Cosmopolita e culturalmente efervescente, a capital do Amazonas, já foi merecidamente chamada de “Paris Brasileira”. Mais do que a porta de entrada para a majestosa Floresta Amazônica, os principais pontos turísticos de Manaus vão te surpreender. Está pronto para conhecer tudo isso?

Manaus tem intensa vida cultural e arquitetônica, gastronomia brilhante e, claro, natureza abundante. Ou seja, o visitante tem muito o que conhecer em uma viagem à cidade, inclusive, parques, rios, restaurantes, museus, teatros, entre outras atrações.

A cidade pode não aparecer como a primeira opção de muita gente e é por isso que acaba surpreendendo os turistas que viajam ao Norte do país. Existe ainda a possibilidade de ficar hospedado no meio da mata e vivenciar momentos incríveis.

Separamos aqui alguns dos principais pontos turísticos de Manaus. Obviamente, há muito mais o que ver na cidade, mas a lista já dá uma ideia da grandiosidade da Paris Brasileira.

Você está no blog da Buson. Somos uma plataforma em que apresentamos um amplo catálogo de viações que operam rotas de Norte a Sul do Brasil. Pesquise os horários disponíveis e compre sua passagem de ônibus online!

Conheça os principais pontos turísticos de Manaus

Tentamos separar algumas das principais atrações de Manaus para agradar a todos os gostos, então basta escolher quais são os seus preferidos ou aproveitar para conhecer todos eles.

Centro Histórico

Começamos nossa lista de principais pontos turísticos de Manaus com a sugestão do Centro Histórico, cujas ruas abrigam construções centenárias que – literalmente – contam a história da cidade.

Os prédios possuem traços medievais, neoclássico, barroco, clássico e renascentista. Além do icônico Teatro Amazonas (que entra em nossa lista de sugestões logo abaixo), estão no centro histórico:

  • Palácio da Justiça;
  • Palacete Provincial;
  • Igreja de São Francisco.

Teatro Amazonas

Outro destaque dentre os principais pontos turísticos de Manaus, o Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896, no auge do ciclo da borracha.

O local recebe grandiosos espetáculos musicais, ópera, dança, festivais, orquestras, corais, entre outros eventos e apresentações.

Mercadão (Mercado Municipal Adolpho Lisboa)

O Mercado Municipal, popularmente conhecido como o Mercadão de Manaus, foi inspirado no antigo Les Halles, de Paris.

Construído em estilo art noveau, ele fica às margens do Rio Negro e comercializa produtos regionais, entre alimentos, especiarias e artesanato.

Centro Cultural Palácio Rio Negro

Construído em 1910, no final do ciclo da borracha, o local tem arquitetura inspirada nos palácios italianos.

Ele funciona como centro cultural e recebe exposições temporárias.

Largo São Sebastião

Muito parecido com o calçadão de Copacabana, mas construído antes dele, o Largo São Sebastião foi inspirado no belo encontro dos rios Negro e Solimões e pode ser uma ótima pedida para quem quer ficar mais perto das belezas naturais da região

Praia da Ponta Negra

Praia fluvial do Rio Negro fica a menos de 15 km do centro e é um dos principais pontos turísticos de Manaus.

Seu calçadão é cheio de atrações como, por exemplo, restaurantes, mirantes e anfiteatro. Aproveite para apreciar um drink e ver o pôr do sol.

Museu da Amazônia (Musa)

Esse local é praticamente um museu vivo e fica na Reserva Adolpho Ducke.

O museu conta com biblioteca, laboratórios, aquários, 3 km de trilhas e uma torre com vista para todo o parque. Lá, fica também o Jardim Botânico Adolpho Ducke.

Praia da Lua

Considerada a melhor de Manaus por publicações especializadas, a praia da Lua tem, literalmente, o formato do satélite natural.

É acessível somente por barco ou lancha e fica a cerca de 23 km da cidade.

Catedral Metropolitana

Um dos mais famosos e importantes pontos turísticos de Manaus, a Catedral Metropolitana foi construída no século XIX.

Apesar da fachada simples, a igreja é gigantesca, em estilo barroco, com pintura externa branca e detalhes em amarelo. Ao redor, tem a Praça da Matriz, com árvores e bancos para descanso.

Museu do Seringal Vila Paraíso

Se as construções imponentes do centro justificam a alcunha de Paris Brasileira, o Museu do Seringal é uma viagem pelo tempo, até chegar ao ciclo da borracha.

Lá você conhecerá todo o processo econômico, desde a extração, passando pelos instrumentos e técnicas. O local serviu de cenário para o filme português “A Selva”, de 2002.

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Mais do que um dos principais pontos turísticos de Manaus, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia é uma ode a quem vive e cuida desse patrimônio mundial.

Ali, estão reunidas informações e exposições valiosas sobre Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Suriname e Peru.

Ponte Rio Negro

Um dos principais e mais bonitos pontos turísticos de Manaus, a Ponte Rio Negro foi inaugurada em 2011.

Ainda que recente, é considerada uma das construções grandiosas da capital amazonense. Tanto que é a segunda maior ponte sobre um rio no mundo, com 3,5 km de extensão.

Parque do Lago Janauari

Apesar de não ficar exatamente em Manaus, mas no município vizinho de Iranduba, não dá para deixar o Parque do Lago Janauari de fora da lista de atrações turísticas.

Ali, dá para ver de perto a vitória-régia, planta símbolo da Amazônia, além dos igarapés formados na cheia do rio e uma comunidade ribeirinha.

Encontro dos rios Negro e Solimões

Por fim, mas não menos importante, o incrível encontro dos rios Negro e Solimões, fenômeno grandioso que atrai turistas do mundo inteiro.

As águas escuras do rio Negro se juntam às barrentas do Solimões, cuja cor se deve à velocidade com a qual desce dos Andes. Ambos seguem juntos por quilômetros até, finalmente, formarem o rio Amazonas.

Essa lista dos principais pontos turísticos de Manaus vai te ajudar a planejar a sua próxima viagem. A bela capital amazonense tem muito o que oferecer, com muita cultura, gastronomia e história. Aproveite!

Você sabia que existe uma forma de economizar nas suas passagens de ônibus? Basta pesquisar os destinos escolhidos com antecedência e então terá acesso as melhores promoções. Consulte aqui!