Como viajar com crianças no ônibus?
Seja uma viagem curta para uma cidade vizinha ou um trajeto mais longo, viajar com crianças no ônibus requer um certo preparo e jogo de cintura para resolver problemas que surgirem no meio do caminho.
Embora muita gente tenha receio, não é nenhum grande desafio e pode ser muito divertido. Confira abaixo algumas dicas sobre como se preparar e resolver problemas durante a viagem com crianças.
-
Planeje a viagem
A melhor maneira de garantir que tudo saia como você espera é fazer um bom planejamento: escolha bem e com antecedência o hotel em que vocês vão ficar, qual será o roteiro da viagem e até mesmo qual será o meio de transporte. Alguns ônibus são mais confortáveis e valem a pena para garantir o conforto e a segurança da criança — e dos pais — durante o trajeto.
-
Converse com a criança
Esse é um momento importante da viagem que ainda não começou. Esclareça à criança como será a viagem, o tempo de duração, explique sobre as paradas e o que deve fazer caso se perca. Prepare a criança para que ela não fique ansiosa e entenda bem tudo o que vai acontecer durante o trajeto.
-
Monte um kit de primeiros socorros
Prepare um kit de primeiros socorros para os casos de emergência. Curativos, algodão e soro fisiológico ajudam se a criança tiver pequenos ferimentos — e a dica vale também para os pais. Não se esqueça de levar papel higiênico e lenços umedecidos para o caso de estarem em alguma parada no qual o banheiro estiver mal equipado.
-
Nunca deixe a criança sozinha
Nas paradas que houver no caminho, não deixe a criança sozinha, ainda que ela esteja dormindo — em muitos casos, é bom acordá-la para que vá ao banheiro, coma alguma coisa e estique as pernas. Acima de tudo, assegure-se de que a criança em nenhum momento ficará sozinha, não importa se o veículo estiver aberto ou fechado.
-
Use o cinto de segurança
Nunca dispense o uso do cinto de segurança e faça o possível para que ela se mantenha sentada em sua cadeira, pois essa é a posição mais segura em caso de frenagem ou acidentes.
-
Faça refeições leves — mas tenha comidinhas à mão!
Um dos grandes medos dos pais e adultos em viajar com crianças (especialmente as pequenas) é ela passar mal. Embora seja extremamente comum uma criança sentir enjoo, algumas atitudes podem prevenir o pior, como fazer uma refeição leve, uma hora antes de partir. Assim, você dá tempo suficiente para que os alimentos sejam digeridos antes de se movimentar.
Se a viagem for longa, tenha à mão alguns lanchinhos rápidos, como biscoitos, barras de cereal e bolachas. Assim, a criança pode enganar a fome e continuar a viagem sem problemas. Se a criança for bem pequena, pergunte ao motorista quantas paradas serão feitas para planejar a amamentação de acordo. Não é ideal amamentar dentro do ônibus, devido ao movimento, mas os pais devem estar preparados para esse último caso.
-
Controle os líquidos que você dá para a criança
Um dos maiores erros dos pais é deixar a criança beber líquidos descontroladamente. É claro que os pequenos não podem passar sede, mas limite a quantidade oferecida para que duas situações não ocorram: vômito e vontade de ir ao banheiro. Certifique-se de que todos foram ao banheiro alguns minutos antes de embarcar para evitar usar o banheiro do ônibus e aproveite as paradas para aliviar a bexiga.
-
Leve brinquedos ou tablets para a criança se distrair durante a viagem
Crianças chorando ou fazendo pirraça é uma situação constrangedora para todos os envolvidos, especialmente os pais. Se seu filho ou filha tem um brinquedo favorito, leve-o na mão, para distraí-lo enquanto puder. Jogos eletrônicos como aplicativos em celulares e tablets também são uma ótima alternativa para quem busca acalmá-los. Evite livros ou jogos que exijam leitura, já que o balanço do ônibus pode fazer mal. Tenha atenção apenas se o movimento do ônibus e as imagens da tela não causam náusea, para não piorar a situação. Se sua criança usa chupeta, tenha à mão para ajudar a deixá-la mais calma.
-
Prepare uma mochila de emergência
Quando estiver arrumando as malas para viajar com crianças, prepare uma mochila com itens essenciais, para o caso de algo dar errado. Separe uma muda de roupas, fraldas extras, toalhinhas e casacos, já que os ônibus podem ficar muito frios com o ar condicionado ligado. Guarde os brinquedos e apetrechos de distração nessa mochila também e, se a criança for grande o suficiente, dê para ela carregar, dando responsabilidade e diversão — ela vai achar o máximo.
Não se esqueça de levar os documentos da criança juntos com os seus (certidão de nascimento ou carteira de identidade). Sem eles, vocês não podem embarcar. Converse com o pediatra para saber quais remédios deve levar e veja a possibilidade de usar Dramin ou Plasil no caso de forte enjoo. Utilize esses medicamentos em último caso, apenas quando a situação estiver fora de controle e com recomendação médica.
-
Deixe seu número de celular com a criança
Certifique-se de seus celulares estão carregados e deixe no bolso da criança, ou como um crachá, um bilhete com todos os seus contatos caso a criança se perca. Inclua também telefones de parentes próximos e do hotel onde vão se hospedar.
-
Escolha roupas confortáveis
Opte por roupas bem confortáveis e que estejam de acordo com a temperatura do momento. Verifique a previsão do tempo para o dia da viagem na semana em que vocês forem sair, para garantir que fez as escolhas certas. Não se esqueça, também, de que a maioria dos ônibus tem ar-condicionado, então é uma boa ideia levar um agasalho com você, fora da mala.
Em viagens com crianças, o conforto dos pequenos significa conforto para você também. Por isso, tome os cuidados necessários e aproveite ao máximo o seu passeio! Gostou deste artigo? Tem mais alguma dica para viajar com crianças? Deixe seu comentário e compartilhe sua ideia conosco.