Algumas das informações sobre as festas juninas no Nordeste podem te surpreender e te motivar a participar deste grande evento. Seja para curtir o forró, as diversas comidas típicas ou ainda para conhecer novas pessoas, elas atraem milhares de turistas aos estados da região.
Quer conhecer algumas curiosidades das festas juninas no Nordeste? Já vamos adiantando: cuidado, você pode se apaixonar!
Claro, as festividades são incríveis por todo o país. Em Minas Gerais, por exemplo, tem comidas típicas deliciosas, e até o Sul do Brasil tem grandes eventos.
Porém, é no Nordeste que você vai encontrar a maior tradição e as melhores festas juninas de todo o Brasil.
Foi por isso que trouxemos várias curiosidades das festas juninas no Nordeste para contar para você!
Você pode se interessar também por:
Se essa for a sua primeira visita ao site da Buson, saiba que somos uma plataforma especializada na venda de passagens de ônibus online. São vários destinos cadastrados em nosso sistema, transportando passageiros entre diversos terminais rodoviários. Pesquise e compre seu bilhete com segurança!
7 curiosidades das festas juninas no Nordeste
Anda pensando em visitar as festas juninas nordestinas? Pois então, conheça desde já as principais curiosidades sobre os eventos!
Comidas baseadas no milho
As comidas típicas mais comuns das festas juninas no Nordeste têm o milho como seu ingrediente principal.
Pamonha, milho com manteiga, bolo de milho verde, curau de milho verde e creme de milho, e por aí vai!
O uso tão comum do ingrediente acontece porque as festas juninas ocorrem na mesma época da colheita. Então, o milho é encontrado em abundância na região.
Além dessas opções detalhadas acima, as comidas típicas da festa junina nordestina incluem: doces com amendoim, baba de moça, biscoito de polvilho e canjica.
Danças variadas
Estamos acostumados a ver as tradicionais quadrilhas nordestinas nas festas juninas. Porém, esse não é o único ritmo que embala as festividades da região.
Mais do que a música caipira, o Nordeste aproveita o forró e a cabrueira, que é uma versão “repaginada” do estilo.
Decoração típica
Outra das curiosidades das festas juninas no Nordeste é a sua decoração, bem característica da época de junho e julho por toda a região.
Todas as festas e muitas ruas ficam decoradas com balões, bandeirinhas e fogueiras (às vezes, apenas cenográficas).
A estampa xadrez também toma conta das mesas e de outros itens de decoração. E para enfeitar as mesas, também tem os chapéus de palha, que servem como recipientes para doces e outras receitas.
Vestimentas bem coloridas
O xadrez também marca bastante presença nas roupas das festas juninas nordestinas. Ele está nas camisas e remendos das calças dos homens e costuma aparecer no vestiário feminino.
Os vestidos das mulheres também costumam ser bastante floridos e coloridos para combinar com o tema da festa.
Cetim, fitinhas e chapéus de palha completam os looks tanto de quem vai participar das quadrilhas, quanto de quem está ali só para aproveitar a festa junina.
Bumba-Meu-Boi é uma das festas mais tradicionais
Várias festas no Nordeste são bastante conhecidas e populares. Mas, sem dúvida, a comemoração do Bumba-Meu-boi, que acontece em São Luís, no Maranhão, é uma das mais tradicionais de todas.
O evento é mega famoso na cidade e já acontece há mais de 200 anos. As ruas de São Luís ficam lotadas de pessoas, com uma decoração bem colorida, barraquinhas e números de dança em vários lugares.
O personagem principal da festa é o Bumba-Meu-Boi, que desfila pelas ruas de São Luís e conta toda a história da figura. Existem mais de 400 grupos temáticos que fazem várias encenações.
Em outros locais, o Bumba-Meu-Boi ganha outros nomes, então vale a pena ter atenção. No Ceará, por exemplo, ele é chamado de Boi de Reis, e na Bahia é o Boi-janeiro.
Maior festa junina do Brasil
Mais uma das curiosidades das festas juninas no Nordeste é que há um “empate técnico” de quem leva o título de maior festa do país.
Esse “embate” ocorre entre a festa de São João de Caruaru e o de Campina Grande, que a cada ano atraem mais pessoas.
Além de receber bem seus visitantes, as festas juninas são completas: têm música, shows, quadrilhas, barraquinhas e muito mais.
São João da Bahia
Durante todo o mês de junho, Salvador, na Bahia, é tomado por festas tradicionais. E não é só a capital, mais de 400 municípios em todo o estado adotam as festividades.
Neste caso, várias fogueiras são acesas em homenagem a São João, São Pedro e Santo Antônio.
São fogueiras gigantescas, que reúnem várias pessoas ao seu redor e têm várias festas próximas, com quadrilhas e muita comida típica.
Agora você já conhece as curiosidades das festas juninas no Nordeste! Mas não fique apenas nessa leitura! Que tal marcar sua viagem para aproveitar os melhores eventos presencialmente?!
Antes de viajar, apenas se lembre de conferir como está a programação do seu destino. Cada cidade tem sua própria época de festas, e algumas delas têm espetáculos e festivais mais variados.
Se você optar por ver as curiosidades das festas juninas no Nordeste diretamente na região, vale a pena se preparar para comer bastante para se encantar com a diversidade e as cores de todos os eventos.
Sem dúvida, a quadrilha, o Bumba-Meu-Boi e as fogueiras vão ser uma experiência incrível.
Quem optar por viajar de ônibus pelo Nordeste pode aproveitar o nosso site para pesquisar vários destinos e comprar a sua passagem de ônibus online para conhecer algumas das melhores festas do país.
Siga nosso perfil no Instagram e veja as promoções que divulgamos!
Depois de ler aqui quais são as principais curiosidades das festas juninas do Nordeste, veja outros conteúdos que preparamos: