Listamos dicas do que fazer nas horas vagas em uma viagem a trabalho nas capitais mais movimentadas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Aproveite o tempo livre para conhecer museus, igrejas, construções históricas, restaurantes, a vida noturna, entre outros lugares.

São Paulo (SP)

A capital paulista é uma das cidades em que mais circulam viajantes a trabalho do país. Seria praticamente impossível listar todos os lugares de São Paulo para visitar. Por isso, escolhemos dois de fácil acesso na Avenida Paulista e Liberdade:

➝ O que visitar?

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) - SP | Fonte: Banco de Imagens

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) – SP | Fonte: Banco de Imagens

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chataubriand (Masp) é um dos melhores do mundo. O acervo reúne telas de Rembrandt, Van Gogh, Monet, Renoir e Picasso, além de bronzes de Rodin e 73 esculturas de Degas. Contudo, não é permitido fotografar no interior do museu. Em dias de semana o movimento costuma ser mais tranquilo. Às terças-feiras o ingresso não é cobrado, porém nos demais dias, custam R$ 25 por pessoa. Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteira aberta até 17h30) e quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30). Endereço: Avenida Paulista, 1578. Cerqueira César. (11) 3251-5644.

➝ Onde comer?

São Paulo - SP | Fonte: Banco de Imagens

São Paulo – SP | Fonte: Banco de Imagens

Se você avistar lanternas vermelhas e placas com ideogramas japoneses vai achar que está em outro país, mas está no famoso bairro da Liberdade. Na Praça da Liberdade começa a Rua Galvão Bueno, onde estão empórios que vendem sushis, chás e outros importados. Outra opção é a Bakery Itiriki (Rua dos Estudantes, 24), que serve bolo de chá verde e o exclusivo suco de pobá.

Rio de Janeiro (RJ)

Com praias singulares, Copacabana, Ipanema e Leblon, os viajantes a trabalho que vão para o Rio de Janeiro se deslumbra com tamanha beleza da cidade maravilhosa.

➝ O que fazer?

Rio de Janeiro - RJ | Fonte: Banco de Imagens

Rio de Janeiro – RJ | Fonte: Banco de Imagens

Uma boa caminhada pelo Centro, reserva ótimas surpresas, como o Museu Nacional de Belas Artes, o Theatro Municipal, a Igreja de São Francisco da Penitência e a Ilha Fiscal, essa alcançada a bordo de uma escuna ou micro-ônibus. Inaugurado em 1808, logo na chegada da família real portuguesa ao Brasil, o Jardim Botânico exibe o maior acervo de plantas do país, tendo as palmeiras-imperiais como protagonistas.

➝ Onde comer?
A feijoada é uma das comidas típicas do carioca. Praticamente todos os restaurantes do da cidade tem opções do prato, com releituras “light” e vegetariana. Entretanto, indicamos dois lugares típicos para saborear uma tradicional feijoada se você vai esticar sua estadia até o fim de semana: na quadra da Portela (Rua Clara Nunes, 81 – Madureira) e do Salgueiro (R. Silva Téles, 104 – Andarai).

Belo Horizonte (MG)

A capital mineira Belo Horizonte também é um centro de polo de empresas, onde circulam muitos viajantes a trabalho. Assim como o eixo Rio-São Paulo, tem diversas opções em sua agenda semanal, como acervos ao ar livre e milhares de bares, para o conhecido happy hou mineiro.

➝ O que fazer?

Capela Curial de São Francisco de Assis - BH | Fonte: Banco de Imagens

Capela Curial de São Francisco de Assis – BH | Fonte: Banco de Imagens

O bairro da Pampulha tem uma diversidade de obras ao ar livre, que vão desde Oscar Niemeyer a Candido Portinari. O resultado da mistura dessa genialidade é o famosa Igreja São Francisco, uma obra que tem o toque do arquiteto e da sensibilidade do pintor, com o painel de azulejos azuis para adornar a construção. É um dos símbolos mais admirados de Minas Gerais. No mesmo local, à frente, tem outra obra encantadora: os jardins projetados por Burle Marx.

➝ Onde comer?
Em BH não tem mar, mas tem bar, como dizem os mineiros. Uma das opções é visitar o Armazém Medeiros, na Rua Rio de Janeiro, 2221, Lourdes, que tem bacalhau na brasa e picanha na chapa. Outra opção, válida para um happy hour, com os colegas mineiros é o Agosto Butiquim, que fica na Rua Esmeralda, 298, Prado, e tem mais de 12 tipos de cachaças e comidinhas de boteco.

Confira também:
Para onde viajar: Rio de Janeiro ao interior de São Paulo
Rio de Janeiro x São Paulo