O Brasil é o destino favorito para o turismo, principalmente no verão, época do ano que costuma atrair pessoas do mundo inteiro — o que acaba aumentando preços de hospedagem e custo de vida das cidades. Com medo de gastar muito, algumas pessoas, sejam elas mochileiros ou viajantes, acabam se afastando desses locais. No post de hoje você vai conhecer 9 lugares no Brasil para uma viagem econômica em qualquer época do ano!
Jericoacoara, Ceará
O Brasil reúne diversos paraísos de águas cristalinas e areias brancas, e Jericoacoara é um deles. Localizada a 300 km de Fortaleza, sua praia que leva o mesmo nome já foi considerada uma das mais bonitas do mundo. É uma opção para famílias que desejam aproveitar as redes posicionadas dentro d’água e a tranquilidade da vila, e também para solteiros, já que “Jeri” (como é carinhosamente conhecida) conta com dezenas de festas durante o ano inteiro.
Olinda, Pernambuco
Conhecida pelas casas coloridas, monumentos arquitetônicos e riqueza cultural, Olinda atrai milhares de visitantes, sendo um dos destinos mais procurados durante o Carnaval. Época em que os turistas podem se deliciar com os bonecos gigantes e blocos de rua que lotam as ladeiras da cidade. Ainda é possível esticar uma visitinha à capital pernambucana, Recife, localizada a apenas 10 minutos.
Salvador, Bahia
A capital baiana é uma das cidades mais baratas para turistas. Consegue reunir belas praias e um patrimônio histórico de tirar o fôlego. As principais atrações incluem o Elevador Lacerda (com 72 m de altura), o Pelourinho e o Farol da Barra. O período do verão é o mais movimentado por causa dos ensaios de bandas famosas, comemorações como a Festa de Iemanjá e, claro, o Carnaval — que reúne pessoas do mundo inteiro durante mais de 7 dias. Salvador também é o ponto de partida para paraísos como Porto Seguro, Itacaré e Morro de São Paulo.
Chapada Diamantina, Bahia
Também na Bahia está localizado o Parque Nacional da Chapada Diamantina, voltado para os viajantes que procuram belezas naturais, trekking e muita aventura. Os principais cartões-postais da região são o Morro do Pai Inácio, o Vale do Pati e a Gruta da Pratinha. O local é formado por cidades e vilas, como Lençóis, Mucugê e Vale do Capão, com custo de alimentação e estadia que atraem quem deseja gastar pouco e estar em meio à natureza.
Florianópolis, Santa Catarina
O sul do país também é uma ótima opção para quem deseja passar um tempo — ou melhor, não ver o tempo passar — em belas praias e praticar esportes como o surf. Conhecida como “ilha da magia”, a cidade de Florianópolis é o perfeito exemplo da integração entre homem e natureza, serra e litoral.
Foz do Iguaçu, Paraná
O local tem um atrativo especial para brasileiros, argentinos e paraguaios que dividem fronteira com a cidade: as Cataratas do Iguaçu, um dos patrimônios históricos da humanidade, que reúne mais de 270 quedas d’águas em um só lugar. A visita ao parque sai por cerca de R$24 para brasileiros, e gratuitamente para crianças de até 12 anos.
Ilha de Marajó, Pará
A maior ilha fluviomarinha do mundo é um local ainda pouco explorado no Brasil. Suas praias quase desertas, rios, igarapés e animais como os botos e búfalos são os principais atrativos dessa região exótica, repleta de belezas naturais e riqueza histórica adquirida de civilizações pré-colombianas. A melhor época do ano para conhecer a ilha é entre maio e dezembro, já que costuma chover torrencialmente no resto do ano.
Ouro Preto, Minas Gerais
Também conhecida pela riqueza histórica, a cidadezinha mineira é ideal para quem deseja conhecer a estrutura e arquitetura brasileira no período colonial e voltar no tempo, já que é possível até mesmo embarcar em uma viagem de Maria Fumaça, por apenas R$20, durante 1h.
Guarapari, Espírito Santo
Considerada uma dos 10 lugares para viajar no Brasil com o melhor custo-benefício, a cidade capixaba é um dos destinos favoritos durante o verão, pelas suas praias do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta, com águas calmas e uma orla com excelente infraestrutura.
E você, conhece outros destinos econômicos no Brasil? Não deixe também de conferir as 11 melhores cidades brasileiras para viajar com crianças!