Você sabia que Recife, capital de Pernambuco, é conhecida como Veneza Brasileira? E que seu nome é ligado aos arrecifes ao redor da cidade? Pois é! Todas as curiosidades e história podem ser conhecidas em uma viagem de férias pela região.
A Veneza Brasileira é muito mais do que suas praias e arredores famosos.
Aliás, para ajudar na sua decisão, reunimos aqui detalhes dos 10 principais pontos turísticos de Recife. Avalie as nossas dicas e programe sua ida para conhecer as atrações de perto logo.
O apelido de Veneza Brasileira vem dos inúmeros canais que cortam a cidade sob as pontes que interligam bairros e regiões.
Já os arrecifes são velhos conhecidos da região e ajudam a impulsionar o turismo em áreas como Porto de Galinhas e praia dos Carneiros.
Além de um belo litoral, Recife também reserva diversos atrativos históricos que vão te encantar!
Ao decidir por conhecer a região, dependendo do local em que você estiver, é possível ir para lá de carro, avião ou ônibus.
Inclusive, aqui na Buson tem um catálogo com várias empresas que operam em rotas até o Terminal Rodoviário de Recife.
Conheça os principais pontos turísticos de Recife
Com um amplo acervo cultural e histórico, a capital pernambucana recebe turistas de todo o mundo. Desde já, prepare-se, você pode se apaixonar por Recife e, inclusive, considerar uma mudança definitiva para lá!
Recife Antigo e Marco Zero
O centro antigo é, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos de Recife para, de fato, conhecer sua história. No Marco Zero, acredita-se que seja onde a cidade foi fundada e, a partir dele, são calculadas as distâncias para outras áreas da capital.
Além disso, o centro histórico ainda preserva construções dos tempos coloniais e patrimônios culturais, por exemplo:
- Igreja da Madre de Deus, construída no século XVIII;
- Capela Dourada, construída em 1696;
- Torre Malakoff, construída em 1853 para um observatório astronômico;
- Sinagoga Kahal Zur Israel, construída em 1630 ainda sob a dominação holandesa;
- Museu Cais do Sertão, dedicado às histórias e tradições do povo sertanejo;
- Paço do Frevo, museu interativo dedicado ao Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Ainda no centro histórico, merece destaque a rua do Bom Jesus, repleta de casas antigas que lhe renderam, em uma revista especializada, o título de terceira rua mais bonita do mundo. Aos domingos, acontece ali uma feirinha bem animada.
Rua da Aurora
Além da rua do Bom Jesus, o centro histórico tem outro destaque entre os principais pontos turísticos de Recife: a rua da Aurora. Pontilhada por coloridos casarões seculares, fica às margens do Rio Capibaribe e preserva ares de cidade do interior.
Ao longo da rua, conheça importantes atrações da cidade, como o Museu de Arte Moderna e o Cinema São Luiz.
Mercados de São José e da Boa Vista
Visitar uma cidade sem conhecer seus mercados é praticamente uma heresia! Então, entre os principais pontos turísticos de Recife, precisamos incluir os de São José e Boa Vista. O primeiro é a meca do artesanato, logo, ideal para as lembrancinhas.
Já o Mercado da Boa Vista é o ponto para experimentar a culinária típica da cidade, como o “arrumadinho”. O prato é feito com feijão verde, vinagrete, farofa, queijo frito e carne de sol e definitivamente, agradará muito o paladar.
Instituto Ricardo Brennand
Considerado um vanguardista, Ricardo Brennand tem sua memória resguardada pelo instituto que leva seu nome. Um dos mais incríveis pontos turísticos de Recife, o complexo abriga o Museu Castelo São João, Pinacoteca, jardim de esculturas, capela e biblioteca.
Oficina Francisco Brennand
Além do instituto, outra atração de Recife é a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. Os dois ficam no mesmo bairro e, na oficina, o primo de Ricardo Brennand, Francisco, abriga suas obras em uma antiga fábrica de tijolos.
Lá, também fica o Parque das Esculturas, de autoria de Francisco.
Praia de Boa Viagem
Claro que a mais famosa das praias de Recife não ficaria de fora uma lista dos principais pontos turísticos da cidade. Boa Viagem não é própria para banho, uma vez que há o risco iminente de ataque de tubarões.
Mas, sua orla tem excelente infraestrutura, com quiosques, bares, restaurantes e calçadão. Ah, e ali pertinho, tem o Parque Dona Lindu, projetado por Oscar Niemeyer.
Ali, ficam o Teatro Luiz Mendonça e a Galeria Janete Costa, além de estruturas de lazer.
Praça da República
Esta atração fica próxima à Capela Dourada e à Igreja Madre de Deus. A praça da República é um dos principais pontos turísticos de Recife e aparece entre os mais belos cartões postais da cidade.
Além disso, seu projeto paisagístico é assinado por Burle Marx. Antigamente, era conhecida como o Jardim de Nassau.
Pátio São Pedro
Estamos na cidade do frevo e do baião, então, nada mais justo do que visitar memoriais destinados a estes dois patrimônios. Além do Museu Cais do Sertão, temos o Pátio São Pedro que abriga o Memorial Luiz Gonzaga, em homenagem ao Rei do Baião.
O largo também abriga a Catedral de São Pedro, construída no século XVIII, e o Memorial Chico Science, que homenageia o líder do manguebeat.
Sazonalmente, o espaço também é palco de eventos culturais. Aproveite para conhecer os bares ao redor!
Casa de Cultura
Já falamos acima sobre o Mercado de São José, mas você ainda quer mais artesanato? Então, dê um pulo na Casa de Cultura, um dos principais pontos turísticos de Recife. Seu prédio é um dos mais bonitos da cidade e além disso, possui uma particularidade.
A construção abrigou, por mais de 100 anos, o maior presídio do país no século XIX. Hoje, as celas abrigam lojas que vendem os mais belos exemplares do artesanato pernambucano, desde utensílios domésticos até roupas, além de muitos itens de decoração.
Rio Capibaribe
Lembra que Recife é chamada de Veneza Brasileira? Isso se deve ao Rio Capibaribe, que literalmente banha e corta a cidade.
Os canais passam sob as várias pontes que interligam os bairros da cidade, entre elas, as holandesas, como a Ponte Maurício de Nassau.
Aproveite esse passeio pelas pontes para fazer fotos incríveis de sua passagem por Recife. Certamente, levará muitas lembranças em sua bagagem e será amor à primeira vista.
Por fim, se você se programar com antecedência, poderá economizar dinheiro na sua passagem de ônibus e também na hospedagem em Recife. Dessa forma, ao decidir ir para lá, pesquise as rotas e reserve já seu ticket de viagem e pague em até 12x aqui na Buson.
Para mais dicas iguais a essa, siga nosso perfil no Instagram!
Aproveite para ler também as nossas dicas de roteiros para viagens de casais e conhecer algumas das atrações do Rio Grande do Norte.
Até a próxima e boa viagem!