Viajar para conhecer as praias do Espírito Santo pode ser uma ótima oportunidade para quem está de férias ou para aproveitar um fim de semana. A costa capixaba tem cerca de 400 quilômetros de extensão, onde é possível visitar mais de 100 praias, que estão na lista das mais bonitas do Brasil. 

Confira as melhores praias do Espírito Santo que a Buson selecionou para você conhecer e não perca a oportunidade de visitar esses locais, onde a natureza é o principal destaque. 

Por que visitar as praias do Espírito Santo?

O Espírito Santo é conhecido por ter praias badaladas e outras mais tranquilas, e próximas aos centros urbanos, como Vitória e Guarapari. 

Os turistas podem aproveitar um dia inteiro e ainda contam com atrações turísticas, como o Convento da Penha, que fica próximo à Praia da Costa, em Vila Velha.

O período mais movimentado nas praias do Espírito do Santo é o verão, quando muitos turistas brasileiros procuram o estado para passarem as férias, feriados ou fins de semana. 

Praias a conhecer no Espírito Santo

As melhores praias do Espírito Santo estão localizadas em diversas regiões do estado capixaba. Esses destinos proporcionam diversão e lazer, e possuem características especiais para trazerem experiências diferentes para os visitantes. 

1. Praia de Itapoã – Vila Velha

Visite a Praia de Itapoã, uma das melhores praias do Espírito Santo

Praia de Itapoã, Vila Velha – ES | Imagem: Prefeitura de Vila Velha.

A Praia de Itapoã fica perto de Vila Velha, sendo uma das mais visitadas pelos moradores da cidade e por turistas. Possui calçadão, quiosques, ciclovias, além de ser muito conhecida pelas areias macias. O mar tem águas transparentes e com poucas ondas, sendo uma opção ideal para levar as crianças.

O local encabeça a lista das melhores praias do Espírito Santo pela fácil locomoção e também por ficar do lado da Praia da Costa, que é outro lugar que você deve conhecer se for visitar Vila Velha.

2. Praia da Costa – Vila Velha

Visite a Praia da Costa, uma das melhores praias do Espírito Santo

Praia da Costa, Vila Velha – ES | Imagem: Prefeitura de Vila Velha.

E falando nela…

Essa praia, que fica em Vila Velha, na Grande Vitória, é muito conhecida pelos turistas e frequentada pelos moradores da cidade. 

A Praia da Costa tem uma ótima infraestrutura para os frequentadores. Fica bem próxima às regiões mais badaladas do entretenimento noturno de Vila Velha, e a alguns hotéis e pousadas.

Assim como Itapoã, está cercada por uma boa infraestrutura. Sem contar que fica localizada em uma das regiões mais badaladas de Vila Velha e na madrugada rolam festas por todos os lados.

3. Balneário de Manguinhos – Serra

O Balneário de Manguinhos, na Serra, apenas a 25 km da capital do estado, com certeza entra para a lista das melhores praias do Espírito Santo. Afinal, o lugar é conhecido pelo ambiente acolhedor e águas tranquilas. O Balneário é formado por três praias: Enseada, Chaleirinhas e Ponta dos Fachos.

E não para por aí, Manguinhos também tem ótimos bares e restaurantes para se conhecer e, claro, saborear os pratos de frutos do mar, uma referência da culinária capixaba.

Ah, o mais legal é que a praia é celeiro de desova de tartarugas marinhas! 🙂

4. Praia de Camburi – Vitória

Visite a Praia de Camburi, uma das melhores praias do Espírito Santo

Praia de Camburi, Vitória – ES | Imagem: Prefeitura de Vitória.

A Praia de Camburi, frequentada por surfistas e praticantes de esportes, tem 6 km de extensão e é bem agitada. A praia oferece boa infraestrutura ao redor, com quiosques, hotéis, pousadas e campings.

A Prefeitura de Vitória realiza diversos eventos no local, como shows e programas esportivos. Torneios nacionais e internacionais de vôlei e vela também costumam acontecer por lá.

5. Praia da Bacutia – Guarapari

Visite a Praia da Bacutia, uma das melhores praias do Espírito Santo

Praia da Bacutia, Guarapari – ES | Imagem: Prefeitura de Guarapari.

As águas cristalinas e calmas da praia de Bacutia formam piscinas naturais na maré baixa. O local é uma ótima opção para quem curte fazer mergulhos. A praia de Bacutia também é conhecida por entrar na formação da chamada Enseada Azul, junto com Guaibura, Peracanga e Mucuna.

