Quando ir à Chapada das Mesas?

Acessível e com lagos azuis, trilhas e cachoeiras que merecem ser curtidas na melhor época do ano, descobrir o melhor momento de quando ir à Chapada das Mesas, no Maranhão, pode fazer toda a diferença para aproveitar bem as características naturais da região.

O primeiro destino que vem à mente quando se fala em turismo no Maranhão, certamente, são os Lençóis Maranhenses. Porém, justiça seja feita, o Parque Nacional Chapada das Mesas é, de fato, a maior atração do estado.

A Chapada das Mesas fica na divisa com o Tocantins. A cidade-base para visitar as atrações do parque é Carolina, situada a 840 km de São Luís, a capital do Maranhão. Quem resolve se aventurar pela região não se arrepende. E costuma voltar!

Além das várias cachoeiras, a Chapada das Mesas tem lagos de tonalidade azul que impressionam. A região tem trilhas de grau intermediário de dificuldade, o que não assusta o visitante.

Com passarelas de madeira, as cachoeiras da Chapada das Mesas podem ser aproveitadas por crianças e idosos, já que permite o fácil deslocamento nelas, o que torna a região atrativa para férias em família.

Porém, para curtir tudo o que o parque tem a oferecer, é interessante saber quando ir à Chapada das Mesas sem ficar trancado em um quarto de hotel. E é por isso que vamos te ajudar!

Se você acessa o site da Buson pela primeira vez, saiba que somos uma plataforma com diversos parceiros de transporte rodoviário que fazem rotas em várias cidades brasileiras, inclusive pelo interior do Maranhão. Consulte os preços e compre online sua passagem de ônibus!

Leia também: Melhores praias do Nordeste

Quando ir à Chapada das Mesas?

Se você quer descobrir quando ir à Chapada das Mesas, saiba que a melhor época é, sem dúvidas, no período da seca, que vai de maio a setembro.

Nestes meses, as temperaturas podem chegar a 40 graus fácil, fácil, uma vez que o sol brilha o tempo todo. Porém, acredite, os lagos e cachoeiras abundantes vão habilmente abrandar o calor.

E, por que é tão importante ir no período da seca? O parque tem cerca de 160 mil hectares de Cerrado bem conservado. Com isso, quando chove muito, as trilhas ficam fechadas. Além de dificultar a caminhada, pode haver incidência de raios, colocando o visitante em risco.

Outro ponto importante para saber é que o parque tem relevo impressionante, com cumes achatados que permitem vistas incríveis da paisagem, o que não será possível caso esteja chovendo muito.

Por fim, são mais de 400 nascentes e 89 cachoeiras, somente em Carolina. Não à toa, a cidade é chamada Paraíso das Águas.

Assim, no período da seca, fica mais fácil visitá-las com a água limpinha e transparente, pois as cachoeiras ficam mais turvas quando chove.

Então, na hora de escolher quando ir à Chapada das Mesas, prefira seguir viagem entre maio e setembro, especialmente de junho a agosto.

Ah, inclusive, temos uma dica: se você puder, visite o parque em julho, tente organizar o roteiro para a primeira semana do mês. É quando a cidade de Carolina comemora seu aniversário e enche suas ruas de festa.

Prepare-se para conhecer a mais pura cultura maranhense, com apresentações folclóricas e teatro.

Como é o clima na Chapada das Mesas?

Como outras regiões brasileiras, a Chapada das Mesas apresenta duas estações climáticas bem definidas – seca e chuvosa.

Porém, é bom salientar que o calor está lá o ano inteiro. Para se ter uma ideia, a temperatura raramente cai abaixo dos 19 graus, variando sempre de 21 e 36 graus.

Quanto tempo ficar na Chapada das Mesas?

Nem sempre a dúvida é apenas quando ir à Chapada das Mesas, mas também quanto tempo ficar por lá para poder aproveitar todos os passeios.

O ideal é ficar por lá, pelo menos, três dias inteiros, para dar tempo de aproveitar as atrações. Isso só para percorrer o Complexo Pedra Caída, o Poço Azul e o Encanto Azul.

Com mais dias livres, dá até para estender a viagem a São Romão e Prata. Não deixe de subir o Morro do Chapéu e a trilha emblemática da Chapada das Mesas.

No passeio, faça mergulho com snorkel nas lagoas transparentes, escale os paredões e se arrisque no rapel, tirolesa e outras atividades de ecoturismo.

Principais atrações da Chapada das Mesas

Agora que você sabe quando ir à Chapada das Mesas, confira quais são as principais atrações da região:

  • Pedra Caída: integra um circuito de cachoeiras e, para acessá-la, é necessário percorrer uma trilha com escadarias e passarelas. No final do cânion tem uma queda d’água de 50 metros de altura;
  • Cachoeiras: são muitas e, entre elas, as de Santa Bárbara e Itapecuru.
  • Poço Azul: lago de águas claras que, quando vistas de longe, ganham a tonalidade azul e é escondido pelas rochas.
  • Encanto Azul: com nascente de águas transparentes e de tons azulados, entre as 10h e 13h, tem a paisagem transformada pelos raios solares.
  • Parque Nacional da Chapada das Mesas: trilhas e atividades de ecoturismo, em especial, a trilha que dá acesso ao mirante para admirá-lo do alto. Também, a Pirâmide Mística, a Ponte do Santuário, Morro do Chapéu e Portal da Chapada das Mesas.

Este é, sem dúvidas, um destino surpreendente no Maranhão. Porém, como se vê, é importante saber quando ir à Chapada das Mesas e aproveitar, ao máximo, tudo que o parque tem a oferecer.

Agora que você conhece melhor a região, basta escolher a data da sua viagem e pesquisar aqui na Buson os horários dos ônibus para comprar a sua passagem online com conforto e segurança.

Para não perder nenhuma dica e promoção de passagens, siga o nosso perfil no Instagram!

Depois de descobrir quando ir à Chapada das Mesas, leia aqui uma lista de lugares românticos para viajar em Minas Gerais e aprenda como comprar passagem de ônibus mais barata.

Rolar para cima