Se você nunca provou as comidas típicas de festa junina em Minas Gerais, não sabe o que está perdendo! Separamos algumas opções que vão dar água na boca e fazer com que deseje que o mês de junho chegue logo!
Quem nunca ficou sonhando com os quitutes da festa mais famosa em junho? Agora, se você estiver no Sul ou Sudeste do Brasil, saiba que não é necessário ir ao Nordeste para aproveitar a culinária típica desta época do ano.
Saiba que as delícias que são comidas típicas de festa junina em Minas Gerais conquistam qualquer um que participa das festividades.
E elas são bem comuns. Estão presentes tanto em grandes festas, quanto naqueles eventos de escolas públicas.
Se você não tiver a oportunidade de participar de uma festa junina mineira, vale a pena provar suas comidas típicas, de qualquer maneira.
A Buson conta com um amplo catálogo de empresas que fazem o transporte de passageiros nas diversas regiões de Minas Gerais. Você pode consultar e comprar aqui a sua passagem com total segurança!
As empresas parceiras seguem todas as normas públicas para o transporte de passageiros com total segurança para que você vá e volte do seu destino com total conforto.
Leia aqui: Conheça alguns pontos turísticos do Sudeste!
Top 10 comidas típicas de festa junina em Minas Gerais
Algumas pessoas escolhem um destino com base nas atrações turísticas do local, outras pela arquitetura, enquanto que uma boa parcela da população decide de acordo com o cardápio disponível. Você também é amante da boa gastronomia?
Separamos abaixo uma lista com as principais comidas típicas de festa junina em Minas Gerais que você precisa experimentar. Acompanhe!
Milho cozido
Um bom milho cozido, levado à panela com palha e um pouco de sal, é simplesmente delicioso. Muitas vezes, ele vai ser servido também em sua própria palha para que seja mais fácil segurá-lo.
Você pode adicionar um pouco de manteiga na hora de se aproveitar essa delícia.
Mingau de milho verde
O mingau de milho é outra das comidas típicas de festa junina em Minas Gerais que fazem sucesso. Ele pode ser servido com ou sem canela, depende do gosto de cada um.
Em geral, com o uso do milho verde, a receita fica mais cremosa. Assim, você come como se fosse um mousse, bem popular entre os mineiros.
Pamonha
Sem dúvida, o milho é a maior estrela das festas juninas em Minas Gerais! Outra forma de consumi-lo é na pamonha.
O mineiro já sabe até quais são as cidades que têm sempre o famoso “Carro da Pamonha” passando pela rua o ano todo.
As receitas dessa delícia variam. A pamonha pode ter apenas a massa de milho, sem recheio; ser recheada de queijo minas; ter goiabada e queijo; e por aí vai.
Pipoca
A pipoca não pode faltar em uma boa festa junina em Minas Gerais. Bem salgadinha ou então uma pipoca doce, caramelada e, por vezes, até colorida.
Este é um ótimo petisco para comer enquanto você assiste as quadrilhas.
Canjica
A canjica de Minas Gerais é bem rica, com os mais variados tipos de leite que você possa imaginar.
A receita leva leite, leite condensado, creme de leite e, dependendo da cozinheira, até um pouco de leite de coco.
E aí, os complementos da receita são ainda mais variados. Cravo, amendoim, coco e, às vezes, até canela. É uma ótima sobremesa para as festas juninas.
Caldo de feijão
Outra das comidas típicas de festa junina em Minas Gerais é o caldinho de feijão.
Ele vem sempre com muito bacon, linguiça calabresa, cebolinha e um caldo bem cremoso de feijão carioca.
Na hora de servir, é comum adicionar um pouco de torresmo pururuca.
Cachorro quente
O cachorro mineiro é mais simples do que o paulista. É um hot-dog com milho, batata, ketchup e maionese.
Mas não pense que não vale a pena! Um bom cachorro-quente, com pedacinhos de cebola e muito molho, tem seu lugar garantido na mesa durante as festas juninas.
Caldo de mandioca
O caldo de mandioca de Minas tem que ser servido bem quentinho. Ele é menos cremoso que o de feijão, mas também não pode ser ralo, senão não dá “sustança”.
A receita dessa delícia leva bacon, carne desfiada, mandioca bem batida e cebolinha. Na hora de comer, também é bom adicionar um pouco de torresmo pururuca. É uma ótima pedida para os dias mais friozinhos.
Pé de moleque
O pé de moleque é um doce como nenhum outro. Com amendoim a perder de vista, é o preferido de muitos mineiros, e compete diretamente com outra delícia: a paçoca.
Quem gosta de doces de amendoim precisa experimentar um pé de moleque mineiro durante as festas juninas do estado.
Cocada
Existem vários tipos de cocada, e todas elas são comidas típicas de festa junina em Minas Gerais. Começando pela branca, vendida em pedaços.
Tem também a cocada cremosa, que você vai comer de colher em um copinho. É uma delícia!
A outra opção é a cocada preta, que é feita com coco “queimado”.
Independente da receita, porém, tem algo que não muda: a abundância em coco! Uma boa cocada mineira tem coco para você mastigar por uma eternidade, justamente como tem que ser.
E então, qual dessas receitas da nossa lista de comidas típicas de festa junina em Minas Gerais você ficou com mais vontade de experimentar?
Lembre-se que, dependendo da festa, uma ou outra delícia pode faltar. Mas, sem dúvida, o cardápio vai estar cheio de outras maravilhas para você se esbanjar. O que não falta nas festas juninas de Minas Gerais é comida boa, acompanhada de várias bebidas, como vinho quente e quentão.
Depois de escolher o destino da sua viagem, pesquise as rotas disponíveis e compre a sua passagem de ônibus online aqui na Buson com opção de parcelamento em até 12x.
Além de aprender quais são as comidas típicas de festa junina em Minas Gerais, que tal descobrir também: