Se quer conhecer lugares para viajar sozinha no Brasil e não sabe para onde ir, a Buson destaca diversas regiões para você esquecer da rotina e aproveitar ao máximo a sua viagem. 

Para você garantir um passeio tranquilo e inesquecível, a Buson oferece soluções modernas e ágeis na venda de passagens de ônibus. A plataforma disponibiliza mais de 250 empresas parceiras, que fazem cerca de 70 mil rotas. 

Conheça a seguir os melhores destinos que selecionamos para as mulheres que curtem viajar sozinhas. Conheça as nossas dicas, escolha o seu destino e faça as suas malas!

Importância de viajar sozinha

É cada vez mais comum encontrar mulheres viajando sozinhas pelo Brasil. Essa nova prática vem ganhando incentivo do Ministério do Turismo, para que as viajantes sintam-se seguras e confiantes durante as viagens. 

Se uma mulher procura destinos para viajar sozinha no Brasil, terá a oportunidade de buscar autoconhecimento, enquanto se lança no seu roteiro. 

Além disso, a viajante terá mais liberdade e autonomia para fazer o que deseja durante o seu passeio. Dessa forma, a viagem poderá proporcionar novas experiências e autoconfiança. 

Compre na Buson a passagem de ônibus para Belo Horizonte.

Dicas para uma viagem solo

Se você vai viajar sozinha pela primeira vez ou já mantém esse hábito, sempre vale a pena seguir algumas dicas para a sua viagem sair conforme o planejado. 

Os destinos para viajar sozinha no Brasil podem ser convidativos. Por isso, confira algumas dicas que a Buson separou para ajudar você. 

  • Escolha a hospedagem, conforme os seus objetivos e possibilidades;
  • Leve, pelo menos, duas fontes de dinheiro: em espécie e um cartão de crédito para eventualidades ou emergências;
  • Como medida de segurança, informe a sua família ou amigos sobre sua viagem;
  • Leve na bagagem somente o necessário, para não acumular muitas malas;
  • Não esqueça os seus documentos pessoais, como a identidade com foto ou passaporte para uma viagem internacional;
  • Ao chegar no destino, procure interagir com as pessoas do lugar para conhecer dicas e sugestões de passeios;
  • Conheça a cidade e não deixe de visitar os principais pontos turísticos.

Mulheres listam 5 lugares para viajar sozinha

1- Bonito (MS)

Bonito (MS) - lugares para viajar sozinha

Raquel nos enviou uma foto de Bonito (MS)

A carioca Raquel do Carmo Sampaio, 33 anos, nos indicou a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Já escrevemos algumas vezes sobre o lugar – e também sobre Nobres, um recanto tão paradisíaco como Bonito.

A jovem explica porque resolveu fazer a viagem até o Centro-Oeste. “Eu escolhi Bonito, porque tenho preferência por viagens que me coloquem em contato com a natureza. Tirei férias em fevereiro e há alguns meses vinha pesquisando alguns destinos. Como a passagem e hospedagem estavam com um bom preço, achei que era o momento perfeito para conhecer Bonito”, conta Raquel.

Como foi viajar sozinha?

A cidade tem uma infinidade de opções. Ficar sozinha não foi problema porque durante os passeios tem pessoas de todos os lugares e idades, você acaba conversando e interagindo bastante.

Onde ficar?

No Che Lagarto! O hostel é excelente e depois de um dia de passeio eu já ficava feliz de ficar na área da piscina batendo papo com outras pessoas.

Como chegar de ônibus:

A Viação Cruzeiro do Sul faz a rota entre Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul, até Bonito, são aproximadamente 300 km.

2 – Inhotim – Brumadinho (MG)

Inhotim - lugares para viajar sozinha

A carioca também esteve no Inhotim

Raquel ainda conta que o ponta pé inicial para começar a viajar sozinha foi quando conheceu o Inhotim, parque botânico e cultural, localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte. Veja aqui como chegar até lá.

