O sudeste é a região mais populosa e urbanizada do país, então compreende diferentes culturas e opções de lazer e negócios. Mas essa diversidade do local vai além desses aspectos e pode ser encontrada nas praias e belezas naturais. Por isso, listamos algumas praias do Sudeste com ambientes para os mais diversos estilos e intenções de viagem.
No Rio de Janeiro
Copacabana
Uma das praias do Sudeste mais agitadas, é ideal para quem quer, além de curtir o mar, conhecer pessoas, lugares e outras atrações da cidade hit de músicas populares e cenário de várias produções literárias, novelas e filmes do país. Sabe aquela famosa foto com a estátua de Carlos Drummond de Andrade? É em Copacabana que você vai tirar a sua!
Ipanema
Ipanema fica ao lado de Copacabana, mas o clima é bem diferente. Mais tranquila, com paisagens atraentes, areia clara, mar calmo e belas paisagens montanhescas! Ipanema conta com um maravilhoso pôr do sol e lugares estratégicos para assisti-lo.
Com um pouco de caminhada, é possível conhecer o Arpoador, ponto mais belo do local. Ipanema e Copacabana estão dentre as praias do Sudeste mais visitadas. São de muito fácil acesso a partir do centro do Rio, basta pegar o metrô.
Praia do Sudoeste
Um verdadeiro pedaço do paraíso escondido no Rio de Janeiro! Localizada em Arraial do Cabo, é uma praia deserta, com águas rasas e claras acompanhadas de uma magnífica paisagem. É ideal para descanso e contemplação. Outra vantagem é a possibilidade de visitar as outras praias do Sudeste maravilhosas que ficam em uma das regiões mais paradisíacas do Rio.
Itacoatiara
Para quem estiver no Centro do Rio de Janeiro, são menos de duas horas para chegar nessa pequena e aconchegante praia, localizada em Niterói, e ainda aproveitar um passeio de barca. Ao desembarcar no terminal das barcas, basta pegar um ônibus.
Privilegiada com montanhas e vasta vegetação, é um horizonte de paisagens marcantes. O local é preferência da juventude e dos surfistas e, por ser menos frequentada por turistas, tem a vantagem da limpeza e equilíbrio de pessoas no local.
Como chegar:
Para chegar na capital do Rio de Janeiro, você pode viajar de ônibus com as viações Pluma Internacional, Expresso União, Unida Mansur e Penha.
Onde ficar:
Para aproveitar ao máximo tudo o que o Rio de Janeiro oferece, o ideal é ficar na região central ou bairros próximos, como Santa Tereza e Botafogo. Com exceção do Arraial do Cabo e outras praias mais distantes, essas regiões dispõem de transporte e acessibilidade para as mais diversas praias da cidade.
No Espírito Santo
Praia da Costa
Localizada em Vila Velha, a Praia da Costa tem areias claras, águas calmas e rasas, acompanhadas pela beleza dos corais. Nessa praia se encontra o monumental Farol de Santa Luzia! Características que a adicionam na lista das melhores praias do Sudeste.
Praia de Itaúnas
Ideal para quem gosta de caminhadas, aventuras e carrega pouca bagagem. Não muito distante de Conceição da Barra, que fica a 241km de Vitória, a Praia de Itaúnas vale a distância e a longa caminhada por belas dunas de areia fina.
A praia é muito frequentada por apreciadores do forró, mas também é um ótimo lugar para “caçadores de aventura” e belezas naturais, além de propícia ao descanso e ao retiro.
Praia do Morro
Praia mais visitada do litoral capixaba, típica dos roteiros familiares, a Praia do Morro fica localizada em Guarapari e oferece as delícias de uma praia associadas à praticidade. Essas características a tornam ideal para quem não abre mão do conforto e da facilidade de ter tudo por perto.
Como chegar:
A Viação Pretti faz viagens para cidades como Vitória e Vila Velha diariamente.
Onde ficar:
Ao contrário do Rio, no Espírito Santo as praias mais interessantes não são tão próximas à capital. Com exceção de Vila Velha, que fica próxima à Vitória, o ideal é se hospedar no local onde você pretende passar a maior parte do tempo.
No entanto, isso não precisa ser motivo para desânimo, em especial no caso da Praia de Itaúnas: é possível encontrar várias opções de pousadas, desde as mais luxuosas até acomodações mais simples e acessíveis, daquelas para quem quer mesmo aproveitar a natureza e não se incomoda muito com regalias.
Em São Paulo
Baía de Castelhanos
Essa praia oferece um universo de possibilidades em experiências na natureza, aventuras e belas paisagens. Localizada em Ilhabela, a Baía de Castelhanos costuma receber visitas de golfinhos, é boa para surfe, tem dois rios e uma bela trilha na mata que possibilita vistar a Cachoeira do Gato. Que tal variar no passeio para a praia e partir para a aventura?
Cidade Ocian
Apesar do nome, Cidade Ocian é uma praia conhecida pela particularidade de ter um intenso comércio ambulante e artesanal nas feirinhas do final de semana.
Localizada em Praia Grande, também possibilita acesso a outras belas praias como Balneário Flórida, Vila Caiçara e Vila Mirim. Também oferece colônias de férias e é ideal para quem quer um passeio mais planejado.
Como chegar:
A Viação Breda faz viagens para Praia Grande saindo de São Paulo e vários outras cidades do Estado.
Onde ficar:
Praia Grande fica próxima a Santos, o que amplia as possibilidades de hospedagem, além da oportunidade de conhecer outros locais interessantes e praias da região.
Já para quem preferir mergulhar nas belezas de Ilhabela, o ideal é se hospedar mesmo no local. Nesse caso, a região é ampla e sem muitas opções de transporte, então fique atento em se acomodar próximo ao local que desejar aproveitar mais.
Dica
Agora que você já conhece algumas maravilhas do sudeste, vai a última dica: além dos prazeres do destino de chegada, o trajeto entre as praias do Sudeste oferece paisagens exuberantes e perspectivas surpreendentes da diversidade cultural da região. Para apreciar toda essa beleza, não há meio de transporte melhor do que o ônibus!
***
Comente aqui qual foi o trajeto mais surpreendente que já conheceu e inspire outros apaixonados por viagens a conhecerem essas maravilhosas praias da região!