6. Praia Secreta – Vila Velha

Esta praia é o verdadeiro paraíso em Vila Velha. Quem já passou pelo local sabe que o mar parece uma piscina natural pela cor cristalina de suas águas. É ótima para levar os pequenos para nadar no mar azul e sem ondas.

O nome não foi dado à toa, afinal, o acesso a ela não é tão fácil. Quem quer curtir a praia precisa passar por um terreno privado, mas não há nenhum impedimento ao acesso da praia, inclusive a prefeitura de Vila Velha ressalta que a praia está localizada em uma área pública, para todos!

A Praia Secreta fica na Rua Santa Alice, perto do Morro do Moreno e do Farol de Santa Luzia.

7. Praia do Morro – Guarapari

A Praia do Morro, também localizada em Guarapari, tem 4 km de extensão. A Praia do Morro, em Guarapari, tem uma extensão de quatro quilômetros, sendo perfeita para caminhar no seu calçadão. A região tem uma ótima infraestrutura com restaurantes, bares, quiosques e quadras esportivas. 

Essa praia pode ser uma boa dica para passar o dia com a família ou com os amigos. O mar tem ondas fortes e tranquilas, e atrai muitos surfistas para o local. 

Encontre a passagem de ônibus para Porto Alegre e a passagem de ônibus para o Rio de Janeiro.

8. Praia da Areia Preta – Distrito de Iriri, Anchieta

A Praia da Areia Preta fica localizada no distrito de Iriri, na cidade de Anchieta. O lugar é  bastante movimentado por conta dos diversos restaurantes, pousadas e quiosques. Para quem curte uma balada, o verão é uma das melhores épocas para frequentar o local e, claro, a praia.

A região até pode ser agitada, mas o seu mar tem águas tranquilas, o que a torna uma ótima opção para levar a criançada para mergulhar!

9. Barra do Jucu – Vila Velha

Visite a Barra do Jucu, uma das melhores praias do Espírito Santo

Barra do Jucu, Vila Velha – ES | Imagem: Prefeitura de Vila Velha.

A Barra do Jucu, localizada no bairro de Vila Velha, tem diversas praias paradisíacas, como a Praia do Barrão, da Concha, Barrinha e dos Recifes.

Além da sua extensa faixa de areia e águas cristalinas, ela também dá continuidade a Praia de Itaparica, um dos cartões postais do Espírito Santo.

Os surfistas frequentam muito o lugar, o que tudo indica que é o mar é mais agitado. Ah, vale lembrar, a Barra do Jucu também é bastante badalada durante a noite, sendo uma das melhores praias do Espírito Santo.

10. Praia de Urussuquara – Linhares

A Praia de Urussuquara é um reduto para quem está à procura de sossego no litoral norte do Espírito Santo. O local fica entre as cidades de Linhares e São Mateus e é repleto de vegetação verde rasteira e manguezais. Segundo especialistas, o local é um santuário ecológico para a desova de tartaruguinhas marinhas.

A água quase da cor do céu chama atenção durante o período de maré baixa. E não é só isso que encanta os turistas, correndo paralelo a praia tem-se o encontro com o Rio Ipiranga.

11. Praia do Ubu – litoral norte do Espírito Santo

A paradisíaca Praia do Ubu fica no litoral norte do Espírito Santo e se tornou um bom refúgio com águas calmas e transparentes. 

Essa praia, considerada perfeita para passar o dia com a família, tem uma vila de pescadores e fica a um quilômetro de Vitória a partir da Rodovia do Sol. Possui diversos restaurantes, que servem a tradicional Moqueca Capixaba. 

12. Praia de Riacho Doce – Conceição da Barra

Localizada em Conceição da Barra, na fronteira com o estado da Bahia, essa região está entre as praias mais visitadas do Espírito Santo, por ter um riacho natural com águas limpas, escuras, e com muitos corais.

A deslumbrante paisagem é um convite para quem quer relaxar longe dos agitos urbanos, devido à tranquilidade quase desértica que a praia proporciona. 

Compre na Buson a passagem de ônibus para Caldas Novas e a passagem de ônibus para Fortaleza.

Aproveite e conheça as nossas passagens de ônibus em promoção!

Agora, que você conheceu algumas das melhores praias do Espírito Santo, conte com as soluções modernas da Buson para comprar a sua passagem de ônibus. São mais de 250 viações parceiras para 70 mil rotas.  Gostou de conhecer as melhores praias do Espírito Santo? Agora é só escolher a rota que combina melhor com a sua viagem e fazer as malas!