Quando pensamos em fazer uma viagem com bebê, a princípio sentimos um certo frio na espinha. Qual é o melhor lugar para ir? Como será que o bebê vai reagir à viagem? Viajaremos de ônibus? De avião? De carro? Será que ele vai se adaptar ao clima do destino? O hotel terá infraestrutura? O que devo levar na mala?

São tantas perguntas que acabamos esquecendo que uma viagem assim pode e deve ser um programa muito divertido. Os bebês ainda não têm vontade própria e precisam apenas do básico para ficar bem: leite ou papinha, estarem limpos e ter um cantinho confortável para dormir. Basta planejar de maneira adequada!

Neste post, selecionamos alguns lugares para viajar com bebês e algumas dicas para garantir que o passeio seja bom para todo mundo. Confira!

Águas de Lindóia (SP)

Águas de Lindóia - SP | Foto: Banco de Imagens

Águas de Lindóia – SP | Foto: Banco de Imagens

Localizada na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, no chamado “Circuito das Águas”, a cidade atrai  muitos visitantes pelo seu mix de natureza e turismo. Ela é conhecida pelo poder medicinal de suas águas, que prometem curar uma série de doenças, e também pela vasta opção de hotéis com toda a infraestrutura necessária para sua família.

São verdadeiros hotéis fazendas com monitores, pensão completa, passeios e área de lazer. É uma opção mais perto das grandes capitais e mais em conta do que os resorts nordestinos.

Itaipava (RJ)

Itaipava - RJ | Foto: Banco de Imagens

Itaipava – RJ | Foto: Banco de Imagens

Distrito de Petrópolis e conhecida como a Búzios da Região Serrana do Rio de Janeiro, Itaipava é o destino certo de muitos cariocas em busca de um clima mais ameno e contato com a natureza. Fica a aproximadamente 90 km da cidade do Rio de Janeiro e é um ótimo lugar para uma viagem com bebê. Na região há diversos hotéis com infraestrutura para crianças, garantindo assim, paz e tranquilidade.

Caeté (MG)

Caeté - BH | Foto: Banco de Imagens

Caeté – BH | Foto: Banco de Imagens

Esse município localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, apesar de não ser uma cidade turística, abriga o maior resort da cidade. É uma ótima opção para quem vem da capital mineira e não quer ficar muito tempo na estrada, já que o município fica a 57 km de BH. A maioria dos depoimentos dos pais de crianças que estiveram neste resort é que todos os pequenos estão doidos para retornar. Melhor referência não há!

Para garantir uma boa viagem

Depois de escolher o destino, é importante ficar de olho em alguns detalhes para garantir o bem-estar do bebê. Antes de embarcar, por exemplo, lembre-se de trocar as fraldas, para que ele viaje sequinho e evitar que você precise fazer malabarismos durante o trajeto.

Além disso, você com certeza quer que seu bebê esteja confortável durante todo o passeio. Por isso, não se esqueça de levar um carrinho confortável, já que é lá que ele vai passar a maior parte do tempo, ou de conferir se o hotel onde você vai se hospedar oferece serviços de aluguel. Falando nisso, é importante também se certificar se há berço no quarto ou se será preciso levar.

Outro aspecto a que você deve ficar atento são as refeições: nem sempre a alimentação servida no hotel é o que a criança precisa. Muitos bebês já comem papinhas e muitas vezes um quarto com uma minicozinha para prepará-la pode ser tudo que os pais pediram nas férias.

Programe as refeições e sempre leve consigo o que o bebê for comer. Se a mãe amamenta, o ideal é amamentar a criança antes da partida para que o bebê não enjoe. Se a viagem for de ônibus, pergunte ao motorista quantas paradas vocês farão, pois essa pode ser uma ótima hora para alimentar a criança.

Viajar com bebês pode deixar os pais de cabelo em pé, mas basta um bom planejamento para que tudo saia da melhor maneira possível — tanto para o bebê quanto para os pais, que merecem alguns dias de descanso.

Agora que você já conhece os melhores lugares, que tal conferir também nossas dicas para viajar com crianças de várias idades?