Salvador é uma cidade que todo turista, brasileiro ou estrangeiro, tem que conhecer. A primeira capital do Brasil e 3ª maior cidade do país é um grande centro da cultura africana que veio para a região e ainda combina o clima descontraído com belas paisagens de suas praias.

Quem visita ou mora em Salvador pode também aproveitar algumas pequenas cidades e vilarejos que estão localizadas no seu extenso litoral, que também conta com ótimas praias e estrutura para turismo. Que tal conhecer cinco viagens bate e volta que são possíveis de fazer em um final de semana saindo da capital baiana? Confira logo abaixo!

Itaparica

Itaparica é um destino quase certo para quem visita Salvador. A cidade, que se localiza a 13 km da capital, está a apenas um ferry boat de distância de quem optou por se hospedar em algum hotel de Salvador. São 45 minutos de travessia até o porto de Bom Despacho.

As principais atrações de Itaparica são, sem sombras de dúvidas, suas belas praias, porém muitos soteropolitanos optam por fugir para a ilha para aproveitar a tranquilidade do vilarejo e apreciar a linda vista que é possível ter da capital baiana.

Itaparica também conta com uma região de casarões históricos e o município de Vera Cruz, que é caracterizada por seus mangues, fauna e rios que se misturam com o visual de praia.

Arembepe

Quem parte de Salvador para o litoral norte vai pegar a famosa Estrada do Coco, que separa a capital das várias praias e vilarejos que ocupam toda a extensão dessa rodovia estadual.

Uma das primeiras praias da Estrada do Coco, após andar aproximadamente 23 km, é Arembepe. Esse pequeno vilarejo é caracterizado por uma orla recheada de recifes, que formam verdadeiras piscinas naturais na maré baixa, permitindo que os turistas aproveitem a região com tranquilidade. Para quem gosta de conhecer um pouco mais do que o mar e a areia da região, vale a pena visitar a aldeia hippie instalada ao norte da vila, que foi a casa do grupo Novos Baianos durante a década de 70. Lá os residentes recebem bem os visitantes e comercializam seus artesanatos.

Guarajuba

Para quem quer sair de Salvador, mas deseja curtir um ambiente um pouco mais urbano e organizado, Guarajuba é o destino perfeito. Ainda na Estrada do Coco, essa pequena cidade é marcada por seus grandes condomínios e casas de praia que ocupam a extensão do seu litoral, que exploram o máximo da região.

Apesar de ser difícil o acesso ao mar, a praia é aberta à quem não se hospeda na região, e ainda é possível usufruir de uma boa infraestrutura de restaurantes, bares e lojinhas na rua principal do vilarejo.

Praia do Forte

É impossível pensar em roteiros bate e volta de Salvador sem citar a Praia do Forte. Essa região do litoral baiano é um grande exemplo do sucesso do turismo natural no país, já que soube se desenvolver sem perder o charme e as tradições da antiga vila de pescadores que foi construída por lá.

Para quem gosta de praias organizadas (e bonitas), pouco trânsito, boas opções de hospedagem e maior contato com a natureza, a Praia do Forte é o destino perfeito para quem sai de Salvador e pega a Estrada do Coco. Assim como acontece nas outras regiões do litoral norte baiano, algumas linhas de ônibus levam turistas e soteropolitanos todos os dias de Salvador até essa praia, que é um destino imperdível para quem visita a Bahia.

Costa do Sauípe

Outro destino turístico conhecido e que fica bem próximo de Salvador é a Costa do Sauípe. Localizada a 76 km da capital baiana, a região conta com uma grande estrutura hoteleira e turística, que se mistura com suas belas praias e natureza exuberante – tudo muito bem organizado e pronto para receber um grande número de visitantes.

A Costa do Sauípe é hoje um dos maiores complexos turísticos do país e, por esse motivo, atrai todos os anos muitos visitantes brasileiros e estrangeiros para sua região. Se você está querendo fugir do clima urbano de Salvador, mas sem perder o conforto dos bons hotéis, restaurantes e opções de entretenimento, visitar a região de Sauípe pode ser uma boa pedida para o bate e volta do final de semana.

E então, quais desses cinco roteiros de final de semana que partem de Salvador você já conhece? Qual pretende conhecer? Deixe seu comentário!