A capital potiguar tem importantes atrações gastronômicas, culturais e de lazer
Você já conhece Natal? Ainda que já tenha visitado a cidade, saiba que a capital do Rio Grande do Norte sempre se reinventa. Isso significa que sempre é tempo de organizar um passeio para lá.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer por lá, reunimos aqui doze dos principais pontos turísticos de Natal.
A cidade, para começar, é bem tranquila, ainda que seja uma capital de estado. Dotada de belas paisagens, está entre os destinos mais procurados no Nordeste brasileiro, em especial, no quesito praias.
Além de um litoral deslumbrante, a cidade respira história e cultura, preservando as tradições do povo nordestino. É possível chegar à cidade de avião, carro ou ônibus.
Se você for de ônibus, pesquise aqui na Buson os diversos horários disponíveis e as empresas que operam as rotas que vão até o Terminal Rodoviário de Natal e compre sua passagem online!
Conheça alguns dos pontos turísticos de Natal
A Capital do Sol, uma das diversas formas como Natal é conhecida, tem lindas praias, locais históricos e uma culinária potiguar que vai te encantar. Veja abaixo algumas atrações da cidade.
Praia de Ponta Negra
Ponta Negra é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos de Natal. A praia mais famosa da cidade tem paisagem belíssima, com faixa de areia extensa, vegetação e orla movimentada.
Nela, o visitante encontra boas opções de quiosques, restaurantes e bares. A praia ainda atende a todos os perfis, uma vez que, ao longo de sua extensão, o mar varia de ondas fortes para surfistas à tranquilidade para famílias com crianças.
Praia dos Artistas
A praia dos Artistas fica na região central da cidade, característica que a coloca entre as opções mais acessíveis de orla de Natal. Por isso, ela é mais frequentada por moradores, oferecendo uma excelente infraestrutura e um ambiente mais familiar.
Ali pertinho, fica o Centro de Artesanato, uma das maiores lojas da categoria na capital potiguar. Lá, você encontra peças bonitas de artesanato típico a preços justos.
Praia da Redinha
Esta praia, assim como a dos Artistas, é mais frequentada por moradores e, de quebra, ainda é própria para banho. Na região, também há o Mercado Público da Redinha que, entre outros itens, comercializa pratos típicos do Rio Grande do Norte.
Morro do Careca
Sem dúvidas, este é o principal cartão postal da cidade. O Morro do Careca é uma duna gigante, com 100 metros de altura, em plena Ponta Negra. Mas devido ao desgaste natural do local, além da ação humana, a visitação foi fechada.
Apesar de fechado para a visitação, ainda é possível apreciá-lo de longe e fazer um passeio de barco que contorna o Morro do Careca e, também, as falésias próximas.
Parque das Dunas
No coração da cidade temos o Parque das Dunas, um dos principais pontos turísticos de Natal e a segunda maior reserva natural da Mata Atlântica do país. O local tem trechos de mata virgem e mirante à beira da Via Costeira, de onde é possível apreciar o mar, as dunas e a própria capital potiguar.
Feirinha de Artesanato de Ponta Negra
No bairro de Ponta Negra, a Feirinha de Artesanato é puro charme. Considerada uma das melhores da cidade, lá tem peças diferenciadas produzidas por referências no artesanato local.
A feirinha também se destaca pela praça de alimentação que comercializa bons exemplares de comidas típicas potiguares.
Forte dos Reis Magos
O local é outro cartão postal da cidade. Construído em 1598, o forte tinha o objetivo de proteger a costa de piratas que vinham roubar madeira. Hoje, é um dos principais pontos turísticos de Natal.
No Forte dos Reis Magos, os turistas conhecem o desenho em formato de estrela, arquitetura e o acervo com objetos de época. Neste, o destaque vai para o Marco Colonial de Touros, a estátua mais antiga do país.
Museu de Cultura Popular
O museu fica no bairro da Ribeira, já na parte histórica de Natal. O espaço preserva a história e tradições nordestinas, com acervo que remete, por exemplo, à música, dança, religião e costumes locais.
Centro de Turismo
O local é um dos principais pontos turísticos de Natal, inclusive, por estar em uma das mais belas construções da cidade. Lá dentro, funciona uma feira de artesanato e, às noites de quinta-feira, acontece o Forró com Turista.
Centro histórico de Natal
O centro histórico da capital, ou Cidade Alta, é um dos mais ricos do Nordeste. Entre as atrações da região, se destacam:
- Igreja de Santo Antônio;
- Matriz de Nossa Senhora da Apresentação;
- Palácio Potengi;
- Beco da Lama;
- Museu de Arte Sacra.
Com toda certeza, você precisa incluir uma visita a Cidade Alta, um dos principais pontos turísticos de Natal.
Passeio pelo Rio Potengi
A navegação pelo Rio Potengi é feita de catamarã e permite conhecer algumas das principais atrações da cidade, como é o caso da Ponte Newton Navarro, além dos bairros à beira do rio. Se possível, faça o passeio ao entardecer, para apreciar o pôr-do-sol.
Visita ao Maior Cajueiro do Mundo
Ainda que o Maior Cajueiro do Mundo não fique bem na capital, é um dos principais pontos turísticos de Natal. Plantado há mais de 100 anos em Parnamirim, ocupa mais de 8 mil m² de área e produz cerca de duas toneladas de caju por ano.
Você pode se programar para visitar Natal em diversas épocas do ano. A cidade é sempre movimentada e a temperatura é excelente para quem deseja passar o dia curtindo seu belo litoral.
E aí, já conhecia algum destes principais pontos turísticos de Natal?
Se você pensa em tirar férias e visitar a região, a nossa dica é que faça o planejamento com antecedência e assim poderá aproveitar melhores preços em passagem de ônibus para Natal e também descontos em hospedagem.
Veja também: