Para aqueles que curtem roteiros de aventura vai ser fácil se encantar ao conhecer Pancas e região. Município do Espírito Santo, localizado a apenas 180 km de Vitória, capital do estado, Pancas é um paraíso a ser explorado.

O principal ponto turístico da cidade, os Pontões Capixabas, nome dado a vasta área natural de montanhas, atrai viajantes de todo Brasil, fascinados por montanhismos, vôo livre, trilhas e cachoeiras. Aos que preferem uma viagem tranquila, o passeio não é perdido: a vista é linda e a cidade carrega uma história incrível para se descobrir!

Listamos 6 bons motivos para você conhecer Pancas e região. Confira!

1 – Conhecer o Monumento Natural dos Pontões Capixabas

Já na estrada a caminho de Pancas, consegue-se ver as esculturas rochosas que se encontram no Monumento Natural dos Pontões Capixabas. A área abrange diversos municípios do Estado – Pancas, Águia Branca, entre outros – e é um grande atrativo turístico.

Montanhas com mais de 700 metros de altura é a grande atração dos Pontões Capixabas. Além do espetáculo de natureza, algumas das formações rochosas possibilitam escaladas e subida por trilhas. Mas, o que de fato conquista o coração dos viajantes é a possibilidade da prática de vôo livre, em uma rampa no oeste no município.

A cidade é o grande apoio para os turistas, então conhecer Pancas torna-se muito mais simples!

2 – Praticar Voo Livre na Rampa da Colina

A Rampa da Colina, conhecida também como rampa Clementino Izoton, é o point para os praticantes de vôo livre de todo o país. Aos menos encorajados, o passeio também vale a pena, afinal é lá que se encontram os mirantes mais visitados da região.

Para chegar de carro até a rampa são apenas 18 km, além de uma trilha com aproximadamente 2 km, mas que é considerada perigosa para turistas de primeira viagem. Independente de como é a subida, a visão é de tirar o fôlego de qualquer um!

3 – Fazer a trilha e subir a Pedra do Camelo

Pedra do Camelo - Pancas

Crédito: Prefeitura de Pancas

Com 720 metros de altura, a Pedra do Camelo é o principal cartão postal da cidade, e é um dos pontos turísticos mais procurados por aqueles que querem conhecer Pancas.

Para subir ao cume da famosa pedra não é necessário experiência, mas um pouco de paciência e fôlego ajuda. Com duração média de 4 horas, desde ascensão ao topo até o retorno, a trilha desafia até os acostumados com aventura.

Quem não tem experiência ou pretende desbravar a trilha sozinho, há guias que moram na cidade e que norteiam sobre os trechos e acessos da caminhada. O Sítio Cantinho do Céu é uma grande referência para os mochileiros de plantão. Ah, eles têm serviço de camping!

4 – Ir até a base da Pedra da Agulha

Pedra da Agulha - Pancas

Crédito: Prefeitura de Pancas

Quem vai conhecer Pancas não pode deixar de lado uma visita à Pedra da Agulha. Considerada uma das maiores montanhas do Brasil e uma das mais difíceis para escalada, a forma rochosa atrai aventureiros o ano todo.

A escalada é recomendada apenas para profissionais, mas para aqueles que ainda assim querem se aventurar, há uma trilha que vai até a base da pedra. Com duração média de uma hora e meia, você ainda aproveita e curte o visual da natureza!

Localizada perto do córrego São José Pequeno, a Pedra da Agulha fica apenas a 3 km do centro de Pancas.

5 – Visitar a Pedra da Gaveta

Pedra da Gaveta - Pancas

Crédito: Prefeitura de Pancas

Localizada a apenas 3 km de Pancas, em frente a Pedra do Camelo, encontra-se a Pedra da Gaveta. O nome da pedra faz referência à grande área aberta que há em seu cume.

É recomendado que a prática de montanhismo seja feita apenas por escaladores com experiência, mas ainda assim, é possível a prática de caminhadas e trilhas ecológicas na área.

Além da Pedra da Gaveta, quem vai conhecer Pancas tem a possibilidade de visitar outras áreas dos Pontões Capixabas, como a Pedra do Leitão, Pedra da Capa, entre outras, que estão espalhadas pela região.

6 – Conhecer Pancas e as cachoeiras dos Pontões Capixabas

Cachoeiras - Pancas

Crédito: Prefeitura de Pancas

Além do turismo de aventura que ganha a atenção dos turistas, quem quer conhecer Pancas sem esquecer de nada, não pode deixar de visitar as cachoeiras que existem por lá!

As Cachoeiras do Bassani, da Breda, da Santa Ana, do Moraes e do São Luís são alguns dos destaques paradisíacos da região. Assim, você curte uma trilha e depois pode se refrescar em uma dessas quedas-d’água!

Como chegar de ônibus até Pancas?

Partindo de Vitória, pegue um ônibus até Colatina com a Viação Pretti. Chegando lá, há uma linha da empresa que segue até a rodoviária de Pancas. A viagem de Colatina para Pancas leva cerca de 1h10. Confira horários e valores nos links abaixo: