A capital gaúcha, com sua bela orla revitalizada do Rio Guaíba, parques e centro histórico, pode ser considerada o principal  ponto de partida para muitas atrações da serra. Se você vai passar alguns dias pela cidade, confira aqui dicas de lugares para conhecer perto de Porto Alegre.

Afinal, basta alugar um carro ou contratar um transfer para conhecer as belezas de Gramado e Canela. Entretanto, há muito mais lugares para descobrir ali na região. Tudo vai depender do seu estilo e, também, de quem está contigo nessa viagem.

Separamos aqui alguns destinos que você pode fazer um bate e volta no final de semana ou mesmo prolongar suas férias. Ah, e aproveite para provar um típico churrasco gaúcho e o tradicional chimarrão!

Você não precisa dirigir para os destinos apontados abaixo. Pesquise e compre online a passagem de ônibus e aprecie a paisagem enquanto se desloca pelo interior do Rio Grande do Sul!

8 lugares para conhecer perto de Porto Alegre

É difícil selecionar todas as opções de destinos que ficam perto de Porto Alegre, porque elas são muitas e o texto não teria fim. Porém, para te ajudar, reunimos abaixo algumas boas sugestões de roteiro para que você possa aproveitar sua viagem pela região.

Nova Petrópolis (89 km)

Nova Petrópolis é um charme só! Conhecida como o “jardim da Serra Gaúcha”, justifica o apelido com seus parques, ruas arborizadas e praças. Sem falar no Labirinto Verde, no centro, com um verdadeiro zigue-zague de ciprestes.

Não é à toa que a cidade aparece no topo da nossa lista de lugares para conhecer perto de Porto Alegre. Nova Petrópolis integra a Rota Romântica, com construções em estilo alemão, herança da colonização alemã, cultura homenageada pelos parques Aldeia do Imigrante e Esculturas do Silêncio.

Ah, e Nova Petrópolis também é famosa pela malharia com preços mais baixos – uma ótima pedida para garantir roupas novas de frio, hein?!

Três Coroas (101 km)

Ela fica pertinho de Gramado e é excelente para quem gosta de esportes radicais. Só para a prática do rafting, no qual a cidade é referência, são três parques dedicados. Além disso, existem opções para quem adora outras atividades em contato com a natureza.

E, claro, também tem programa para quem não curte tanto adrenalina: o templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, o primeiro tibetano na América Latina, que fica no topo da montanha rodeado pelo verde e é um ótimo lugar para visitar e se sentir mais conectado tanto com a natureza quanto com seu interior O visitante que passar por Três Coroas poderá apreciar as pinturas e estátuas que reforçam a influência e a crença da cultura do Tibet.

Gramado (104 km)

Gramado e sua vizinha, Canela, são as estrelas da Serra Gaúcha e não podiam ficar fora dessa lista de lugares para conhecer perto de Porto Alegre. Marcadas pelas imigrações alemã e italiana, as duas cidades têm ruas muito bem cuidadas, parques e praças belíssimas.

Entre suas atrações estão a Rua Coberta de Gramado, o Lago Negro, a Catedral de Pedra, o Parque Caracol, o Mini Mundo, as fábricas de chocolate, os restaurantes e mais uma infinidade de coisas. Com certeza, é uma dobradinha imbatível para sua viagem!

São Francisco de Paula (120 km)

Que cidade gostosa e perfeita para um fim de semana tranquilo! O ambiente rústico, com casas de madeira, matas de araucária, lojinhas e restaurantes são o conjunto para aquela escapada rumo ao turismo rural em São Francisco de Paula. Sem falar no Largo São Bernardo.

Além do charme do centro, vale conferir as belezas naturais, como os parques das Oito Cachoeiras e das Cascatas, além da Reserva Ecológica Terra do Sempre.

A cidade fica ainda mais bonita no inverno, a estação ideal para experimentar sua gastronomia. Veja outras dicas de destinos para conhecer durante o período mais frio do ano!

Bento Gonçalves (123 km)

Bento Gonçalves é uma das cidades que compõem o Vale do Vinhedo, onde imperam as vinícolas e a cultura italiana. A ela se juntam os municípios de Monte Belo do Sul e Garibaldi.

Além das vinícolas, é impossível não se esbaldar nas deliciosas casas de massa. Ao optar por conhecer a região, que tal aproveitar um passeio muito legal? Experimente a Maria Fumaça, que leva a Garibaldi e Carlos Barbosa.

Também há o Caminho das Pedras, rota de 12 km que passa por belas paisagens, casas históricas e restaurantes deliciosos. Por essas e tantas outras razões que Bento Gonçalves merece sua atenção ao pesquisar por lugares para conhecer perto de Porto Alegre.

Pinto Bandeira (141 km)

Além dos vinhos, a região Sul também se destaca na produção de espumantes, na qual a cidade de Pinto Bandeira é rainha. As condições favoráveis para a produção estão na origem vulcânica do relevo ondulado e geografia de altitude.

Se você for casar em breve, aproveite a viagem para descobrir novos fornecedores e, quem sabe, economizar na sua festa.

Cambará do Sul (192 km)

Um pouquinho mais distante, mas ainda assim, uma viagem muito agradável, está Cambará do Sul, na região dos Cânions. As formações marcam a divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e mostram toda a força da natureza. Sendo assim, ela merece ser citada como um dos lugares para conhecer perto de Porto Alegre.

Ao todo, são mais de 30 cânions, o que faz da região o maior conjunto destas formações na América Latina.

O Parque Nacional de Aparados da Serra abriga o Cânion Itaimbezinho, enquanto o Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral. Ambos são as principais atrações da região que incluem, ainda, caminhadas, trilhas, rapel, passeios de bote e cavalgadas.

Sem falar nos belíssimos mirantes. Se for durante o inverno, ainda poderá presenciar  as nevascas que cobrem todo o cenário e o deixam ainda mais bonito.

Torres (200 km)

Já no litoral do Rio Grande do Sul, Torres tem algumas das praias mais bonitas do país, em especial a praia da Guarita, e por isso merece fazer parte da lista de lugares para conhecer perto de Porto Alegre

Localizada no parque de mesmo nome, a praia integra o conjunto de atividades que incluem trilhas e surf.

A cidade de Torres também oferece outros pontos turísticos como, por exemplo, a Ilha dos Lobos, que abriga os animais marinhos que dão nome ao lugar; o Morro do Farol e o Parque Estadual de Itapeva. O município ainda sedia o Festival Internacional de Balonismo.

Como você pôde ver, são diferentes opções  de lugares para conhecer perto de Porto Alegre. E aí, conhece alguma delas? Tem mais algum cantinho favorito ao lado da capital gaúcha?

Estas são as nossas dicas para você que pretende conhecer a capital gaúcha. Se for de ônibus, o planejamento com antecedência vai permitir encontrar as passagens mais baratas.

Para acompanhar as nossas dicas e informações relevantes para a sua próxima viagem, siga o nosso perfil no Instagram.

Além de destacar aqui alguns lugares para conhecer Perto de Porto Alegre, queremos que você veja: