Tenha sempre brinquedos ou outros objetos para entreter o bebê durante a viagem
Engana-se quem acredita que um bebê não pode viajar de ônibus! A partir do terceiro mês de vida, a maioria dos pediatras já permitem viagens com bebês, pois esse é o período máximo para tomar as principais vacinas. Entretanto, para viajar de ônibus com bebês, os pais devem pensar nos detalhes antes de colocar o pé na estrada.
Viajar de ônibus com bebês pode ser uma ótima experiência em família. Mas é preciso muita organização e planejamento. Para te ajudar, separamos algumas dicas para que viajar de ônibus com bebês seja tranquilo e proveitoso. Confira:
Documentos para viajar de ônibus com bebês
Vamos começar pelo básico: é indispensável que você organize as documentações do bebê para uma viagem de ônibus. Com meses de idade, muitas vezes os bebês ainda não têm carteira de identidade.
Então, para viajar de ônibus com bebês é necessário apresentar a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, junto com os documentos de identificação dos pais.
Já para viajar de ônibus com bebês sem a presença dos pais, além dos documentos, é necessário apresentar uma autorização dos pais. Este documento pode ser feito em postos de atendimento do Juizado de Menores, presentes muitas vezes nas próprias rodoviárias.
Leia mais:
Preparação
Pegue um bloquinho, uma caneta e anote tudo o que você usa no dia a dia com o seu bebê. Priorize os itens e pense nas reais necessidades do seu bebê durante a viagem de ônibus.
O ideal é que você calcule uma média do quanto gastará de fraldas e faça o seu estoque de viagens. Arrume a nécessaire do bebê com sabonete, xampu, creme para assaduras, lenço umedecido etc.
Separe fraldas de pano e toalhas e não se esqueça de levar o bebê ao pediatra antes da viagem para verificar medicamentos que devem ser levados.
Se o bebê não estiver mamando no peito, leve na bagagem o que precisa para fazer a mamadeira ou papinha. Além disso, leve mudas de roupas para todas as temperaturas, pois, normalmente, o ar condicionado fica ligado durante a viagem. Vale até incluir uma manta ou cobertor para mantê-lo aquecido.
Na estrada
Bebês de até seis meses são transportados facilmente no colo dos pais, não havendo a necessidade de comprar um assento extra para eles. A dica para que o cansaço de carregar o bebê durante a viagem seja amenizado é o canguru ou sling. Eles mantêm os braços de quem carrega mais livres e o neném muito mais confortável.
Para viajar de ônibus com bebês prefira a poltrona do corredor, assim você poderá circular com mais facilidade. Outra precaução é afivelar o cinto de segurança apenas no adulto. No caso de uma freada brusca, se o cinto estiver preso ao adulto e ao bebê, o peso do pai ou da mão pode machucar a criança.
Amamente e troque-o antes do início da viagem. Nas paradas dos ônibus, aproveite para abastecer as mamadeiras, ir ao banheiro, comprar alguns itens básicos de alimentação e tomar um ar livre com o bebê.
Para manter o bebê entretido ao longo da viagem, seja criativo! Faça jogos e brincadeiras que não dependam de muita parafernália. Para os bebês, um mordedor e um brinquedo pequeno já são suficientes para distraí-lo durante o percurso. Sem contar que o movimento do ônibus vai manter o bebê dormindo mais do que acordado.
Viajar de ônibus com bebês pode ser uma ótima chance de ter mais contato com o seu filho, senti-lo de perto e trocar carinhos. Para dar tudo certo, é preciso apenas respeitar alguns limites do bebê, deixando-o seguro e o mais confortável possível durante a viagem.
Destino
Se você estiver planejando visitar parentes, certamente você estará cercado de infraestrutura e atenção. Não irá faltar acolhimento e colo para o seu bebê.
Caso você queira viajar para conhecer novos lugares, é preciso escolher o destino com cuidado. Opte por lugares que oferecem hospedagem apropriada para bebês. Hotéis fazenda e resorts podem ser uma boa opção, pois garantem atrações para toda a família, além de muita comodidade.
A dica é sempre usar o bom senso na escolha do roteiro de viagem. O importante é você entender que o bebê não tem uma noção exata do que significa uma viagem. O que ele sentirá é a diferença do seu tom de voz, então procure não se estressar e escolha um bom destino.
Quando pensamos em fazer uma viagem com bebê, a princípio sentimos um certo frio na espinha. Qual é o melhor lugar para ir? Como será que o bebê vai reagir à viagem? Viajaremos de ônibus? De avião? De carro? Será que ele vai se adaptar ao clima do destino? O hotel terá infraestrutura? O que devo levar na mala?
São tantas perguntas que acabamos esquecendo que uma viagem assim pode e deve ser um programa muito divertido. Os bebês ainda não têm vontade própria e precisam apenas do básico para ficar bem: leite ou papinha, estarem limpos e ter um cantinho confortável para dormir. Basta planejar de maneira adequada!
Águas de Lindóia (SP)
Localizada na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, no chamado “Circuito das Águas”, a cidade atrai muitos visitantes pelo seu mix de natureza e turismo. Ela é conhecida pelo poder medicinal de suas águas, que prometem curar uma série de doenças, e também pela vasta opção de hotéis com toda a infraestrutura necessária para sua família.
São verdadeiros hotéis-fazendas com monitores, pensão completa, passeios e áreas de lazer. É uma opção mais perto das grandes capitais e mais em conta do que os resorts nordestinos.
Itaipava (RJ)
Distrito de Petrópolis é conhecida como Búzios da Região Serrana do Rio de Janeiro, Itaipava é o destino certo de muitos cariocas em busca de um clima mais ameno e contato com a natureza. Fica a aproximadamente 90 km da cidade do Rio de Janeiro e é um ótimo lugar para uma viagem com bebê. Na região há diversos hotéis com infraestrutura para crianças, garantindo assim, paz e tranquilidade.
Caeté (MG)
Esse município localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, apesar de não ser uma cidade turística, abriga o maior resort da cidade. É uma ótima opção para quem vem da capital mineira e não quer ficar muito tempo na estrada, já que o município fica a 57 km de BH. A maioria dos depoimentos dos pais de crianças que estiveram neste resort é que todos os pequenos estão doentes para retornar. Melhor referência não há!
Malas prontas, agora é só aproveitar! Garanta suas passagens com antecedência, clique aqui.