Com certeza você já ouviu falar que o acarajé, o vatapá e o abará estão entre os pratos baianos que não dá para deixar de provar. Por isso, ao planejar sua viagem para uma das cidades do estado, você precisa experimentar uma das comidas típicas da Bahia.

A culinária baiana é conhecida pelo sabor intenso, graças aos ingredientes e temperos. Muitos dos pratos tornaram-se verdadeiros patrimônios nacionais. A baiana de acarajé, por exemplo, é uma referência cultural e gastronômica.

O grande diferencial da comida tradicional da Bahia é a mistura de tradições. A influência dos ingredientes provenientes da Europa e da África, além das características do sertão e litoral fazem destes pratos tão especiais.

Ao planejar sua viagem, certamente você também vai se interessar por saber quais são os principais pontos turísticos da Bahia e quais os destinos mais baratos do Nordeste. Mas, neste conteúdo, vamos falar exclusivamente da culinária baiana, que é uma atração à parte. Por isso, leia até o final!

Quais são as comidas típicas da Bahia? Conheça 12 opções!

Se você quer conhecer as comidas da Bahia, saiba que elas vão além das mais famosas. Justamente por isso que separamos uma lista com boas opções.

Preparado para ficar com água na boca?

Acarajé

Não tem como falar sobre  as comidas típicas da Bahia sem começar pelo famoso acarajé. Não importa qual a cidade que você vai, certamente encontrará muitas bancas nos principais pontos turísticos.

As bancas se espalham pela orla de Salvador, por exemplo, e muitas delas se tornaram até ponto turístico, como o acarajé da Dinha, por exemplo, no bairro do Rio Vermelho, com receitas transmitidas de geração em geração.

O bolinho é feito com massa de feijão-fradinho, sal, cebola e recheado com vatapá, camarão seco e vinagrete.

Ah, quanto à “temperatura”, quando te perguntarem se quer o acarajé quente ou frio, isso diz respeito ao tempero: quanto mais quente, mais apimentado. Esteja atento, principalmente se não gostar de pimenta.

Consulte os horários e compre sua passagem de ônibus para Salvador.

Vatapá

O vatapá é mais um que não pode faltar quando falamos sobre quais são as comidas típicas da Bahia. O creme é feito com leite de coco, pão francês, castanha de caju, amendoim, gengibre, camarão e farinha. Ah, e claro, muito azeite de dendê.

Ele pode ser consumido tanto como prato principal quanto acompanhamento ou recheio do acarajé.

Moqueca baiana

A moqueca baiana é um dos pratos típicos de origem africana, mais precisamente, angolana.

A diferença entre a moqueca baiana e a capixaba está na presença do azeite de dendê na receita, além do leite de coco. O prato deve ser cozido e servido em panela de barro.

Bobó de camarão

O bobó de camarão é um dos mais deliciosos pratos da região e não poderíamos deixá-lo de fora ao falar quais são as comidas típicas da Bahia.

Mais uma receita de matriz africana, o bobó é feito com camarões refogados na mandioca, cebola, pimentão, alho, pimenta e azeite – inclusive, o de dendê, que não pode faltar. Ainda que pareça com a moqueca, é mais denso justamente pela massa da mandioca.

Abará

Mais uma das comidas típicas da Bahia, o abará é um bolinho de feijão cozido em banho-maria. A massa é embrulhada na folha de bananeira.

Como acompanhamento, temos a moqueca baiana ou só o recheio de caruru (que vamos conhecer daqui a pouco) ou vatapá. Seja qual for, o resultado é um quitute dos deuses!

Caruru

Caruru, em tupi, significa “erva de comer”. Para quem gosta das comidas típicas da Bahia, significa mesmo uma “refeição incrível”.

O prato é um cozido de quiabo acompanhando outras delícias tradicionais do estado, como o abará e acarajé. Ou, ainda, carne, peixe ou camarão.

No preparo do caruru usa-se gengibre, amendoim, castanha de caju, sal e pimenta.

Arroz de polvo

Comum no litoral, o arroz de polvo é uma deliciosa comida típica da Bahia feita com arroz, polvo, cebola, alho e alecrim.

É bem parecido com pratos à base de frutos do mar servidos na culinária lusitana.

Mugunzá

Você certamente já deve ter provado o mugunzá, mais uma das comidas típicas da Bahia, principalmente no café da manhã. Isso porque, em outros estados, é conhecido como canjica.

O doce é feito de milho, açúcar, leite, canela e manteiga. Nem precisa falar no quanto o mungunzá é consumido nas festas juninas, né?

Cocada

Impossível ir à Bahia sem provar, pelo menos, uma cocadinha! Você encontra ela nas praias, nas padarias, feiras livres e nos pontos turísticos.

O coco vem direto dos coqueirais e a cocada é quase soberana nas barracas das baianas. Tanto que tem doce de todos os tipos e cores, inclusive, em sorvetes e biscoitos.

Caldo de sururu

Vamos voltar para os pratos salgados? O caldo de sururu, um molusco comum nos manguezais, agrada os paladares mais exigentes.

O caldinho é figurinha fácil como entrada, ainda que sua receita seja bem simples: cebola, tomate, coentro, leite de coco e cheiro-verde.

Arroz de hauçá

O arroz de hauçá é mais um destaque da culinária baiana com matriz africana, neste caso, da Nigéria.

Ele é um arroz cozido no leite de coco, carne seca e azeite de dendê, era simplesmente a comida favorita de Jorge Amado.

Xinxim de galinha

Por fim, mas não menos importante, o xinxim de galinha, a comida local que melhor combina frango e camarão.

O prato serve de acompanhamento para o arroz, vatapá, caruru, feijão fradinho, entre outros.

Qual delas você já provou? Tem uma favorita? E se ainda não conhece nenhum desses pratos, pode ter certeza que, quando for à Bahia, você terá uma experiência gastronômica incrível!

Se quiser encontrar passagens de ônibus mais baratas para a Bahia, nossa dica é que pesquise as rotas com antecedência, alterne dias e horários para encontrar boas promoções. Com planejamento, será possível fazer uma boa economia.