O Brasil é um país enorme, com uma grande variedade de lugares para se visitar. Muitas vezes ficamos procurando algo de diferente para fazer nas férias e nos esquecemos de como o nosso país pode nos fornecer várias experiências únicas e inesquecíveis. Viajar para o Nordeste pode ser uma delas!
Confira este roteiro de 15 dias que fizemos para você com o que há de melhor no Nordeste do Brasil!
Comece a viagem por Ilhéus
Não existe maneira melhor de começar a conhecer o Nordeste brasileiro do que ir para a Bahia. Este estado, que é tão conhecido pela extrema receptividade e alegria de seu povo, também é dono de uma das praias mais bonitas do Brasil.
Comece sua viagem apreciando a tradicional cidade de Ilhéus, onde foi filmado o clássico de Jorge Amado, “Gabriela Cravo e Canela”. Na região, além de poder visitar a antiga arquitetura da cidade, é possível visitar praias pouco conhecidas e quase desertas na estrada entre Ilhéus e Itacaré, mas as praias mais próximas também já oferecem um pouco das belezas que o Nordeste pode apresentar. Fique de dois a três dias na região e rume para Salvador.
Conheça as maravilhas de Salvador
Conhecer Salvador é quase uma obrigação para quem quer conhecer o nordeste Brasileiro. A cidade, que fica a cinco horas de Ilhéus e foi a primeira capital do Brasil colônia, é quase um mergulho na história do nosso país.
Para quem gosta de turistar pela cidade, Salvador oferece vários pontos turísticos como o Pelourinho, o mercado modelo e o elevador Lacerda. Já para quem quer pegar uma praia pode ser mais interessante dar uma esticada até regiões um pouco mais afastadas como a Praia do Forte e Imbassaí. Não se esqueça também de provar a culinária local e comer um típico acarajé da região. Três dias são ideais para conhecer a localidade com calma.
Suba até Aracaju
Com mais cinco horas de viagem chegamos a Aracaju, a capital do Sergipe. A cidade é uma deliciosa surpresa para os turistas. Lá, além de contar com belas e limpas praias, o turista pode apreciar o agito noturno da cidade, que conta com bares rústicos nas orlas de vários bairros litorâneos da capital.
De lá também é possível fazer passeios a outras cidades importantes como Laranjeiras e São Cristóvão (as mais antigas do Brasil), e a famosa Pirambu, que é a base do Projeto Tamar. Aracaju é tão deliciosa que você vai querer passar três ou quatro dias na região.
Feche a viagem conhecendo Maceió
Com a disposição de curtir o final da viagem na mala, parta para Maceió. Uma distância de quatro horas de estrada separa estas duas capitais, que são indispensáveis para qualquer turista que se preze.
Se você se preparou para apreciar belas vistas nesta viagem, Maceió então é seu lugar, já que ela conta com uma das orlas mais bonitas do nordeste. Apesar de muitas pessoas aproveitarem a visita a esta capital para ir conhecer Maragogi, é mais interessante curtir as praias que ficam ao redor da cidade, para também poder aproveitar a vida noturna. Fique seus últimos dias na cidade e já planeje o trajeto de volta para a casa.
Use empresas confiáveis para fazer os trajetos
Recomendamos começar sua viagem com um ônibus que te leve diretamente para Ilhéus. Muitas companhias têm trajetos diários ou semanais para a cidade baiana, saindo principalmente das grandes metrópoles de outros estados.
De Ilhéus, vá pesquisando as melhores companhias à medida que define o tempo que passará em cada cidade. Faça isso pela internet para não precisar se dirigir à rodoviária local sem necessidade. Fica a dica: a empresa Itapemirim faz rotas quase que diárias para todas as capitais que citamos, com tranquilidade e segurança. Viajando em solo é possível apreciar melhor a bela paisagem do Nordeste brasileiro.