Escolher o tamanho ideal da mala de viagem é importante para você não passar apertos na hora de guardar os seus pertences para viajar. Além disso, a dimensão correta das malas facilita o deslocamento e evita imprevistos com a sua bagagem.

Três malas azuis diferentes tamanhos

As malas de viagem costumam seguir três padrões de tamanho: pequeno, médio e grande. (American Green Travel/Unsplash)

Confira neste guia algumas dicas que selecionamos para você encontrar os melhores tamanhos de mala, para fazer a sua viagem sem preocupações com os seus pertences. Acompanhe!

A importância de escolher o tamanho certo da mala

Fazer as malas para viajar pode gerar empolgação, e muitas pessoas acabam exagerando com o que vão guardar na bagagem. Sem contar que, durante as viagens, as compras também fazem parte do roteiro. 

Além disso, existem regras, conforme a Resolução 1432/2006 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sobre os limites de peso e quantidade de bagagens que podem ser usadas, inclusive, para viagens de ônibus.

Se precisar transportar mais bagagens, é importante conferir antes com a empresa de viagem sobre restrições para volumes maiores. 

Conheça os motivos para viajar de ônibus.

Tipos de mala de viagem

Se você fará uma viagem curta ou voltará no mesmo dia do embarque, a dica é usar mala tamanho P, que deve ter até 55 cm de altura, 35 de largura e 25 de profundidade.

A mala tamanho M, com 68 cm de altura, 45 cm de largura e 26 cm de profundidade, é indicada para viagens com média duração, em torno de uma semana. Com esse modelo, é possível transportar os seus pertences e até incluir itens novos adquiridos durante a viagem. 

Contudo, se você vai passar mais tempo fora, o ideal é contar com mala tamanho G, que geralmente possui 78 cm de altura, 50 de largura e 28 cm de profundidade, para guardar mais itens além do necessário, como compras ou objetos maiores que precisa transportar. 

Agora, se precisar de mais espaço, a mala de 10 kg ou 23 kg possui dimensões maiores e pode ser ideal para atender às suas necessidade para viajar. 

Conheça roteiros para fazer com amigos

Qual mala escolher para a viagem?

Conforme mencionamos, a mala ideal para você fazer a sua viagem com segurança deve caber tudo o que é necessário para passar os dias. 

O tamanho da bagagem precisa corresponder à quantidade de itens e conter espaço para outros objetos que podem ser adquiridos durante a sua estadia. 

Dessa forma, você evitará transportar excesso de peso, evitará possíveis danos e não terá dificuldades no trajeto dos seus pertences. 

Existe alguma regulamentação para viagens de ônibus?

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mantém regras para o transporte de bagagens. As viações devem transportar os volumes gratuitamente nas seguintes condições:

  • Limite de peso: 30 quilos para 300 decímetros no bagageiro do ônibus;
  • Cinco quilos para o porta-embrulho;
  • Identificação das bagagens.

No entanto, se os volumes ultrapassarem o peso máximo, as viações poderão cobrar uma taxa de 0,5% do valor da passagem para cada quilo excedido. 

Atendidas às regras, não ocorrerão imprevistos com as bagagens, dificuldades no deslocamento do ônibus ou riscos à segurança dos passageiros.

Saiba o que fazer durante uma viagem de ônibus e o que levar para comer em viagem de ônibus longa.

Gostou das dicas? Escolha viajar com a Buson

Você conheceu as nossas dicas para escolher tamanhos de mala adequados para viajar e que tal comprar a sua passagem de ônibus sem precisar sair de casa? Com a Buson, isso é possível!

Somos parceiros de 250 viações que fazem 70 mil rotas no Brasil, para você selecionar os melhores destinos para fazer a sua viagem tranquilamente. E você pode comprar a sua passagem de ônibus pelo nosso site ou aplicativo, de forma segura e rápida. 

Selecione o seu destino na Buson, faça as suas malas e aproveite ao máximo a sua viagem. Aproveite e conheça, também, as nossas passagens de ônibus em promoção!