São Paulo completa mais um ano de vida no dia 25 de janeiro. Entre correria, barulho e trânsito, a cidade oferece muitas opções de lazer, dos tradicionais – como um passeio pelo Mercado Municipal ou pela Avenida Paulista – aos que ainda não foram descobertos amplamente pelos turistas. Para explorar os lugares diferentes que a “Terra da Garoa” oferece, selecionamos 16 passeios alternativos em São Paulo.
Arrume as malas e partiu São Paulo, veja o nosso listão ;)
O Velhão
Este lugar fica no coração da Serra da Cantareira e proporciona uma viagem no tempo! Todo o complexo foi construído com material de demolição e, hoje, funciona por lá um restaurante, cinco bares e algumas lojinhas muito charmosas. Há ainda uma serralheria, que faz portas, gazebos, ornamentos, entre outros objetivos. Tudo feito como no século passado, sem soldas.
Endereço: Estrada Santa Inês, 3000 – Mairiporã – São Paulo.
Feira Kantuta
Kantuta é um pedaço legítimo da cultura boliviana no país e um dos passeios alternativos em São Paulo. É ainda uma das feiras mais originais da cidade. Todo domingo, das 11h às 19h, a feira reúne imigrantes bolivianos, que festejam o encontro com muita culinária típica, artesanato e música.
Endereço: Praça Kantuta, 924 – Canindé
Aldeias indígenas
Situadas no extremo sul da cidade há duas áreas de proteção ambiental, a Capivari-Monos e a Bororé-Colônia, que abrigam cachoeiras, mananciais, animais selvagens e aldeias indígenas, as quais recebem visitas guiadas. E acreditem: você pode ver uma cratera de 35 milhões de anos feita por um meteorito. Tudo isso a menos de 50 mil metros da Praça da Sé, no centro de São Paulo.
Endereço: Região de Parelheiros.
Casa da Xiclet
Um espaço localizado na Vila Madalena, certamente diferente de tudo que você já viu. A Casa da Xiclet é uma galeria de arte e também uma residência, o que a torna um lugar excêntrico e em constante construção. Em sua programação, há exposições de arte, espetáculos musicais, projeção de filmes, jogos, palestras e oficinas.
Endereço: R. Fradique Coutinho, 1855 – Vila Madalena, São Paulo.
Museu da Voz
Quem conhece a feirinha de antiguidades e quinquilharias da Praça Benedito Calixto que funciona aos sábados das 9h às 19h, se apaixona. E é lá que o Museu da Voz funciona, em uma barraca mesmo, onde você pode conferir vinis, fitas antigas e algumas outros relíquias da música popular brasileira. Um ótimo passeio alternativo em São Paulo.
Endereço: Praça Benedito Calixto – Jardim Paulista, São Paulo.
Passeio Noturno no Zoológico
Já pensou ir ao zoológico a noite? Este é, sem dúvidas, um dos melhores passeios alternativos em São Paulo para fazer com as crianças. O visitante poderá observar melhor diversas espécies de animais que têm hábitos noturnos, como os hipopótamos, onças, leões, tigres, lobos e, claro, corujas e morcegos do Zoológico de São Paulo. O passeio é muito disputado, por isso faça o agendamento o quanto antes pelo telefone 5073-0811, ramal 2119.
Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 4241 – Vila Agua Funda, São Paulo.
CAOS
Essa mistura de bar, balada e loja de antiguidades não poderia faltar em nossa seleção. O lugar que fica na badalada Rua Augusta é tão incrível, que já foi até tema de uma série do canal History Channel. Para dizer que conhece São Paulo, tem que visitar esse espaço!
Endereço: R. Gen. Júlio Marcondes Salgado, 321, Santa Cecília – São Paulo.
Pedra Grande | Parque da Cantareira
Silêncio em São Paulo é luxo. Para fugir das buzinas não é preciso sair da cidade. A apenas 10 km da Praça da Sé, na zona norte da cidade, fica o núcleo Pedra Grande do Parque da Cantareira. É um canto verde de mata atlântica no meio da metrópole! A dica é conhecer o mirante da Pedra Grande, da onde se tem uma vista panorâmica da capital paulista. Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
Endereço: R. do Horto, 1799, Parque da Cantareira.
Matilha Cultural
Possivelmente o único espaço do país onde os animais são muito bem vindos e inspiram boa parte da programação, que é gratuita ou a preços populares. A Matilha Cultural está entre os melhores lugares alternativos em São Paulo, pois traz conteúdos de vanguarda, sempre acompanhados de debates produtivos, palestras e oficinas que consolidam a democratização do conhecimento.
Endereço: R. Rêgo Freitas, 542 – República, São Paulo.
Museu da Pessoa
Em São Paulo você tem a oportunidade de conhecer um museu totalmente dedicado a vida de pessoas comuns. O Museu da Pessoa tem um acervo de histórias de vida aberto à participação gratuita de toda pessoa que queira compartilhar seus relatos. Sua sede fica em Pinheiros e, caso tenha interesse em compartilhar sua história, pode gravar seu depoimento pessoal de vida em vídeo.
Endereço: R. Natingui, 1100 – Vila Madalena, São Paulo.
Casarão do Vinil
Este casarão fica na região da Mooca e é um dos passeios alternativos em São Paulo indicados para quem ama LP’s. Além dos vinis, o Casarão do Vinil também tem uma exposição impressionante de compactos, discos de 78 rotações, livros e gibis que preservam histórias da música.
Endereço: Rua dos Trilhos, 1212 – Mooca, São Paulo.
Cine Marabá
Se você quer sentir o clima saudosista da São Paulo industrial dos anos 40 e 50 vá ao Cine Marabá. Esta foi a única sala de cinema que restou da região do centro da cidade conhecida como Cinelândia Paulista. O Marabá ficou aberto por 63 anos ininterruptos, até 2017, quando fechou as portas. Hoje, é administrado pela Playarte, mas guarda salas de cinemas incríveis, cheias de histórias e com uma bela arquitetura.
Endereço: Avenida Ipiranga, 757 – Centro – São Paulo.
Beco do Batman
O lugar de São Paulo que concentra o maior número de grafites por metro quadrado: Beco do Batman. Os grafites são renovados constantemente, o que faz do beco uma galeria viva e um dos passeios alternativos de São Paulo mais legais.
Endereço: R. Gonçalo Afonso, Vila Madalena – São Paulo.
Templo Budista do Grajaú
O local foi criado e é mantido até os dias de hoje por imigrantes chineses e seus descendentes, com o apoio dos governos da China e de Taiwan. Este templo budista pode ser visitado aos domingos no extremo sul de São Paulo.
Endereço: R. Rio São Nicolau, s/n – Jardim Campinas, São Paulo.
Pico do Jaraguá
Este é o pico mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altura. O Pico fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá, na zona oeste, e a caminhada para chegar ao cume possui 2 km. É aberto para visitação todos os dias, das 7h às 17h.
Endereço: Estrada Turística do Jaraguá, S/N – próximo à estação CPTM Jaraguá (Linha 7-Rubi)
Passeios alternativos em São Paulo: Fundação Ema Klabin
O charmoso casarão onde vivia a empresária e colecionadora que dá o nome à Fundação abriga um acervo com obras de artistas como Tarsila do Amaral e Marc Chagall. Há também programação cultural com cursos, oficinas, palestras e exibição de filmes. Vale sua visita!
Endereço: R. Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo.