É lei! Jovens de 15 a 29, com renda de até dois salários mínimos, podem viajar de graça de ônibus em rotas interestaduais. O direito está previsto pelo Estatuto da Juventude (lei nº 12.852/2013, decreto nº 8.537/2015) e foi regulamentado pela ANTT, em 2016 .
A resolução prevê a reserva, por viagem, de duas vagas gratuitas para jovens de baixa renda. Mas depois de esgotadas as vagas gratuitas, também são reservadas mais duas vagas com 50% de desconto no valor das passagens. A gratuidade e o desconto são válidos apenas para ônibus convencionais e em viagens entre estados diferentes.
Se você é estudante, veja outras possibilidades para conseguir descontos nas passagens em viagens de ônibus.
Como faço para viajar de graça de ônibus?
Para ter direito ao benefício, é necessário que você tenha entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Se você tem os requisitos acima, é só se cadastrar no aplicativo para smartphones do ID Jovem ou pelo site e usufruir dos benefícios.
Atenção! Não é necessário imprimir o ID Jovem, basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição da passagem de ônibus, acompanhada de documento original com foto.
Leia também:
Passagens para idosos: como ter acesso a esse benefício?
Como levar medicamentos em viagens
Fique atento!
- A gratuidade e o desconto só podem ser solicitados nos guichês físicos das empresas de ônibus.
- O benefício não inclui tarifas de pedágio, de utilização dos terminais, nem despesas com alimentação.
- A reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá ser feita com, no mínimo, três horas de antecedência à viagem. Para mais informações, confira as regras contidas no Decreto 8.537/2015.
- É necessário a solicitação com, no mínimo, 3 horas de antecedência do horário inicial da linha, com possibilidade de pedir o bilhete de retorno.
- Além da Identidade Jovem, é preciso apresentar carteira de identidade ou documento com foto equivalente.
- No caso de recusa, a empresa deverá fornecer um documento indicando o motivo.
- Para informações adicionais, o telefone da ANTT é 166.