Ao escolher o destinos da próxima viagem, muitos viajantes acabam indo para países mais distantes do Brasil. Ou pior, desistem do sonho de viajar por receio de gastar muito. Fazer uma viagem pela América do Sul compensa pelo custo financeiro e é capaz de revelar agradáveis surpresas!

A América do Sul tem paisagens de tirar o fôlego e uma cultura oriunda de povos de todas as partes do mundo! A diversidade vai de praias com azul cristalino até montanhas geladas, ideais para esquiar. Reunimos 10 destinos imperdíveis que não podem ficar de fora da sua viagem pela América do Sul.

Torres del Paine, Chile

Torres del Paine, Chile

É uma excelente opção para todos os perfis de visitantes! Com espaços destinados para camping, além de confortáveis hotéis ao redor da área protegida do parque. Além disso, o parque tem cascatas, como Salto Grande. Sem falar da fauna repleta de espécies como raposas, veados e até pumas, os mais difíceis de serem vistos.

Laguna Colorada, Bolívia

Laguna Colorada, Bolívia

Considerada um dos principais lagos salgados do mundo, a Laguna Colorada apresenta cores únicas em tons de vermelho, rosa e laranja. Sua paisagem surrealista é formada por regiões montanhosas e desertos bolivianos que atraem visitantes do mundo inteiro. O local reserva ainda algumas surpresas, como os “passeios” de centenas de flamingos, também colorados, por conta da sua alimentação oriunda do lago. Essa é uma bela opção de passeio em sua viagem pela América do Sul!

Salar de Uyuni, Bolívia

Salar de Uyuni, Bolívia

No mesmo roteiro da Laguna Colorada é possível conhecer o Salar de Uyuni. Essa é a maior planície de sal do mundo, com cerca 10.580 km². A travessia pela região é um dos roteiros mais procurados por turistas, que podem se encantar com outras belas paisagens pelo caminho.

Durante o verão, o degelo e as chuvas formam uma lâmina que serve como uma espécie de espelho para o céu. A melhor forma de conhecer o lugar é contratar um tour com guias especializados. A viagem leva cerca de 4 dias, até a fronteira do Chile, e inclui paradas nas Lagunas Colorada e Verde. Além de oferecer alimentação e hospedagem em estabelecimentos locais.

Machu Picchu, Peru

Machu Picchu, Peru

Também conhecida como a “cidade perdida dos Incas”. Machu Picchu é a atração mais procurada do Peru e uma das “7 maravilhas do mundo moderno”. Está localizada em uma das montanhas da Cordilheira dos Andes, a 2.350 metros acima do nível do mar. É possível conhecer o local por meio de trekkings, pela trilha inca, ou partindo de trem de cidades vizinhas como Águas Calientes e Cusco. O seu maior atrativo é a sua arquitetura, com construções de rocha repletas de enigmas a respeito da sua criação.

Cartagena, Colômbia

Cartagena, Colômbia

Cartagena é a quinta maior cidade colombiana. É também uma das mais famosas do país, por ser uma porta de entrada para o Caribe. Está a poucos quilômetros de distância de paraísos como Islas del Rosário.

Sua maior atração é um centro histórico repleto de muralhas, do século XVI, com o intuito de proteger a cidade de ataques inimigos. Suas construções ainda preservam a arquitetura da época com casarões históricos, ruas de pedra e casinhas coloridas que são uma marca da alegria e charme do povo colombiano.

Bariloche, Argentina

Para quem ama o frio e acredita que uma viagem pela América do Sul não inclui destinos típicos do inverno, San Carlos de Bariloche existe para provar o contrário. Com temperatura média de -12º C, a neve começa a se formar no mês de junho e não derrete até o início de outubro, transformando a paisagem em um espetáculo gelado. Assim, é ideal para a prática de esportes de aventura, como o esqui, e passeios de teleférico a 2 mil metros de altura.

Ilha Galápagos, Equador

Ilha Galápagos, Equador

Oficialmente chamado de Arquipélago de Colón, Galápagos é formado por 13 ilhas de origem vulcânica, como Isabela, São Cristóvão e Santa Fé. Esse território apareceu no mapa pela primeira vez no século XVI, mas se tornou mais conhecido graças ao naturalista britânico Charles Darwin, que fez coletas de espécies de fauna e flora e observou a vida marinha, até formular a teoria descrita no livro “A Origem das Espécies”. Hoje, visitantes do mundo inteiro são atraídos por iguanas, tartarugas gigantescas, albatrozes e leões-marinhos.

Leia mais

5 dicas para a sua próxima viagem pelo continente

Caracas, Venezuela

A imagem do ex-presidente Hugo Chávez e do revolucionário Simón Bolívar estão espalhadas por toda a capital venezuelana, famosa por reunir belos parques e o teleférico Warairarepano, em que é possível ter uma visão única das paisagens locais.

Sua principal marca são os museus e monumentos históricos que refletem os anos de lutas do país. Os viajantes também podem utilizar a cidade como base para ir até praias paradisíacas, voltadas para quem deseja se encantar pelo mar do Caribe, como o arquipélago de Los Roques (formado por 50 ilhas a 170 km da costa da Venezuela) e Isla Margarita.

Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires, Argentina

Os amantes da boa música e boa comida, assim como os entusiastas da vida noturna, devem incluir a capital da Argentina em sua lista de viagem pela América do Sul. O berço do tango reúne centenas de atividades culturais e históricas, com uma aura romântica que atrai principalmente os casais. Depois de São Paulo, tem a maior área metropolitana do continente, ideal para quem não deseja ficar longe da atmosfera urbana durante a sua viagem. Partindo de ônibus é possível ainda conhecer a cidade de Córdoba ou partir para as vinícolas de Mendoza.

Floresta Amazônica, Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia

A maior floresta latifoliada do mundo era um destino voltado apenas para aventureiros ou pesquisadores. Apesar de ainda reservar o espírito de descoberta e aventura em meio a uma natureza selvagem, hoje já é mais fácil e seguro conhecer as belezas da região.

Os visitantes já podem encontrar hospedagens com excelente infraestrutura e diferentes preços nos arredores da cidade de Manaus. Ou ainda optar por hotéis de selva no meio da natureza. Os passeios pelos rios e matas podem ser feitos por meio de cruzeiros ou excursões montadas por agências e pelos próprios hotéis — escolha ideal para viajantes que prezam pelo conforto.

***

E aí, já decidiu por onde vai começar sua viagem pela América do Sul?