Viajar com crianças requer uma atenção especial, tanto durante o trajeto quanto durante o passeio, pois elas costumam se agitar e ficar mais impacientes com viagens mais longas e precisam de uma série de cuidados. Por isso, para garantir que a sua viagem seja um momento confortável, divertido e seguro tanto para você quanto para os pequenos, separamos no post de hoje 10 dicas de segurança para viajar com crianças. Confira!
Planeje a viagem
A melhor maneira de garantir que tudo saia como você espera é fazer um bom planejamento: escolha bem e com antecedência o hotel em que vocês vão ficar, qual será o roteiro da viagem e até mesmo qual será o meio de transporte. Alguns ônibus são mais confortáveis e valem a pena para garantir o conforto e a segurança da criança — e dos pais — durante o trajeto.
Converse com a criança
Esse é um momento importante da viagem que ainda não começou. Esclareça à criança como será a viagem, o tempo de duração, explique sobre as paradas e o que deve fazer caso se perca. Prepare a criança para que ela não fique ansiosa e entenda bem tudo o que vai acontecer durante o trajeto.
Monte um kit de primeiros socorros
Prepare um kit de primeiros socorros para os casos de emergência. Curativos, algodão e soro fisiológico ajudam se a criança tiver pequenos ferimentos — e a dica vale também para os pais. Não se esqueça de levar papel higiênico e lenços umedecidos para o caso de estarem em alguma parada no qual o banheiro estiver mal equipado.
Nunca deixe a criança sozinha
Nas paradas que houver no caminho, não deixe a criança sozinha, ainda que ela esteja dormindo — em muitos casos, é bom acordá-la para que vá ao banheiro, coma alguma coisa e estique as pernas. Acima de tudo, assegure-se de que a criança em nenhum momento ficará sozinha, não importa se o veículo estiver aberto ou fechado.
Use o cinto de segurança
Nunca dispense o uso do cinto de segurança e faça o possível para que ela se mantenha sentada em sua cadeira, pois essa é a posição mais segura em caso de frenagem ou acidentes.
Cuidado com objetos livres
Até mesmo os objetos mais leves podem assumir uma força enorme se o carro tiver que frear bruscamente ou se envolver em um acidente. Assim, evite deixar objetos soltos dentro do carro e não mantenha ao alcance das crianças objetos cortantes e pontiagudos.
Cuidado com a alimentação
A alimentação das crianças é muito importante durante viagens: é importante que elas estejam alimentadas para aguentar o trajeto, mas alimentos errados ou em excesso podem fazer com que ela passe mal. Por isso, prepare lanches leves, como frutas, e ofereça bastante água para a criança. Nas paradas para lanche, sempre verifique o estado de conservação e a data de validade dos produtos.
Leve brinquedos
Uma boa ideia para deixar o percurso mais leve e tranquilo para a criança é levar brinquedos que possam distrai-la. Opte por brinquedos que deixem a criança mais envolvida, mas evite telas ou vídeos, que podem causar enjoo. E, mais uma vez, cuidados com brinquedos que possam ter extremidades pontiagudas.
Deixe seu número de celular com a criança
Certifique-se de seus celulares estão carregados e deixe no bolso da criança, ou como um crachá, um bilhete com todos os seus contatos caso a criança se perca. Inclua também telefones de parentes próximos e do hotel onde vão se hospedar.
Escolha roupas confortáveis
Opte por roupas bem confortáveis e que estejam de acordo com a temperatura do momento. Verifique a previsão do tempo para o dia da viagem na semana em que vocês forem sair, para garantir que fez as escolhas certas. Não se esqueça, também, de que a maioria dos ônibus tem ar-condicionado, então é uma boa ideia levar um agasalho com você, fora da mala.
Em viagens com crianças, o conforto dos pequenos significa conforto para você também. Por isso, tome os cuidados necessários e aproveite ao máximo o seu passeio! Gostou deste artigo? Tem mais alguma dica para viajar com crianças? Deixe seu comentário e compartilhe sua ideia conosco.