Vai pegar a mochila e explorar o Brasil em busca de novas experiências e se aventurar em culturas diferentes? Então você precisa conhecer as dicas para mochileiros de primeira viagem.

mochilão

Nesse artigo, você aprenderá a fazer o planejamento do mochilão e ter as melhores informações para viajar com segurança e tranquilidade. Acompanhe!

1. Como planejar um mochilão

Ser mochileiro cria sensação de liberdade e autoconfiança para se deparar com novas emoções e sentir gosto de aventura. No entanto, “mochilar” não significa necessariamente se aventurar, já que a proposta é ter capacidade para viajar de forma mais simples. 

Para isso, é crucial fazer um planejamento, principalmente se o dinheiro for pouco. Fazer um mochilão é economizar com hospedagens e alimentação e procurar passagem de ônibus em promoção para viajar.

Outra dica: é possível economizar mais com viagens noturnas. As viações costumam oferecer descontos nas passagens devido à baixa demanda de passageiros conforme os períodos do ano. 

Conheça destinos para viajar sozinho gastando pouco e os motivos para viajar de ônibus.

2. Como economizar com hospedagem

Uma das dicas mais importantes para o mochileiro economizar na viagem é escolher um local barato para se hospedar. Para isso, os hostels ou albergues disponibilizam acomodações coletivas com preços econômicos e vantajosos. 

A maioria dos hostels ou albergues possuem infraestrutura ideal para receber mochileiros e ajudam a manter a interação entre os hóspedes, sendo impossível não fazer amizades. 

Além disso, esses locais para hospedagem oferecem segurança máxima para o bem-estar dos hóspedes. No entanto, confira se o hostel ou albergue estão localizados em regiões seguras.

Saiba como comprar passagem de ônibus barata e o que levar para comer em viagem longa de ônibus.

3. Como economizar na alimentação

Se você vai fazer o primeiro mochilão, lembre-se que a alimentação é um fator que deve ser levado em conta para não estourar o orçamento. E, como economizar é importante para o mochileiro, tenha cuidado na hora das refeições. 

Dê preferência a lanchonetes ou restaurantes simples e, se possível, compre a sua comida em lugares baratos para preparar na cozinha compartilhada dos albergues ou hostels. 

4. Quais os principais itens para levar em um mochilão

Fazer um mochilão é ser minimalista e levar somente o necessário na viagem. Portanto, na hora de arrumar a mochila e evitar muito peso nas costas, separe somente o que for usar, como: 

  • Roupas conforme a estação do ano e a duração da viagem: leve agasalhos no inverno e roupas leves para os dias mais quentes;
  • Se for acampar, inclua barracas e sacos para dormir;
  • Higiene pessoal: sabonete, shampoo, desodorante, pasta e escova de dentes;
  • Calçados, conforme o tipo do trajeto: botas, tênis e chinelos;
  • Kit de medicamentos e primeiros socorros para emergências;
  • Eletrônicos: celular, câmeras fotográficas, baterias, carregadores e lanternas;
  • Repelente e protetor solar;
  • Toalhas;
  • Trajes de banho;
  • Sacos plásticos para guardar roupas usadas e descartar lixo.

Conheça dicas para tirar fotos em viagens.

Gostou das dicas? Conte com a Buson para escolher o seu próximo mochilão!

Se animou para fazer um mochilão e não sabe onde comprar passagem de ônibus? Com a Buson, você tem soluções modernas para selecionar o seu destino com segurança e agilidade!

Somos parceiros de 250 viações que fazem 70 mil rotas pelo Brasil para você escolher os melhores destinos para fazer o seu mochilão e ter dias inesquecíveis na sua próxima viagem!