Viajar está na lista de desejos de muitas pessoas, afinal é difícil encontrar alguém que não goste de conhecer novos lugares e aliviar o stress do dia a dia. No entanto, é cada vez mais comum viajar sozinho. Pode ser pela incompatibilidade de agendas de férias ou até mesmo por opção. Se você enquadra nessa situação e está de malas prontas, acompanhe agora o nosso post e veja 8 dicas que vão te ajudar nesta aventura.

Confira o que você deve saber para viajar sozinho | Foto: Banco de imagens

Confira o que você deve saber para viajar sozinho | Foto: Banco de imagens

Planejamento

Isso mesmo! Resolver viajar de última hora pode dar certo e ser uma delicia. No entanto, tem chances de dar errado. Para que isso não aconteça, faça um planejamento total da sua viagem, com despesas, roteiros e, claro, não se esqueça de deixar uma reserva financeira disponível para ser usada em casos emergenciais.

Dica: Se for fazer uma viagem internacional, o ideal é que a compra da moeda local seja realizada aos poucos, ou seja, ao longo dos meses de planejamento. Assim, você equilibra suas finanças e pode conseguir bom preço.

Faça um seguro

Esqueça aquela história que fazer um seguro de viagem é perda de tempo. Invista neste item! Em viagens nacionais geralmente é possível utilizar o atendimento emergência do seu plano de saúde. Nos casos de cobertura de emergência do plano, faça um seguro básico. Já para viagens internacionais o ideal é ter um seguro completo – um gasto que deve constar no planejamento da sua viagem.

Faça seu roteiro

É importante ter um ponto de partida. Faça um roteiro flexível, afinal, é bom pegar dicas com os moradores do local. Sempre tem um lugar interessante para conhecer que faltou na lista.

Anote tudo

Hoje, com o avanço da tecnologia é muito fácil fazer isso. Anote as experiências da sua viagem em um caderno ou agenda toda noite, antes de se deitar. Funciona como um diário e será uma ótima recordação.

Hospedagem

Esse quesito é bem livre e vai variar de acordo com a personalidade e bolso de cada um. Se você quer reduzir os gastos e fazer novos amigos, uma boa opção é o hostel.

Dica: Fique atento a estrutura e localização do local!

Fotografe

Hoje as selfies estão na moda. Viajando sozinho prepare-se para fazer muitas. Tenha sempre em mãos um equipamento fotográfico e não perca nenhum clique.

Explore o local

Você se lembra de que o roteiro que deve ser flexível? Inclua os passeios ao longo da viagem, de acordo com o que sentir de cada local. Em alguns sites você pode encontrar a facilidade de ter um guia gratuito, ou seja, um morador local disposto a te mostrar a cidade. Já imaginou? Pode nascer ai uma grande amizade.

Mantenha contato com a família ou amigos

Não é porque você viaja sozinho que não tem compromisso com os outros. É muito importante avisar a família ou amigos que você está bem. Uma boa forma de fazer isso é usando as redes sociais.

Aproveite a liberdade

Faça as coisas no seu ritmo, afinal você pode decidir tudo que quer fazer e na hora que quer fazer. Se você gosta de desbravar a cidade logo cedinho, não perca tempo. Se é daquelas pessoas que gosta de acordar um pouco mais tarde nas férias, descanse. E aproveite cada minuto! Além de uma excelente experiência, em algumas ocasiões você terá a certeza que é melhor estar sozinho do que acompanhado.

Algumas dicas tornam sua viagem inesquecível, portanto, escolha seu destino, faça seu planejamento e arrume as malas. Não se esqueça de levar um bom livro, fones de ouvidos e uma playlist com músicas boas para a ocasião.

E você, já viajou sozinho? Compartilhe sua experiência conosco. Aguardamos seus comentários e sugestões.