Fazer uma viagem de ônibus é uma ótima opção: as passagens são quase sempre mais baratas que as de avião e seu preço não flutua tanto. Ônibus têm assentos mais largos, com maior reclinação e mais confortáveis. Você não precisa se deslocar a um aeroporto distante, nem na ida nem na volta. Além disso, você ainda pode conhecer melhor a paisagem!
Mesmo assim, é importante tomar alguns cuidados antes de viajar. Tire aqui as 6 dúvidas mais comuns de quem viaja de ônibus.
1. Posso escolher o meu assento no ônibus?
Sim, sem dúvida. Passagens de ônibus são administradas em um sistema eletrônico, mesmo se você se der ao trabalho ou à urgência de comprá-las somente na rodoviária. Você escolhe seu assento na hora da compra, inclusive decidindo por uma poltrona no corredor ou na janela. Há ainda um bônus sobre os aviões: no ônibus não tem assento do meio!
Você terá mais chance de encontrar o assento que preferir se comprar sua passagem de ônibus com antecedência pela internet.
2. Como faço para trocar ou cancelar minha passagem?
Para quase todas as empresas, vale a norma da ANTT: você pode alterar o horário e até a data do seu embarque a qualquer momento, desde que com antecedência mínima de três horas do horário marcado. Fica assegurado para você o direito de remarcar com validade máxima de doze meses, contados a partir da data de compra do bilhete original. Fique atento também se o novo horário escolhido é do mesmo tipo de ônibus.
Para cancelar de vez a sua passagem da viagem de ônibus, o prazo é diferente. O pedido precisa ser feito com no mínimo 24 horas de antecedência — no nosso caso, via e-mail pela nossa central de atendimento. Em um prazo de 3 a 5 dias úteis (cartão de crédito) você receberá o reembolso.
3. Existe limite de peso para viagem de ônibus?
Ao contrário do que muita gente acredita, existe sim. No preço da passagem já está incluso o transporte gratuito de sua bagagem, observadas algumas regras. A bagagem que vai no bagageiro pode pesar até 30 quilos e sua maior dimensão (altura, comprimento ou profundidade) pode ter até um metro.
A bagagem de mão não pode exceder cinco quilos. É importante que não tenha cheiro ruim ou incomode de alguma forma os outros passageiros.
4. E se minha bagagem exceder o peso?
Você pode levá-la pagando uma taxa, determinada como “até meio por cento do preço da passagem correspondente ao serviço convencional, pelo transporte de cada quilograma de excesso”. Ou seja, dois quilos a mais são 1% do preço da passagem. Por isso, é importante planejar na hora de arrumar a mala.
5. Posso transportar animais na viagem de ônibus?
Pode, desde que com o devido acondicionamento e de acordo com as disposições legais e regulamentares. Recomendamos sempre entrar em contato com a empresa de ônibus antes de viajar para entender as regras.
Entenda melhor sobre o transporte de animais em ônibus aqui.
6. A partir de que idade crianças podem viajar sozinhas?
Os menores de 12 anos só podem viajar em três condições:
- Acompanhados do responsável legal;
- Se não houver grau de parentesco, o acompanhante deve portar uma autorização por escrito de viagem rodoviária para menor desacompanhado, assinada pelo pai, mãe, guardião ou tutor, com firma reconhecida por autenticidade (ufa!);
- Se viajar sozinha, a criança deve portar uma autorização solicitada pelo responsável no posto do Juizado da Infância e do Adolescente.
Crianças maiores de 12 anos podem viajar sozinhas, desde que estejam com um documento original com foto. Confira aqui mais informações.