Seja para passear no Dia dos Namorados ou apenas fazer um programa mais intimista, os curitibanos – e visitantes – possuem muitas opções de lazer. Separamos oito dicas imperdíveis de lugares românticos em Curitiba, escolha aquele que mais combina com vocês.
Além da excelente infraestrutura, Curitiba tem muito a oferecer aos casais apaixonados. Afinal, está é a terra do Jardim Botânico, da Ópera de Arame e da vista incrível do Parque Tanguá.
A capital paranaense reserva várias atrações. Alternativas para uma saída romântica não faltam, como você verá nas dicas que separamos.
Se você ainda está na fase de planejamento da viagem, pesquise aqui na Buson as diversas rotas disponíveis para a rodoviária de Curitiba, consulte os horários e compre a sua passagem de ônibus online. Se já estiver na cidade, inspire-se nas nossas dicas e boa diversão.
8 lugares românticos em Curitiba para ir com o seu amor
Sabemos que cada casal tem um estilo, então resolvemos apresentar sugestões de locais variados para deixar seu passeio romântico. Continue a leitura para conferir!
Jardim Botânico de Curitiba
Sem dúvidas, um dos lugares mais belos e românticos de Curitiba, o Jardim Botânico é praticamente um símbolo da cidade. Inaugurado em 1991, ele tem projeto inspirado no Palácio de Cristal de Londres, por esse motivo ele abriga uma enorme estufa de vidro e metal.
Ao todo, são 172 mil m² de área, na qual está a estrutura metálica com variadas espécies de plantas e flores, além do Museu Botânico, cujo acervo reúne o quarto maior herbário do Brasil. No bosque, há um trecho de Mata Atlântica preservada.
Mas, além da imensa estufa, chama a atenção o jardim francês em formas geométricas que o cerca, como se fosse um enorme labirinto. São todos esses itens que deixam ele entre os lugares românticos em Curitiba perfeitos para ir com o seu amor.
Unilivre
Outro parque lindíssimo para visitar em Curitiba com o seu amor é o Unilivre.
Na verdade, a Universidade Livre do Meio Ambiente é uma organização não-governamental dedicada à oferta de cursos para preservação da natureza.
A Unilivre fica dentro do Bosque Zaninelli, onde antes havia uma pedreira abandonada. Durante a visita, há passarelas, lago e até um mirante para fazer belas fotos.
Parque Tanguá
O Parque Tanguá tem um dos projetos arquitetônicos mais bonitos da cidade (como se isso fosse possível, diante de tanta coisa linda que tem por lá!). E é por isso que não poderia faltar em nossa lista de sugestões de lugares românticos em Curitiba para ir com quem você ama.
Ele fica em uma área de 235 mil m², bem perto da nascente do rio Barigui.
No local, há várias fontes e jardins, ciclovia, pista de cooper, lanchonete, bistrô e a garantia de um lindo pôr do sol, que se reflete no lago artificial e no espelho d’água. Isso garante lazer para todos os tipos de casais.
Espaço Cultural Capela Santa Maria
Esta dica vai para os casais apaixonados e, também, pela arquitetura! O Espaço Cultural Capela Santa Maria é um prédio histórico construído em estilo neoclássico. Nele, há janelas emolduradas, arranjos florais, vitrais e acabamentos de gesso.
Ele abriga salas de concerto que sempre organizam programações com músicas de câmera, o que faz jus à sua elegância. Vocês vão se encantar pelo local.
Ópera de Arame
A Ópera de Arame não só é um dos lugares românticos em Curitiba, como um dos principais cartões-postais da cidade. O teatro fica no Parque das Pedreiras e é todo feito com estruturas metálicas e tubos de aço, com cobertura de placas transparentes. Daí surgiu seu nome!
Nele, já foram apresentados espetáculos variados, desde o erudito até o mais popular, além de eventos particulares. O local, em si, tem capacidade para receber 20 mil espectadores ao ar livre, além de 1.572 pessoas sentadas.
Café Escola Paço da Liberdade
O Café Escola Paço da Liberdade, ou Café do Paço, fica no centro da cidade e é administrado pelo Sesc.
O prédio já foi sede da Prefeitura de Curitiba e em seu térreo tem um espaço charmoso. Vale uma pausa para provar os bolos, tortas e cafés servidos ali.
E como todo passeio a dois pede uma pausa para a comida, ele está entre os lugares românticos em Curitiba que você deve conhecer.
Torre Panorâmica
Quer um local mais romântico do que um mirante com vista linda para Curitiba? Então, toca para a Torre Panorâmica, inaugurada em 1991, para fins de telecomunicações. Lá, além de posto para informações turísticas, funciona o Museu do Telefone.
O mirante fica a mais de 100 metros de altura e, somado à localização, acaba sendo o ponto mais alto da cidade. Sem falar na vista 360º que, inclusive, mostra os principais pontos turísticos de Curitiba. O pôr do sol, então, é uma experiência fantástica.
Centro histórico
No centro histórico de Curitiba ficam os prédios centenários, em especial, na região do Largo da Ordem, bem atrás do prédio da Universidade Federal do Paraná. Lá, inclusive, é realizada a tradicional Feira do Largo, aos domingos.
Se estiver por ali, vale uma caminhada até as Ruínas São Francisco, onde está a obra inacabada do que seria erguida em homenagem ao santo. Por lá, sempre há programas culturais e atividades físicas, como ioga, de forma gratuita.
Como as opções de passeios se encerram sempre por volta das 13h, vale ir a outros locais, como o Museu Paranaense, o Solar do Rosário, a Cinemateca e, por fim, encerrar o dia em um dos bares da região.
E aí, gostou das opções de lugares românticos em Curitiba? Já frequentou alguma delas? Uma cidade tão linda e famosa pela sustentabilidade não deixaria nada a desejar no quesito, não acha?
Quer mais dicas de viagens românticas? Veja destinos para casais em Minas Gerais e em São Paulo.