Muitas pessoas tiram férias entre os meses de junho e julho para aproveitar as festas típicas que ocorrem em diversos destinos nacionais.

Em cada local do país, a festa junina apresenta uma característica típica da região, incluindo comidas, danças e brincadeiras realizadas durante as comemorações. Porém, nem todo mundo conhece os detalhes, principalmente aqueles que não moram no Norte ou Nordeste.

Cidades como Campina Grande, Mossoró e Caruaru recebem milhares de turistas, inclusive do exterior, e competem para oferecer a maior Festa Junina do Brasil. Com as ruas enfeitadas, diversas quadrilhas se apresentam durante os dias de celebração, com suas coreografias e várias brincadeiras, que atraem de crianças a idosos.

Como é um evento que se estende por todas as regiões do país, é muito comum que surja uma dúvida: qual é a dança típica de festa junina? Será que cada lugar tem uma dança diferente ou é sempre a mesma? É isso que vamos revelar neste artigo.

Aqui no blog da Buson, sempre apresentamos temas diversos que podem impactar na decisão de visitar ou não um determinado destino. Por exemplo, para quem deseja aproveitar as festas juninas nordestinas, abaixo temos algumas dicas bem legais:

Descubra qual é a dança típica de festa junina

O principal evento de dança da festa junina é a quadrilha, repleta de figuras caipiras, remetendo à roça e seus costumes. Entretanto, ela está muito longe de ser brasileira.

Acredite você ou não, a quadrilha possui origem francesa, e o termo quadrilha tem origem na palavra quadrille, surgida na França do século XVIII. Em sua origem, era um estilo de dança de salão praticada por quatro casais e era uma exclusividade da elite na Europa.

Agora você deve estar se perguntando como a quadrilha chegou ao Brasil e se tornou a dança típica de festa junina, né? Vamos te explicar!

A elite europeia chegou ao país por volta da década de 1830, que era o período da Regência, marcado por um ambiente completamente aristocrático. Naquele momento, a quadrilha rompeu as barreiras da Corte carioca e chegou ao povo, com forte impacto na cultura popular ao longo do século XIX e foi se popularizando no país.

Principais características da quadrilha

Apesar da festa junina ser bastante antiga no país e ter sido adaptada para a cultura de cada região, ainda permanecem algumas características básicas da quadrilha. O evento é uma celebração aos santos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro, com uma forte influência da colonização portuguesa.

Abaixo temos algumas curiosidades sobre a quadrilha, que representa a dança típica de festa junina. Confira!

Dança em pares

Uma das principais características da quadrilha é a dança em pares, a qual possui uma coreografia bastante específica e com vários personagens.

Normalmente, a quadrilha conta uma história que é representada por seus personagens durante a coreografia: dentre eles, estão presentes a noiva, o noivo, o padre, o juiz, os pais da noiva, os padrinhos, as rainhas da festa e os cangaceiros.

Além disso, outra característica básica da quadrilha da festa junina é o marcador, que tem a função de um orador, que anima e conduz a dança e sua história. É dele as famosas frases: “Olha a cobra! É mentira!” e “A ponte quebrou, já consertou!”, além de determinar os passos e convidar os personagens a se apresentarem em pares, regendo a apresentação.

Na quadrilha tradicional, os principais personagens são o noivo e a noiva, que irão celebrar o seu casamento e homenagear Santo Antônio, que é conhecido popularmente como o santo casamenteiro.

Veja aqui como ir a Campina Grande e prepare-se para uma das mais belas festas juninas do país!

Trajes caipiras

Outra característica principal da quadrilha, dança típica de festa junina, são os trajes caipiras.

Como eu já disse, a quadrilha remete à cultura caipira e à roça, e com isso, as roupas possuem detalhes em xadrez para os homens e estampas florais para mulheres, além do típico chapéu de palha. Remendos são bem-vindos para ambos!

Além disso, é possível encontrar outras características básicas como o bigode ou cavanhaque desenhados de forma manual nos homens e sardas e bochechas vermelhas para as mulheres. No cabelo, as meninas costumam usar tranças ou marias-chiquinhas, remetendo à ideia da roça e do que seria o “matuto”.

Nos casos das quadrilhas juninas que participam de competições, festivais e concursos, as roupas são mais elaboradas, com vestidos cheios de camadas e maquiagens mais glamourosas. Mas, claro, essas características dependem da região do país e da cultura local.

Músicas típicas e caipira

Não tem como falar de festa junina e não pensar nas músicas típicas da festividade. Normalmente, as canções são caipiras e contam com instrumentos como viola, sanfona, zabumba e triângulo.

Estes instrumentos são associados a ritmos como sertanejo e forró, ou ainda, o forró pé-de-serra e o baião, típico da região Nordeste.

Contudo, em cada região a música pode ser diferente. No Norte do país, por exemplo, os ritmos musicais das quadrilhas são a toada do bumba meu boi e o carimbó, muito presentes nos estados do Pará e do Amazonas.

Festa junina e turismo

As festas juninas são tão significativas no Brasil que fazem parte do turismo e do patrimônio cultural nacional, movimentam a economia do país e geram milhares de empregos. Os destinos mais badalados ficam lotados!

Podemos citar como exemplo dessa importância a Festa Junina de Campina Grande, no estado da Paraíba. Ela é considerada a maior do mundo.

Apenas em 2019, foram realizados 103 eventos em 15 estados diferentes do país, movimentando o turismo e a economia local. Na época, foram investidos cerca de R$ 4 milhões para a realização das festas, difundindo a quadrilha como parte da cultura nacional.

Depois de entender a magnitude do evento e descobrir qual é a dança típica de festa junina, deu vontade de aproveitar uma destas celebrações famosas? Você pode pesquisar entre os diversos destinos e escolher aquele que está ao seu alcance.

Em seguida, aqui na Buson, você pode pesquisar as rotas disponíveis para o destino escolhido e comprar sua passagem de ônibus online com as melhores condições. Quanto maior for a antecedência, maiores serão as chances de encontrar os menores preços.

Se você estiver no Instagram, aproveite para seguir o nosso perfil e receba as nossas novidades em seu feed.

Além de saber qual é a dança típica de festa junina, veja aqui o que tem para fazer no Piauí e os passeios imperdíveis disponíveis em Maceió.