A estrela da Serra Gaúcha tem tantas atrações que fica até difícil escolher. Para te ajudar nessa árdua missão, listamos alguns dos principais pontos turísticos de Gramado.

A cidade parece um mundo à parte no Brasil, a começar pelo clima. O friozinho da serra combinado com a arquitetura em estilo europeu dá a sensação de estarmos em outro continente.

Na verdade, lá é uma terra encantada pensada nos mínimos detalhes. Há limites de altura para os prédios, as fachadas devem seguir o mesmo estilo, os jardins em Gramado são muito bem cuidados e as ruas são impecavelmente limpas.

Nas datas comemorativas, como Páscoa, Natal e Festival de inverno, o encanto se junta aos principais pontos turísticos de Gramado que não podem ficar de fora do roteiro. Se você gosta de agito, essas são algumas das melhores épocas para conhecer a região.

Pesquise antecipadamente os preços das passagens de ônibus para Gramado, veja as rotas e horários disponíveis. Desta forma poderá programar sua viagem de acordo com as condições encontradas.

Conheça os principais pontos turísticos de Gramado

Confira nossa seleção com algumas das mais badaladas atrações de Gramado. Em seguida, escolha aquelas que mais te agradam e comece agora mesmo a organizar o seu roteiro de viagem.

Rua Coberta

Este é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos de Gramado. São 100 metros de extensão com lojas, restaurantes variados e cafeterias para se aproximar ainda mais da cidade; e o local fica na Avenida Borges de Medeiros.

A Rua Coberta fica em frente ao Palácio dos Festivais, sede do Festival de Cinema de Gramado, e recebe um tapete vermelho elegantérrimo que vai até a entrada do evento.

Ela recebe, ainda, outras apresentações culturais, principalmente nas datas comemorativas.

Igreja de São Pedro

Ela foi construída em 1917 com projeto inspirado no estilo medieval europeu, formado por 78 mil pedras basálticas. Internamente, a igreja tem vitrais sacros que retratam a vida de São Pedro ao lado de Jesus.

A torre da igreja tem 44 metros de altura e guarda o sino feito de estanho, aço e bronze, que pesa uma tonelada. No lado externo, existe um imenso jardim que abriga as estátuas enfileiradas dos 12 apóstolos. Não à toa, é um dos principais pontos turísticos de Gramado e o favorito para fotos de recordação.

Bem do lado da igreja está outra atração imperdível, principalmente para os casais apaixonados. É a Fonte do Amor Eterno, inspirada na Fontana di Trevi. Nas grades dela são pendurados cadeados com os nomes dos pombinhos com juras de amor.

Lago Negro

Esse é outro dos principais pontos turísticos de Gramado, além de um dos mais belos. Similar aos locais europeus, o Lago Negro tem um verdadeiro bosque de hortênsias, azaleias e pinheiros. São 89.336 m² de parque e 17.470 m² de águas escuras.

O espaço é procurado tanto por turistas quanto moradores que fazem caminhadas ao redor do lago, além de sentar no gramado e tomar um belo chimarrão.

Também há pedalinhos para um passeio tranquilo. Se for a Gramado com crianças, esse local merece estar em sua lista.

Rua Torta

Se você falar na rua Emílio Sorgetz, pouca gente vai saber do que se trata. Mas, basta mencionar a Rua Torta que todo mundo vai se lembrar da avenida sinuosa, bem parecida com a Lombard Street, em San Francisco.

Cheia de flores e árvores, ela fica em frente à Praça das Etnias e leva direto ao Hotel Serrano, um dos mais elegantes da cidade. A subida pode até ser meio puxada, mas as inevitáveis paradas para fotos a tornam menos pesada.

Mini Mundo

O Mini Mundo é um dos principais pontos turísticos de Gramado, além de um dos mais populares da cidade. O parque tem réplicas muito detalhistas de várias partes do mundo, como o aeroporto de Bariloche e o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha.

Também merece destaque a mini cidade, com habitantes 24 vezes menores que o tamanho real. Tem até uma ocorrência de incêndio atendida pelos bombeiros para salvar uma velhinha e seus gatinhos.

Ah, e quanto à história de amor, o parque foi criado por um pai e um avô que queriam presentear os filhos e netos. A menina ganhou uma casinha de bonecas e, o menino, um castelos com trenzinhos.

Na época, todas as miniaturas foram implantadas no jardim da casa, que fica em frente ao hotel Ritta Höppner, praticamente interligado ao Mini Mundo. Daí, as estruturas chamaram a atenção do pessoal e foram só aumentando.

Esse é outro local que merece uma visita se você estiver com os seus filhos.

Lago Joaquina Rita Bier

O Lago Joaquina Rita Bier tem 17 mil m² de extensão e homenageia a mulher que vislumbrou o sucesso que a área teria.

Durante todo o ano, o parque é muito visitado, mas é no Natal Luz de Gramado que ganha força, por receber o maior espetáculo do evento. Por conta disso, o lago merece destaque entre os principais pontos turísticos de Gramado.

Museu de Cera Dreamland

O Museu de Cera Dreamland é o primeiro do tipo na América Latina e seu “acervo” tem famosos, como Neymar, Ayrton Senna, Shrek e até os Smurfs, todos de cera e em tamanho real.

Praça das Etnias

O local fica no centro e representa os principais grupos de imigração de Gramado. A Praça das Etnias tem três casas, sendo que na primeira há um memorial e arquitetura italiana.

A segunda, a Casa do Colono, foi feita em homenagem aos alemães. Por fim, a terceira, é uma referência aos portugueses.

Na praça, agricultores também se reúnem para a venda de pães, doces, cucas e outros produtos típicos, sempre a partir das 7h.

Le Jardin – Parque das Lavandas

Você pode viajar a Europa, mesmo estando fisicamente no interior gaúcho. Um dos principais pontos turísticos de Gramado, o Le Jardin, mais conhecido como Parque das Lavandas, tem 3,5 hectares não só das lavandas, mas também de outras flores e plantas exóticas.

O parque é a própria Provence francesa em plena Serra Gaúcha! O local possui restaurante, loja temática e estufa aberta à visitação.

Snowland

Visitar Gramado e não conhecer o Snowland é quase uma ofensa. Sendo um dos principais pontos turísticos da cidade, o complexo tem uma montanha de neve e pista para snowboard, moto de neve e descida de boia.

Outra experiência gelada é o Boreal Ice Bar, com esculturas totalmente congeladas, desde o balcão até as mesas. Como a temperatura permanece nos -15ºC, são disponibilizadas roupas apropriadas para os visitantes.

Mundo a Vapor

Já deu para ver que a cidade é a terra dos parques temáticos, né? Então, que tal conhecer mais um dos principais pontos turísticos de Gramado?

O Mundo a Vapor conta a história das locomotivas (tem até uma saindo pela janela da fachada) e possui a réplica da Olaria, siderúrgica alemã dos anos 40.

Reino do Chocolate

O Reino do Chocolate faz a fama de Gramado e é uma ode ao doce! Ao estilo da Fantástica Fábrica de Chocolate, o parque conta toda a história da guloseima, desde os tempos dos astecas, além de permitir que os visitantes assistam a uma produção em tempo real.

Se você quiser mais, tem um verdadeiro Mundo de Chocolate com mais de 200 peças esculpidas à mão, todas. É sua oportunidade de comer, por exemplo, uma Torre Eiffel todinha de chocolate!

Claro que a lista dos principais pontos turísticos de Gramado não é capaz de trazer todo o encanto que a cidade proporciona. Por isso, a dica é pegar este roteiro e conferir tudo de perto, adicionando as atrações que esta linda região abriga.

Para mais dicas de viagem, siga nosso perfil no Instagram!

Você está no blog da Buson. Temos em nosso site uma grande variedade de viações que fazem transporte de passageiros para cidades de todas as regiões do Brasil.

Em uma consulta rápida, você encontra o melhor horário e o menor preço de passagem de ônibus para o destino escolhido. Experimente!

Além de descobrir quais são os principais pontos turísticos de Gramado, aproveite para ver as nossas indicações de lugares para ir com os amigos e os destinos mais recomendados para comemorar a sua lua de mel.