta, aliás, é a rota preferida dos moradores e taxistas, uma vez que gasta menos combustível.

Contudo, a estrada é mais segura para quem não conhece a estradinha de terra, ainda que seja um pouco mais monótona. Também é o caminho mais seguro na volta, pois não coloca o passageiro em risco de perder o voo por filas na balsa.

Você também pode pegar um táxi saindo de Porto Seguro ou contratar um serviço de transfer. Ainda, há as opções dos carros por aplicativo e alugar um veículo, o que – de fato – dá mais independência caso queira fazer outros passeios.

Anotou quando ir para Trancoso? Uma vez por lá, estique o passeio a Arraial d’Ajuda e outras atrações de Porto Seguro. Vale também esticar a visita até Caraíva, pequeno paraíso que vale a visita.

Aqui na Buson é possível pesquisar, de forma rápida e prática, os valores das passagens de ônibus para vários destinos. Todas as empresas que aparecem em nosso catálogo seguem os rígidos processos de segurança para proporcionar viagens confortáveis e seguras. Programe-se com antecedência e consiga os melhores preços!

Em nosso perfil no Instagram, sempre divulgamos várias dicas para tornar a sua viagem incrível. Siga-nos!

Além de descobrir quando ir para Trancoso, aproveite para ver as dicas de comida para levar para a praia e conheça os lugares mais belos para comemorar a sua lua de mel.