Repleta de atrações desconhecidas por boa parte dos turistas brasileiros, Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, tem muito a oferecer àqueles que a visitam. Cultura, culinária, natureza e história são alguns dos traços que compõem a identidade da Capital do Cerrado, que você conhecerá a partir de agora:

Cultura e natureza lado a lado

Parque das Nações - Campo Grande

Parque das Nações – Campo Grande

O Parque das Nações Indígenas é uma imensa área verde, localizada em área nobre da capital, ideal para a prática de esportes. O contato com a natureza é intenso, sendo possível observar animais da fauna local, como capivaras, veados, tucanos, araras e jacarés. No interior do parque existe ainda dois museus: um dedicado à arte contemporânea e o outro aos povos indígenas. O pôr do sol no Parque é considerado um dos mais belos do país.

As receitas de uma boa mesa

O cruzamento de culturas oriundas de diferentes partes do país e mesmo de outros países, como Paraguai, Bolívia e Japão, faz da culinária campo-grandense uma das mais peculiares do Brasil.

Sendo assim, ao visitar Campo Grande não deixe de provar alguns de seus pratos típicos, como o sobá, um tipo de macarrão artesanal de inspiração nipônica; a chipa, uma espécie de pão de queijo de massa compacta; e a sopa paraguaia, que na verdade trata-se de uma torta. Os pratos de origem oriental podem ser encontrados na Feira Central, enquanto os de origem paraguaia são facilmente encontrados no Mercado Municipal.

Em Campo Grande as carnes merecem destaque na gastronomia local. Experimente seu tradicional churrasco, suas carnes de caça e algum dos peixes de água doce da região, como o pacu, o pintado e a tilápia. Não deixe de provar também a moqueca de jacaré e o caldo de piranha.

Para acompanhar a refeição, nada mais campo-grandense do que o tererê, um tipo de mate gelado encontrado por toda a parte.

Para não voltar de mãos vazias

Além de opções gastronômicas, a Feira Central e o Mercado Municipal oferecem uma grande variedade de produtos aos seus visitantes. No primeiro é possível encontrar de frutas e verduras a artesanato e roupas, passando por produtos importados do Paraguai. Já no segundo é possível encontrar erva-mate, artigos de montaria, ervas, temperos e frutas.

Outra ótima opção de compras na cidade é a Casa do Artesão, onde, como o próprio nome diz, é possível encontrar peças do artesanato, sobretudo em couro e outras matérias-primas locais, além de bebidas e alimentos.

O artesanato indígena também marca presença, principalmente das etnias terena e kadiwéu. A primeira apresenta produtos em cerâmica, palha, barro e tecelagem, e a segunda trabalha suas peças em barro, osso e couro de peixe.

Hora da diversão

Uma das principais atrações de Campo Grande é uma casa de shows especializada em música sertaneja. Apesar de contar com a tradição de gêneros musicais como o chamamé e a guarânia, é por meio do sertanejo que Campo Grande se destaca no Brasil.

A música sertaneja campo-grandense era bastante relevante por ter em sua história nomes como o de Almir Sater. Entretanto, nos últimos anos, o sertanejo produzido na região invadiu as rádios de todo o país, apresentando nomes como Luan Santana, Michel Teló, Maria Cecília e Rodolfo, Munhoz e Mariano e, por fim, João Bosco e Vinícius. Todos esses artistas se apresentavam, até bem pouco tempo atrás, em algumas das casas de show da cidade.

Campo Grande oferece muito aos turistas que viajam em busca de lazer, diversão e tranquilidade. Vale lembrar também que a cidade é ainda a porta de entrada para paraísos do ecoturismo, como Bonito. Se você gostou de nossas dicas, que tal providenciar agora mesmo as suas passagens?

Imagem