O nordeste é um lugar riquíssimo em cultura e belezas naturais, além de ser uma das regiões mais procuradas quando o assunto é carnaval. 

Desse modo, as cidades que compõem o nordeste são uma mistura de ritmos, cores e sons que contagiam o mundo todo e se você deseja passar o carnaval em uma delas, este post é para você.

Confira agora algumas opções de cidades para folião nenhum botar defeito: 

1 – Salvador

Salvador é a capital do estado da Bahia e um dos destinos mais populares do Brasil. A cidade foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, o que significa que seu centro histórico é preservado como um museu ao ar livre: aqui existem centenas de edifícios e monumentos coloniais, muitos ainda em uso como casas particulares ou espaços comerciais.

A princípio, a cidade é conhecida por sua animação durante o carnaval, com os famosos trios elétricos e blocos de rua. Além disso, há também apresentações de música tradicional e shows de artistas famosos.

 

Salvador oferece também uma enorme variedade de atrações e experiências culturais para você desfrutar. Das belas praias de Barra e Ondina ao rico centro histórico, da emocionante tirolesa em Morro de São Paulo ao delicioso marisco em um dos vários restaurantes espalhados pela cidade, sempre há uma atividade para todos.

2 – Recife 

Um dos principais destinos para os viajantes é o estado nordestino de Pernambuco e sua capital, Recife. A cidade, que tem uma população de 3,5 milhões de habitantes, é famosa por suas praias, cenário cultural e artístico, além das tradicionais celebrações de carnaval.

De antemão, Recife e Olinda são conhecidas por sua forte tradição cultural durante o carnaval. Além dos conhecidos blocos de rua, há também desfiles de escolas de samba e apresentações de frevo, um ritmo típico e contagiante da região.

Aproveite a viagem para conhecer lugares como a Casa da Cultura. Só a história do lugar faz o passeio valer a pena. 

Curiosamente, cada uma de suas 130 lojas fica em um espaço que anteriormente era uma cela, já que há mais de 40 anos o espaço funcionava como presídio.

Hoje ela é Patrimônio Histórico e abriga além de escritórios, o comércio de artesanato de um jeito bastante encantador e convidativo. Por lá você pode comprar xilogravuras, artigos em couro, renda de bilro, cerâmica, madeira, bem como opções de lembrancinhas da cidade.

Os armazéns do porto também são uma opção inesquecível para quem busca por uma gastronomia variada, cheia de sabores e características típicas da cidade. Nesse sentido, existem opções para todos os gostos, sempre acompanhado por apresentações de música ao vivo, que acontecem em alguns restaurantes em um clima contagiante.

 

Veja também: 

7 dicas para organizar sua viagem

5 dicas para viajar no carnaval sem gastar muito

 

3 – Natal

A capital do Rio Grande do Norte oferece um carnaval diferente, com desfiles de trios elétricos e shows ao ar livre. Sobretudo, a praia de Ponta Negra, que é um dos principais pontos de animação.

Portanto, há muitos lugares para explorar em Natal, você pode visitar o Jardim Botânico, um parque cheio de flores e árvores, ou fazer um passeio pela praia de Morro Branco repleta de coqueiros. Se você quiser fazer um passeio de um dia, confira o Lago Caraíva ou a Praia da Trindade.

4 – Fortaleza

A capital do Ceará tem um carnaval animado, com muita música e dança. Além dos tradicionais desfiles de trios elétricos, há também shows de artistas nacionais e internacionais, garantindo mais diversão para todos.  

 

Fortaleza tem muito a oferecer aos turistas, que gostam de praias. Entre outras coisas, é conhecida pelos passeios em que os visitantes podem ver belas vistas da costa e apreciar os frutos do mar locais. Além disso, a cidade também oferece excursões culturais, incluindo museus e galerias de arte.

 

Desde já, aproveite para antecipar suas passagens de ônibus e curta os bloquinhos pré-carnaval que estão distribuídos por todos os cantos da cidade. São muitas opções para fazer seu carnaval ser inesquecível.

5 – São Luís

A capital maranhense é conhecida por sua rica cultura e tradições, destacando-se o carnaval, que tem desfiles de escolas de samba, blocos e muita animação com o forró pé-de-serra.

Sobretudo, a cidade possui vários pontos turísticos que atraem visitantes nacionais e estrangeiros, que podem desfrutar de um almoço típico de frutos do mar em um de seus restaurantes ou visitar museus como o Museu de Arte Contemporânea, com obras de artistas brasileiros.

Todos aqueles personagens folclóricos que estão nos livros ganham vida e passeiam pelas ruas da cidade. O Carnaval de São Luís é feito para foliões que buscam por diversão, alegria, música, você se encantará com a magia do carnaval pelas calçadas e ladeiras centenárias.

Outros lugares que vale a pena visitar são o Parque Mandacaru assim como o forte de São José de Ribamar, construído pelos colonizadores portugueses no século XVIII perto de onde foi ancorado o navio de Henry Morton Stanley.

 

Esses são apenas alguns exemplos de cidades do Nordeste que oferecem ótimas opções para curtir o carnaval. Nesse sentido, é importante verificar a programação e reservar acomodações antecipadamente, pois esses eventos costumam ser muito concorridos.

 

E para não perder nenhuma de nossas novidades e ofertas, Siga a Buson nas redes sociais! 

 

     

 

Até a próxima e boa viagem!