Quando ir aos Lençóis Maranhenses, o deserto cheio de lagoas?

Os Lençóis Maranhenses são um dos cartões postais do estado nordestino e não é difícil saber por que. O único deserto cheio de lagos no mundo tem uma verdadeira imensidão de dunas desenhadas por lagos de águas verdes e azuis.

Porém, é importante saber quando ir aos Lençóis Maranhenses para aproveitar a região em toda a sua plenitude.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica no norte do Maranhão, ocupando área equivalente à grande São Paulo. A parte mais visitada é a dos Grandes Lençóis, mas os Pequenos Lençóis, a sudeste da região, também são bem bonitos.

É importante destacar que, ao contrário de vários destinos, o período chuvoso é a melhor época para visitar o parque. Por isso, saber quando ir aos Lençóis Maranhenses é fundamental para encontrar lagoas cheias e bonitas como se vê nas fotos.

Se você considera visitar os Lençóis Maranhenses de ônibus, saiba que a Buson é uma plataforma especializada na comercialização de passagens online. Aqui em nosso site você encontra uma lista de empresas que fazem esse trajeto a partir de diversos destinos e pode fazer a sua compra com total segurança.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses?

A região dos Lençóis possui duas estações definidas, sendo a chuvosa, de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro.

As lagoas entre as dunas ficam mais cheias até o final da estação chuvosa, e também, um pouco depois dela. Mas, conforme a estiagem avança, elas vão secando, até chegar ao nível mais baixo no mês de novembro.

Normalmente, a temporada de chuva vai de janeiro a junho, especialmente entre os meses de fevereiro a maio. As lagoas enchem, transformando a paisagem em um verdadeiro paraíso.

Para aproveitar o auge da cheia, o ideal é visitar os Lençóis nos meses de abril e maio. Porém, ainda há a possibilidade de pegar muitos dias de chuva durante a viagem.

Logo, buscar informações sobre quando ir aos Lençóis Maranhenses para pegar dias de sol e lagoas cheias, prefira seguir viagem entre os meses junho, julho e agosto. Entretanto, é importante deixar claro que o regime de chuvas na região não é exato, isto é, pode variar de um ano para o outro. Portanto, vale se informar com a administração do parque.

Quando não ir aos Lençóis Maranhenses?

Esta não é uma regra a ser seguida, mas o pior período para visitar os Lençóis Maranhenses é de novembro a abril. Estes são os meses que marcam o auge da seca, logo, é quase impossível pegar lagoas cheias.

Exceto na região de Santo Amaro, onde há lagoas maiores e com maior probabilidade de estarem cheias no período.

Se sua viagem só pode ser realizada neste período, não desanime! Dá para investir nas praias, como Caburé e Atins. Ainda dá para ver dunas, só que sem água.

É bom salientar que, apesar de o melhor período para ir aos Lençóis Maranhenses seja de maio a setembro, a unidade é aberta a visitação o ano inteiro, das 08:00 às 18:00.

Variação do nível das lagoas nos Lençóis Maranhenses

Confira uma tabela publicada pelo ICMBio que pontua os períodos de cheia das lagoas e as atividades recomendadas em cada época do ano.

Maio a agosto – nível alto

O período chuvoso chega a quatro meses de chuvas intensas, com as lagoas e rios do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no nível d’ água máximo.

Isso propicia conhecer a imagem que é símbolo dos Lençóis Maranhenses: as lagoas coloridas, cercadas pelas dunas de areia branca.

E se, ao descobrir quando ir aos Lençóis Maranhenses, você optar por ir nesta época, as atividades recomendadas são:

  • Recreação na água, nadar;
  • Contemplação de lagoas e dunas;
  • Caminhadas.

Setembro a outubro e fevereiro a abril – nível médio

Conforme o avanço da estiagem, as lagoas começam a secar pela ação do sol e do vento.

Nesta época, as lagoas não estão tão cheias, mas ainda permitem recreação na água, ainda que limitada.

A paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses muda nesses meses, uma vez que as lagoas diminuem de tamanho e profundidade. Também aumenta a presença de algas e vegetação aquática.

Quando o período chuvoso começa, as lagoas ficam com nível médio enquanto enchem. Porém, costuma chover diariamente nesta época.

O que dá para fazer ao ir aos Lençóis Maranhenses nesses meses é:

  • Recreação na água (limitada);
  • Contemplação de lagoas e dunas;
  • Caminhadas.

Conheça mais lugares legais para viajar pelo Brasil!

Novembro a janeiro – nível baixo

O auge do verão é, também, o período de estiagem que, na verdade, vai de junho a janeiro. Nesses meses, as lagoas e rios temporários secam ou apresentam nível baixo de água.

As lagoas cedem lugar às pastagens e várzeas formadas sobre o solo úmido. A recreação na água passa a ser possível apenas nas regiões perenes, como as do Peixe e da Esperança.

Mesmo que você veja quando ir aos Lençóis Maranhenses e só consiga visitar a região nessa época, as atividades recomendadas são:

  • Recreação na água das lagoas perenes;
  • Contemplação de dunas;
  • Caminhadas.

Ao entender melhor quando ir aos Lençóis Maranhenses, saiba que, além da importância das chuvas, vale saber o período de alta temporada.

Em julho e agosto, temos as férias escolares e do hemisfério norte, respectivamente, quando a região recebe turistas brasileiros e estrangeiros. Em setembro, temos a temporada de kitesurf, movimentando a região. Ou seja, nesses períodos mais badalados é possível encontrar valores mais altos para alimentação e hospedagem. Fique atento!

Se você já se decidiu por visitar os Lençóis Maranhenses nas suas próximas férias, é hora de planejar sua viagem, escolher as datas e encontrar a melhor oferta de passagem e hospedagem. Quanto antes fizer as reservas, maior será a economia.

A Buson também está no Instagram, siga nosso perfil e acompanhe as novidades e promoções de passagens de ônibus!

Agora que você já sabe quando ir aos Lençóis Maranhenses, leia aqui também:

Veja dicas de roteiros para comemorar a lua de mel

Conheça alguns dos pontos turísticos do Centro-Oeste

Rolar para cima