Conheça 5 curiosidades sobre o Centro-Oeste Paulista

Você sabia que algumas cidades do interior de São Paulo integram o Circuito Turístico, denominado “Caminhos do Centro-Oeste Paulista”? A região leva o título, pois é rica em balneários, turismo histórico e ainda é banhada por rios importantes, como o Tietê!

Outra característica que movimenta o lugar é o eixo universitário, sobretudo na mesorregião de Bauru, onde está instalado o campus da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). É por isso que não faltam motivos para conhecer esses lugares. Sendo assim, listamos 5 curiosidades sobre as cidades do centro-oeste paulista! Veja:

1 – Vai um Bauru, aí?

Bauru, saduíche típico do centro oeste paulista

Quem vai à cidade de Bauru precisa, em primeiro lugar, se programar para comer o tradicional “sandubão de bauru” na lanchonete Skinão. A delícia é diferente do lanche das padarias paulistas, um verdadeiro mix de rosbife, picles, tomate e mussarela. Fazer esse passeio em Bauru é realmente indispensável (veja o endereço abaixo)!

Além do lanchão, que vai deixar você muito feliz, recomendamos passear ou, até mesmo, fazer um piquenique no Horto Florestal de Bauru, que por sinal é muito movimentado e um programa para quem quer gastar pouco. No local não tem lanchonetes ou restaurantes, por isso, se for passar o dia, leve algo para comer e beber. Outra sugestão, é que o Horto fica bem próximo ao Sesc Bauru, um lugar que é repleto de atividades e shows, sobretudo aos fins de semana!

Endereços:
Skinão: Rua Rio Branco 2306 | Praça Portugal
Horto Florestal: Avenida Rodrigues Alves, 3825

2 – Relaxe em Agudos!

Também pertinho de Bauru, a 10 km, a cidade de Agudos no centro-oeste paulista é um lugar perfeito para quem está à procura de paz e tranquilidade espiritual!

Por que você deve ir até lá? Para conhecer o seminário Santo Antônio! Primeiro porque é constituído de uma esplendorosa arquitetura e também porque abriga o Museu da Teoria da Evolução, com acervo de mais de 3 mil peças. Veja também outras cidades conhecidas pelo turismo religioso no Brasil.

Outra dica imperdível de Agudos é visitar a Fazenda São Benedito e o Restaurante Refazenda, que resgatam os tempos da produção e dos casarões de café, bem característicos do interior de São Paulo.

Endereços:
Seminário Santo Antônio: Acesso Frei Gregório Johnscher, s/n – Zona Rural.
Restaurante Refazenda: Rod. Agudos Domélia, Km 5,5
Fazenda São Benedito: Rod. SP 273, Km 5

Leia também:
6 lugares para curtir o outono no Brasil

3 – Cidade dos Livros

Biblioteca em Lençóis Paulista, cidade do centro oeste paulista

Lençóis Paulista fica bem próxima a Bauru, a 40 km, e também faz parte do circuito turístico do centro-oeste paulista. Um fato que chama a atenção é que o município tem o maior acervo de livros por habitantes da cidade. Isso mesmo, concedendo a Lençóis Paulista o título de “cidade dos livros”.

A Biblioteca Municipal Orígenes Lessa guarda a extensa coleção de livros do município. As obras vão desde livros em Braile até audiolivros e materiais raros autografados. O local ainda tem um Museu Literário no local, além de publicações e obras originais de Orígenes Lessa, patrono da Biblioteca, cidadão lençoense e membro da Academia Brasileira de Letras.

Os amantes da literatura ou que estão de passagem pela mesorregião de Bauru devem visitar essa biblioteca!

Endereço: Praça Comendador José Zillo, 43. Telefone: (14)3263-6522.

4 – Lendário Festival de Iacanga

Foi na cidade de Iacanga, na Fazenda Santa Virgínia, que ocorreu o primeiro Festival das Águas Claras, que trouxe ídolos do rock e MPB para o lugar que até então não era muito famoso. Conhecido como o woodstock brasileiro, o primeiro festival aconteceu há 40 anos e seguiu por mais algumas edições, entre as décadas de 70 e 80 – um legítimo evento com ares hippies, em que as pessoas chegavam de carona até o local.

Por que você deve ir a Iacanga? Dois motivos: além de ter sido um lugar épico pelo festival e com muita história, é banhada pelos rios Tietê e Ribeirão Claro. E devido à abundância hidrográfica, tem muitas águas com propriedades termais.

Nossa sugestão é passar um fim de semana no Hotel Estância Hidromineral Quilombo, conhecido como um balneário de águas termais (veja o endereço abaixo), e aproveitar as Praias das Mangueiras e das Palmeiras (artificiais), banhadas pelo Rio Tietê.

Ah, vale lembrar que Iacanga também integra a região metropolitana de Bauru, e é uma cidade importante do centro-oeste paulista.

Endereços:
Hotel Estância Hidromineral Quilombo. Bairro do Quilombo, s/n. Telefone (14) 3294-1692 .

5 – Piratininga, o recanto das águas quentes

A cidade é conhecida como o paraíso das águas quentes! O local é cheio de rios e córregos, que são muito bem aproveitados pelo turismo das águas.

A pequena cidade abriga o Thermas de Piratininga, uma boa opção para levar a criançada em dias de calor. Vale lembrar que até mesmo depois do verão as temperaturas na região ainda são bem altas, por isso não esquente a cabeça em passear no local entre os meses de abril e maio, já no outono.

Endereço:
Rod. Elias Miguel Maluf, Km 01. Telefone: (14) 3265-9100.

***

Você já foi para alguma dessas cidades? Nos envie a sua história para [email protected] e compartilhe com o Brasil sua viagem! :)

Rolar para cima