“Você precisa de dois dias para conhecer o museu inteiro, é um passeio maravilhoso. Um lugar mágico! Eu estava muito fascinada e feliz por fazer tudo no meu ritmo. Gosto muito de viajar acompanhada, mas no Inhotim eu me senti bem sozinha, porque não tinha ninguém para reclamar de fome, sede, cansaço, calor, dor no pé… e eu andei muito, muito mesmo! É o tipo de lugar que voltarei sempre que puder”, revelou Sampaio

3 – Cambará do Sul (RS)

Uma das histórias que se repetem pelas mulheres ao serem questionadas sobre os motivos pelos quais elas viajam sozinhas é a vontade de se conhecer melhor embarcando para um destino diferente, como é o caso da paulistana Aline Rodrigues, de 29 anos.

“Sempre viajo com meu marido, mas o período de férias dele não bateu com o meu. Como ele tirou poucos dias, eu terei um restinho de férias sozinha. E pensei, por que não?”, contou.

Planejando

Aline revela que gostaria de realizar alguns desejos antes de completar 30 ano de idade. Então, escolheu Cambará do Sul e outros destinos da Serra Gaúcha para completar o roteiro e viajar sozinha. Ainda em planejamento, a expectativa dela é alta. A paulistana irá contar sua experiência pela região em seu blog, Uma Sul Americana.

Sobre o lugar

Cambará do Sul é a porta de entrada de importantes parques nacionais: Aparados da Serra e da Serra Geral. O que surpreende no local são os cânions, alguns paredões tem aproximadamente 900 metros de altura, com 7 km de extensão. Além disso, o local é permeado de vegetação de Mata Atlântica, rios e cachoeiras.

4 – Rio de Janeiro (RJ)

Arpoador - lugares para viajar sozinha

Pôr do sol no Arpoador (RJ)

Um dos lugares mais indicados pelas mochileiras para viajar sozinha foi a Cidade Maravilhosa. Já citamos o Rio de Janeiro algumas vezes por aqui, mas a matéria que mais fez sucesso foi sobre os lugares alternativos cariocas.

Além dos lugares diferentes, a nossa dica é passear por pontos turísticos no centro do Rio, como a rua da Glória e Catete. Outro passeio que não pode faltar é assistir o pôr do sol no Arpoador. E, lógico, se você nunca foi, deve ir até a Confeitaria Colombo tomar um café da manhã colonial ou comer um doce típico da culinária portuguesa.

Onde ficar?

No Rio de Janeiro é muito difícil sentir-se sozinha, ainda mais se você optar por ficar em um hostel. Assim como em Bonito (MS), recomendamos o Che Lagarto. No local você terá a chance de conhecer muitas pessoas de fora do país, como europeus e argentinos, que adoram ficar hospedados lá. Você pode optar por ficar em Ipanema ou em Copacabana.

5 – Região dos Lagos (RJ)

A paulistana Rita Antunes, de 33 anos, é especialista em viajar sozinha. Inclusive compartilha as suas experiências de viagens no Andanças Trip. “Decidi compartilhar algumas andanças com o objetivo de incentivar as mulheres que nunca viajaram e possuem o desejo de viajar sozinhas”, conta Rita.

Rita nos recomendou a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. “Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo são destinos fantásticos cheios de infraestrutura, com natureza exuberante e praias lindíssimas que não deixam a desejar em nada a grandes destinos do mundo”, revelou.

Veja um texto que escrevemos aqui sobre Arraial do Cabo.

Outros destinos para uma viagem solo

Você também pode fazer uma viagem solo para qualquer lugar, mas vale a pena pesquisar os melhores lugares para viajar sozinha no Brasil. Outros destinos devem proporcionar relaxamento, lazer e segurança. Vocẽ pode viajar para alguns lugares, como:

  • Pipa, RN;
  • Foz do Iguaçu, PR;
  • Florianópolis, SC;
  • Jericoacoara, CE;
  • Salvador, BA;
  • Ilha Grande, RJ;
  • Recife, PE;
  • São Paulo, SP;
  • Maceió, AL;

Conte com as soluções da Buson para comprar a sua passagem de ônibus e conhecer os lugares para viajar sozinha no Brasil. Aproveite e conheça as nossas passagens de ônibus em promoção e aproveite ao máximo a sua viagem!

Encontre a passagem de ônibus para Caldas Novas e a passagem de ônibus para o Rio de Janeiro.

Leia também:
As 10 melhores praias do Espírito Santo
Conheça 8 trilhas no Rio de Janeiro e veja a cidade por outros ângulos