A semana do Réveillon costuma ser o período mais caro para viajar durante todo o ano. Enquanto isso, se você tiver flexibilidade para arrumar as malas um pouco antes e viajar no Natal, a sua viagem pode sair bem mais barata.
Isso acontece por conta da já conhecida lei da oferta e procura. Como tradicionalmente o brasileiro celebra o Natal em família, prefere então pegar a estrada após a comemoração natalina. Por isso, a procura de viagens neste período diminui – se comparado à semana do Ano Novo – o que também faz com que os preços caiam.
Selecionamos alguns destinos sugestivos, nacionais e internacionais, para você viajar no Natal. Alguns são especialmente natalinos, outros mais tranquilos, com programações de Natal mais tímidas, mas todos igualmente interessantes. Confira e programe-se!
Lages, Santa Catarina
Quer ver Papai Noel, árvore de Natal e muitas luzes? Então, considere Lages para viajar no Natal. A cidade fica a aproximadamente 230 km da capital Florianópolis e pode surpreender o viajante com celebrações natalinas bem marcantes e tradicionais.
O ‘Natal Felicidade’ é um evento gratuito promovido pela prefeitura da cidade e que atrai cerca de 400 mil turistas todo ano. São mais de 120 apresentações culturais com dois mil artistas de teatro, corais, orquestras, musicais e outras manifestações artísticas. Os viajantes também ficam encantados com a decoração de Natal; há um túnel com mais de 320 metros de luzes. A programação completa você confere aqui.
Como chegar:
De ônibus
A Viação Tiquin oferece ônibus diariamente para Lages.
De carro
Saindo de Florianópolis, você deve seguir pela BR-282, passando por cidades como Palhoça, Bom Retiro e Bocaina do Sul até chegar a Lages.
Assunção, Paraguai
Planejando um destino internacional para viajar no Natal? Assunção, capital do Paraguai, pode te surpreender. A cidade prova ao viajante que o Paraguai vai muito além das compras, uma imagem um pouco distorcida que muitos brasileiros têm sobre o país. Além de fazer descobertas incríveis sobre a história do Paraguai, viajar para a cidade pode ser sinônimo de economia. Afinal, a moeda local, o Guarani, está desvalorizada se comparada ao Real, o que favorece muito o turista brasileiro.
Anote os lugares imperdíveis de Assunção (muitos deles com entrada gratuita): Plaza Uruguaya, Palacio de López, Museu del Cabildo, Museu da Conmebol, além da movimentada avenida conhecida como Costanera e do colorido bairro San Jerónimo
Como chegar:
De ônibus
A Viação Pluma Internacional tem ônibus diariamente de diversos destinos do Brasil para Assunção.
De carro
As principais entradas à Assunção são as cidades de Foz de Iguaçu via Ciudad del Este ou ainda por Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, via Pedro Juan Caballero.
Leia também:
Natal Luz de Gramado: tudo sobre o evento
Melhores destinos para o Réveillon de 2019 no Brasil
5 dicas de Ano Novo alternativo
Campos do Jordão, São Paulo
É um Natal encantador! Na verdade, a cidade é encantadora todo o ano, mas fica ainda mais charmosa com as luzes e belas decorações de Natal. Campos do Jordão, situada a 02h30 da capital São Paulo, é um destino bastante conhecido devido seu clima mais ameno, que oferece uma atmosfera perfeita para curtir o friozinho do inverno. Mesmo no verão, as temperaturas na cidade não sobem muito, o que deixa o local ainda mais no clima do Natal. Em Campos, os turistas podem visitar a casa do Papai Noel, a Vila de Natal e outras atrações especialmente natalinas. É um dos destinos favoritos para viajar no Natal.
Como chegar:
De ônibus
Você pode obter mais informações na rodoviária da cidade por meio do (12) 3662-1995.
De carro
O principal acesso para Campos do Jordão é a SP-123, que inicia no entroncamento da Rodovia Carvalho Pinto/Ayrton Senna.
Canoa Quebrada – Aracati, Ceará
Quer sair do óbvio e antecipar a praia que você curtiria no Réveillon? Então faça as malas e vá viajar no Natal para Canoa Quebrada, cobiçado destino do Ceará. A vila era uma aldeia isolada de pescadores até os anos 1970, quando foi descoberta pelos hippies. A partir daí, Canoa Quebrada se tornou uma espécie de reduto de “paz e amor”.
Atualmente, o local oferece uma boa estrutura para o viajante, mas não perdeu seu astral alternativo. A vila fica no alto de uma falésia, o que proporciona uma visual fascinante. O que você não pode deixar de fazer: conhecer as praias que ficam ao longo da vila, fazer um passeio de bugue e subir a duna do pôr do sol, próxima da vila, para curtir a paisagem do sol se pondo.
Como chegar:
De ônibus
A Viação Nordeste tem linhas partindo de diferentes cidades para Aracati, cidade onde fica Canoa Quebrada.
De carro
Saindo de Natal (RN), pegue a BR-406 até a cidade de Mossoró e, na sequência, a BR-304 até chegar em Canoa Quebrada.