Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, a atração turística se divide entre os territórios brasileiro e argentino
Essa é uma imensidão de água cuja beleza é difícil de colocar em palavras, tudo isso em um dos maiores trechos da vegetação original da Mata Atlântica do Alto Paraná. A região abriga mais de 200 espécies de aves, 45 mamíferos e 800 de borboletas.
Uma das regiões mais bonitas do Brasil atrai turistas de diversas nacionalidades. Porém, muitos não sabem em que cidade está localizado o Parque Nacional do Iguaçu.
O turismo sustentável é uma das marcas da região, reconhecida como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco e que abrange o território de dois países: Brasil e Argentina.
Por isso, o mais certo não é perguntar em que cidade está localizado o Parque Nacional do Iguaçu, mas sim em quais locais ele está. Mesmo porque tanta beleza é difícil caber em um lugar só.
Aqui na Buson, temos empresas de ônibus parceiras para transporte de passageiros para cidades de todo o país. Se você pretende visitar o Parque do Iguaçu, pesquise já as rotas disponíveis e compre a sua passagem online.
Em que cidade está localizado o Parque Nacional do Iguaçu?
Como já explicamos acima, o parque está dividido entre dois países. Isso indica que a sua localização é em uma cidade brasileira, em Foz do Iguaçu, e em Puerto Iguazu, em território argentino.
Do lado brasileiro, a unidade de conservação está no oeste do Paraná, mais precisamente em Foz do Iguaçu. Lá, estão as Cataratas do Iguaçu e os mais significativos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul.
Na Argentina, o Parque Nacional Iguazu fica na cidade de Puerto Iguazu, que faz fronteira com Foz do Iguaçu. O parque argentino foi criado em 1934 para, além de proteger as cataratas que, também, são vistas de lá, conservar a biodiversidade.
No Brasil, o parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em novembro de 1986, ele recebeu o tombamento como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Dois anos antes, o mesmo título foi concedido ao parque argentino.
O que fazer no Parque Nacional do Iguaçu?
Agora que você sabe em que cidade está localizado o Parque Nacional do Iguaçu, é hora de conhecer todas as atrações que ele oferece. Sem dúvidas, a estrela maior fica para as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo. Ao todo, são 275 quedas cujo barulho ensurdecedor é proporcional à beleza do lugar.
Elas são mais amplas do que as Cataratas Victoria, na África, e maiores do que as de Niágara, nos Estados Unidos, e recebem mais de um milhão de visitantes por ano.
Uma passarela rodeia as cataratas, com mirantes estrategicamente posicionados para avistar as quedas. Também dá para fazer um passeio de barco que te leva diretamente às cascatas.
Como fica em área de conservação ambiental, o Parque Nacional do Iguaçu preserva a vegetação que rodeia as Cataratas. São mais de duas mil espécies de plantas e 400 de aves vivendo no local.
Para visitar as cataratas, são disponibilizados dois circuitos:
- Inferior: são as passarelas que passam pela parte baixa das quedas;
- Superior: por sua vez, o visitante passeia sobre a queda de água.
Também há um elevador panorâmico, além de restaurante/bar e lojinha de lembranças do parque.
Além das cataratas e do arco-íris eterno, existem outros atrativos no Parque Nacional do Iguaçu. Entre eles, podemos citar:
- Centro de Visitantes;
- Linha Martins;
- Parque das Aves;
- Trilha do Poço Preto;
- Salto do Macuco;
- Trilha das Bananeiras;
- Rafting;
- Cachoeirismo;
- Praça e Estátua de Santos Dumont.
Dois terços das Cataratas estão do lado argentino, incluindo a Garganta do Diabo, a queda mais alta.
Para visitar os lados argentino e brasileiro, é necessário comprar dois ingressos, uma vez que a administração é diferente em cada parque.
O Parque Nacional do Iguaçu fica aberto para visitação pública de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Vale lembrar que há limitação de público por hora, logo, é necessário agendar o dia e o horário da visita.
Além disso, a compra está sujeita à disponibilidade de vagas. Porém, não há qualquer restrição de idade para o passeio.
Proteção do parque
Ao descobrir em que cidade está localizado o Parque Nacional do Iguaçu, entenda que a região segue um rígido processo de proteção binacional. Brasil e Argentina implementaram programas de preservação da fauna e da flora.
Uma legislação rigorosa fiscaliza caça predatória e clandestina, extração de madeira e palmito juçara, além do uso de agrotóxicos.
Aproveite a sua visita para fazer belas fotos e eternizar boas lembranças.
O que fazer em Foz do Iguaçu?
Você já sabe em que cidade está localizado o Parque Nacional do Iguaçu, então já é possível planejar seu roteiro para aproveitar as atrações de Foz do Iguaçu.
A cidade faz fronteira com o Paraguai e a Argentina, o que amplia as possibilidades de passeio.
No Paraguai, você pode fazer compras em Ciudad del Este, com ônibus saindo do Terminal Rodoviário ou em pontos distribuídos pela cidade.
Foz também tem uma das maiores comunidades árabes do Brasil, portanto, vale experimentar a cozinha típica na Av. Juscelino Kubitscheck, como doces e shawarma.
Outras atrações importantes são o Marco das Três Fronteiras e a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Já na Argentina, além das Cataratas, vale a pena visitar Puerto Iguazu, cidadezinha bem charmosa.
Além de passear pelo centro e passar um tempo nos bares ou restaurantes, visite a Feirinha de Puerto Iguazu, um mercado popular com comidas, doces e vinhos argentinos. Ah, tome cuidado com as falsificações, principalmente dos doces Havanna.
E então, depois de saber em que cidade está localizado o Parque Nacional do Iguaçu, está animado para conhecer o local?
Saiba que se você se planejar e comprar sua passagem de ônibus online com antecedência é possível encontrar valores mais baixos.
Aqui no blog da Buson, assim como em nosso Instagram, sempre apresentamos curiosidades interessantes de importantes pontos turísticos brasileiros.
Desta vez você pode entender em que cidade está localizado o Parque Nacional do Iguaçu. Aproveite e veja também: