O que fazer no Piauí? Veja 10 dicas para o seu roteiro

Entre praias, gastronomias e cultura, são vários os motivos para colocar o estado na sua lista de desejos

Quando planeja uma viagem ao Nordeste, já considerou visitar o Piauí? Não? Pois, deveria! O estado pode até ter o menor litoral da região, mas é rei em provar que tamanho não é documento. Sem falar na cultura, gastronomia e história.

Se você não sabe o que fazer no Piauí, confira aqui 10 dicas para construir um roteiro invejável.

O litoral do Piauí tem 66km de extensão e é o menor do país, mas o estado fica entre Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses, então já dá para perceber o que as pequenas praias oferecem, né? E não só isso!

O Piauí integra a Rota das Emoções, criada em 2005 para impulsionar o turismo na região entre Jeri e Lençóis.

Além das praias, o estado favorece a imersão na natureza, inclusive conhecendo espécies quase extintas, sítios de pinturas rupestres e uma ampla riqueza cultural, em especial, as rendeiras e uma gastronomia impecável.

Então, vamos saber o que fazer no Piauí com 10 dicas para o seu próximo roteiro?

Você pode se deslocar pelo estado de carro ou de ônibus. Pesquise as diversas rotas, encontre os melhores horários e compre a sua passagem de ônibus online com total segurança!

10 dicas do que fazer no Piauí

O estado tem poucas, mas belas praias com tons de azul turquesa, trilhas incríveis e uma gastronomia que mescla influências indígenas e africanas. Tudo isso atribui ao Piauí características singulares, que fazem o turista se apaixonar pela região.

Mirante da Ponte Estaiada

O Mirante da Ponte Estaiada é um dos cartões postais de Teresina, capital do estado. Portanto, uma das dicas imperdíveis do que fazer no Piauí. O local integra o Complexo Turístico Ponte João Isidoro França, inaugurado em 2010.

Do alto dos 95 metros de altura, você tem uma vista completa da cidade, desde a subida nos elevadores panorâmicos. Ainda dá para aproveitar as trilhas, o rio e outras atrações que o complexo oferece.

Palácio de Karnak

A bela construção é a sede do governo estadual, por isso, um dos principais pontos turísticos do Piauí. O prédio em estilo neoclássico não tem nenhuma relação com a cidade egípcia, mas o nome homenageia os construtores que o levantaram no século XIX.

Mercado Central São José de Teresina

Como visitar Teresina sem conhecer o Mercado Central São José? Se ainda não sabe o que fazer no Piauí, insira uma visita ao local para mergulhar na cultura regional, comprar artesanatos e provar os petiscos típicos da região.

Descubra quais os horários disponíveis e compre sua passagem de ônibus para Teresina aqui!

Delta do Parnaíba

Lembra que comentamos sobre o Piauí integra a Rota das Emoções? Pois é, um dos responsáveis é o Delta do Parnaíba, região a 335 km de Teresina, no norte do estado. O arquipélago fica na divisa com o Maranhão e conta com cinco saídas para o mar.

O passeio passa pelas cinco barras (Barra de Igaraçu, Barra das Canárias, Barra do Caju, Barra da Melancieira e Barra do Tutóia). Lá, você pode assistir ao encontro da água doce com o mar, além de apreciar espécies como o macaco prego e o jacaré de papo amarelo.

Parque Nacional da Serra da Capivara

Essa é para os amantes da Pré-História! Na sua lista do que fazer no Piauí, inclua um passeio pelo Parque Nacional da Serra da Capivara, onde está a maior concentração de pinturas rupestres do mundo.

São mais de 30 mil inscrições a céu aberto, em meio a um cenário árido. Além das pinturas, vale conhecer o Museu da Natureza, cuja arquitetura chama a atenção pelo formato em espiral montado em estrutura metálica.

Parque das Sete Cidades

Localizado a 157 km da Serra da Capivara, o Parque das Sete Cidades também reúne um conjunto considerável de pinturas rupestres. Logo, os dois parques nacionais, juntos, constituem o maior acervo mundial.

Ainda no parque, que fica entre cerrado e caatinga, o visitante conhece sete grupos de rochas diferentes, além de monumentos esculpidos pelos elementos da natureza. Além das pinturas rupestres, vale destacar as cachoeiras, trilhas e o olho d ‘água para refrescar.

Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

O que fazer no Piauí para refrescar as altas temperaturas? Visitar o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, lar da mais famosa cachoeira do estado. Além da queda d’água, que você pode conhecer pela passarela com 400 metros de extensão, há muito mais no parque.

Por exemplo, as cachoeiras do Xixá e dos Almeidas, formações rochosas e o fenômeno da piracema. Os peixes fogem da correnteza saltando as pedras, em busca de nascentes para desovar, de janeiro a abril.

Praia de Barra Grande

Vamos começar a falar de praias? Na sua lista do que fazer no Piauí, jamais exclua a praia de Barra Grande, paraíso do windsurf. O mar azul de águas rasas contrasta com a areia branca e os rios que formam lagoas.

Na vila, uma vida noturna agitada, com comércio, pizzarias, bares e restaurantes.

Praia da Pedra do Sal

Ainda no litoral, a praia da Pedra do Sal também é ideal para surfistas. De fácil acesso, ela é dividida por um paredão de pedras e, de um lado, fica o setor de ondas fortes. Do outro, o mar manso.

Ou seja, a praia agrada aos surfistas e a quem quer só curtir a tranquilidade que uma linda praia pode proporcionar. Aproveite a região para recarregar suas energias e fazer várias fotos para registrar as férias incríveis pelo Piauí.

Praia do Coqueiro

Encerrando nossa lista do que fazer no Piauí, a praia do Coqueiro é considerada uma das mais bonitas do estado. Com boa infraestrutura, ela atrai praticantes do kitesurf devido ao vento. Porém, não só isso!

As águas cristalinas e os arrecifes formam belas piscinas naturais. Além disso, a praia reúne história e cultura, com museus e festejos típicos.

E aí, depois de saber tudo o que fazer no Piauí, já incluiu o estado na sua wishlist para o Nordeste?

Quem optar por viajar de ônibus pelo Piauí pode aproveitar o nosso site para pesquisar vários destinos e comprar a sua passagem de ônibus online para conhecer algumas das regiões mais belas do país.

Rolar para cima